Militante ateu chamou Maomé de "terrorista"; passagens no Corão sustentam essa interpretação
Bala mora no Estado de Kano, ao norte do país, onde a maioria da população é muçulmana. No sul a hegemonia é dos cristãos.
Ele surpreendeu seu advogado ao assumir no Tribunal ter culpa, reconhecendo que colocou em risco a paz pública, embora não tivesse compreensão disso quando postou as mensagens.
Quando sair da prisão, Bala estará com 61 anos |
Durante o julgamento, o advogado James Ibor levantou a suspeita de que o seu cliente sofrera intimidação da polícia para confessar.
O juiz Faruk Lawan perguntou a Bala se houvera pressão, e o réu respondeu que não, dizendo de novo ser culpado e que esperava "misericórdia e clemência".
O advogado poderá entrar com recurso contra a sentença.
Como presidente da Associação Humanista da Nigéria, Bala combateu os extremistas islâmicos e defendeu a liberdade de religião.
Em 2014, contra sua vontade, Bala foi mantido18 dias em uma clínica psiquiátrica por dizer que Deus não existe.
> Com informações de África News e de outras fontes e foto da rede social.
Comentários
Bianca Ramoneda encerrou falando da importância do respeito: “Eu não compartilho desse sentimento da fé ofendida, mas eu preciso entender porque ele abre uma fala fazendo tantas reverências” (se referindo ao sheikh Hammadeh, que começou a palestra citando personagens religiosos).
(É possível fazer humor, fazer piada, sobre qualquer tema? É possível fazer graça, fazer piada, com religião? Há algum assunto sagrado que o humor não possa atingir? A partir desses questionamentos, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ, abriu o evento “ Humor, Arte e Religião – Liberdade e Respeito”.)
Fonte\;
O encontro, promovido pelos Fóruns Permanentes de Mídia e Liberdade de Expressão e de Direito, Arte e Cultura, lotou dois auditórios da EMERJ, nesta segunda-feira, 17 de fevereiro 2020).
Postar um comentário