Pular para o conteúdo principal

Igrejas na Alemanha perdem fiéis em ritmo acelerado

Pesquisador diz não ser mais normal pertencer a uma das duas grandes igrejas, a Católica e a Evangélica

RELIGIÓN DIGITAL

Em 2021, 51% dos alemães pertenciam à Igreja Católica ou à Igreja Evangélica. Em 1990, 72% eram membros de uma das duas grandes igrejas.

Além da morte de paroquianos, as Igrejas tiveram que enfrentar inúmeros pedidos de demissão nos últimos anos, no caso da Igreja Católica, em grande parte relacionados aos escândalos de abuso de menores por parte de clérigos.

Entre 1950 e 1989 o número de membros da Igreja Evangélica caiu na antiga RDA  [Alemanha Oriental] de 15 para 4 milhões. O número de católicos caiu pela metade para cerca de 1 milhão.

Menos da metade dos alemães pertence a uma das duas grandes Igrejas, a Igreja Católica ou a Igreja Evangélica, de acordo com um estudo do Grupo de Pesquisa Worldview na Alemanha (Fowid).

"Esta é uma virada histórica, não é mais normal pertencer a uma das duas grandes igrejas da Alemanha", disse um dos autores do estudo, Carsten Frerk.

No ano passado, 51% dos alemães pertenciam à Igreja Católica ou à Igreja Evangélica. Em 1990, 72% eram membros de uma das duas grandes igrejas.

A Igreja Evangélica, segundo dados oficiais, tinha 19,7 milhões de paroquianos no final de 2021, ante 20,2 milhões no ano anterior.

De acordo com os cálculos de Fowid na Igreja Católica, existem atualmente 21,8 milhões de paroquianos em comparação com 22,2 milhões no ano anterior.

"A tendência de queda já é observada há algum tempo, mas nos últimos seis anos acelerou mais do que muitos estimam", explicou Frerk.

Igrejas estão
cada vez
mais vazias

Enquanto entre 2000 e 2015 as igrejas perderam entre 0,6 e 0,8% dos membros anualmente, a partir de 2016 o número está entre 1,0 e 1,4%.

Além da morte de paroquianos, as Igrejas tiveram que enfrentar inúmeros pedidos de demissão nos últimos anos, no caso da Igreja Católica em grande parte relacionados aos escândalos de abuso de menores por clérigos.

O presidente da associação Interdenominacional Remid, Robert Stephanus, sustentou, em declarações ao semanário "Der Spiegel", que os motivos dos pedidos de retirada são variados e vão desde um protesto consciente contra as hierarquias eclesiásticas até o desejo de salvar o imposto que as igrejas são pagas.

Por outro lado, existem diferenças regionais na intensidade dos laços eclesiásticos.

Enquanto na Baviera, por exemplo, o número de pessoas pertencentes à Igreja permaneceu em níveis elevados por muito tempo, no território da antiga RDA já havia uma forte sangria durante os anos da divisão da Alemanha.

Entre 1950 e 1989 o número de membros da Igreja Evangélica caiu na antiga RDA de 15 para 4 milhões. O número de católicos naquela parte do país foi reduzido pela metade nesse período para cerca de 1 milhão.




Abuso em coral alemão desmente narrativa defendida por Bento 16

Comentários

A civilização do Planeta Terra não alcançará a Perfeição e a Verdadeira Paz enquanto a última pedra da última igreja não houver caído sobre o último padre, pastor, bispo, papa, esmagando-os, e o Planeta Terra estiver totalmente livre dessa corja amaldiçoada imunda, mentirosa, e desgraçada de ladrões e vagabundos religiosos de todas as cores, bandeiras, e denominações escravizadores da humanidade da Terra.*
A religião é o VERDADEIRO CÂNCER MORTAL de todo o Planeta Terra. As religiões e a política, juntas, são a VERDADEIRA causa número um de todas as guerras SANGUINÁRIAS.*
Um dia a denominada história "sagrada" será chamada pelo nome que merece: história amaldiçoada; as palavras "deus", "allah", "jeová", "salvador", "bíblia", "torah", "alcorão, qur'an ou koran", "mórmon", "pentecostal", "redentor", "evangélico", "evangelho", "crente", "batista", "maranatha", "pastor", "sacerdote" "bispo", "papa", "católico", "yeshua" "yehoshua", "cristo", "jesus", "igreja", "santo", "ocultista", "canalizador", "esotérico", todas estas palavras serão usadas como insultos, como maldições, como ofensas, assim como apelidos para criminosos psicopatas e sociopatas extremamente perigosos.
Helder Caires disse…
Fui criado na religião católica. Depois de adulto, lendo, vi o crime cometido pelos seguidores do nazareno durante mais de mil anos: sufocaram a cultura grega e toda cultura que fosse contrária aos interesses da elite da igreja romana. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João, 8:32). A verdade não está em nenhuma igreja.
Unknown disse…
falou tudo as religiões são mais mortal e maléfica 100 vezes pior do que o veneno de escorpões
John disse…
O mundo só terá paz quando o Papa for o único governante do mundo. Assunto encerrado!
Anônimo disse…
Melhor que Bostonaro deve ser

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...