Pular para o conteúdo principal

Lula erra ao acusar Bolsonaro de não acreditar o Deus

O atual presidente é cristão, mas ter ou não uma crença não define caráter

PAULO LOPES / opinião
jornalista

Lula erra ao acusar Bolsonaro de não acreditar em Deus, dizendo que, como "peça eleitoral", o presidente ostenta uma falsa convicção religiosa".

É verdade, Bolsonaro conta com os votos dos evangélicos, assim como houve em sua eleição, em 2018. Ele tem feito discurso para agradar esse segmento do espectro mais conservador da sociedade brasileira, no qual se enquadra perfeitamente.

Mas a "acusação" de Lula também é um apelo religioso com objetivo eleitoral. Neste caso, o que vale para um vale para outro. De um jeito ou de outro, ambos apelam à religião.

Fica subentendido, nas palavras reiteradas pelo petista, que Bolsonaro é o que é — o pior presidente do Brasil — porque, entre outras coisas, não tem Deus no coração, um ateu, portanto.

Lula quer tirar votos evangélicos de Bolsonaro, o que é legítimo, mas deveria fazê-lo com um discurso minimamente honesto.

O petista sabe muito bem que ter ou não uma religião não define caráter de ninguém. 

Não se espera que Lula, por exemplo, diga que muitos pastores exploram os fiéis mais pobres, fortemente pressionado por proselitismo. 

No dias atuais, não se espera tanta sinceridade de um forte candidato à Presidência da República. A hipocrisia dos políticos brasileiros é sólida. Mas associar a figura nefasta de Bolsonaro aos descrentes, como eu, é reforçar um persistente preconceito contra quem não acredita em deuses. 

Desde sempre Bolsonaro se identifica como cristão, e não há nisso nenhum mérito ou demérito. O problema é que ele representa o que há de pior na política brasileira. É defensor do atraso, da anticiência. E é preconceituoso no mais amplo sentido da palavra É também golpista — pelo seu discurso, ele tentará ficar no poder, caso perca as eleições, alegando fraude nas urnas.

No primeiro turno, vou votar em Ciro Gomes, o único candidato que defende com firmeza a laicidade de Estado, até porque, reconheço, como lanterninha das pesquisas não tem votos a perder.

Como Ciro não vai ganhar e Lula e Bolsonaro deverão ir para o segundo turno, vou votar contra o Bolsonaro, escolhendo, portanto, Lula. Só gostaria que o petista parasse de sugerir que Bolsonaro é ateu, porque isso me incomoda, como, acredito, a outros descrentes.

Bolsonaro sempre
se identificou
como cristão

> Reprodução de foto publicada na rede social.





Comentários

Anônimo disse…
Vai votar no Ciro, mas o Ciro Gomes disse a mesma coisa, que Bolsonaro não acredita em Deus.
Anônimo disse…
Olha, concordo 100% com seu modo de pensar, sou ateu também, dos antigos, mas acho temerário deixar o bozó ir para o segundo turno. Nunca votei no lula e nunca votaria se vivêssemos uma época de normalidade. Ocorre que se o bozó perder só no segundo turno e talvez por margem baixa, aí sim o imbecil e seu gado vão criar confusão, bagunça, tiros, invasões, quebra-quebra e outras idiotices. Se o lula ganhar no primeiro turno com bozó atingindo 35-37%, não vai ter muito motivo pra chiadeira. No dia 01 de janeiro já estarei na oposição ao lula mas pelo menos com ministros não tão toscos e com Alckmin na retaguarda. Pelo menos alguma esperança. Grande abraço.
Siulfe disse…
O Lula reclamou que ex-presidente perde privilégios e emendou que não havia ninguém para lhe servir um copo de água num evento que participou recentemente, disse que se voltar a presidência {só ganha na base da fraude, nem nas ruas sai} vai mudar essa situação. O jornalista que comentava o fato fez uma analogia que explicou como "síndrome de maçanetas" onde uma pessoa viciada no poder , se vê perdida quando perde esse poder. é o caso desta criatura corrompida e líder da maior corrupção sofrida pelo Brasil e que foi liberto por outros que também sofrem da mesma síndrome e não querem perder privilégios.
Lula quer acabar com o Pix, uma maneira de realizar e receber pagamentos que tirou uma receita gorda de outros doentes, os banqueiros. Quem diria, que o pai dos pobres estaria lambendo sapatos dos banqueiros.
O medo do Bolsonaro é tamanho que querem impugnar sua candidatura e também soltar Adélio.
Fora as pesquisas mentirosas.
Bolsonaro 2022!
Bolsonaro se sagrará vitorioso se manter todos os cuidados em relação às urnas.
O povo está com ele.
Anônimo disse…
Eu votei no Ciro Gomes também, mas agora vou votar no Lula pra tirar logo essa desgraça do poder.
Anônimo disse…
Em entrevista com Paulo Cardoso (ateu) Ciro diz:
"Todos tem a mesma importância Católicos, evangélicos, umbandistas, espiritas e
"Temos que convocar os lideres religiosos para que iluminem seus fieis a votar no novo"
Entenda-se:
"Vamos fazer o mesmo que o Bozo comprar os pastores e o rebanho vem junto"
Anônimo disse…
Cara, em que planetinha ou dimensão cor de rosa você vive ? Bolsonaro honesto, puro e íntegro ? Aliado do centrão e dispensando bilhões de reais pela reeleição ? Me diz que e piada, por favor, que você está de piada
Pois eu nunca votei no Lula e não será agora que irei votar! Só voto em canalhas e em bandidos se eu não souber que eles são canalhas e bandidos, o que, no caso de Lula, já está mais do que provado. Anulo o voto no segundo turno, mas não voto no Lula.
Muitos votaram em Bolsonaro na eleição anterior para tirar o PT, e logo o Lula, do poder. Agora, vão votar no Lula para tirar o Bolsonaro? Um pouco mais de coerência não nos faria mal. Um pouco menos de esquizofrenia cívica.
Anônimo disse…
O Lula pelo menos não roubou tanto.
Anônimo disse…
gente votem no Ciro gomes ,lula e bozo teve sua vez, é claro que bozo acredita em deus né,.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço