Pular para o conteúdo principal

Lula erra ao acusar Bolsonaro de não acreditar o Deus

O atual presidente é cristão, mas ter ou não uma crença não define caráter

PAULO LOPES / opinião
jornalista

Lula erra ao acusar Bolsonaro de não acreditar em Deus, dizendo que, como "peça eleitoral", o presidente ostenta uma falsa convicção religiosa".

É verdade, Bolsonaro conta com os votos dos evangélicos, assim como houve em sua eleição, em 2018. Ele tem feito discurso para agradar esse segmento do espectro mais conservador da sociedade brasileira, no qual se enquadra perfeitamente.

Mas a "acusação" de Lula também é um apelo religioso com objetivo eleitoral. Neste caso, o que vale para um vale para outro. De um jeito ou de outro, ambos apelam à religião.

Fica subentendido, nas palavras reiteradas pelo petista, que Bolsonaro é o que é — o pior presidente do Brasil — porque, entre outras coisas, não tem Deus no coração, um ateu, portanto.

Lula quer tirar votos evangélicos de Bolsonaro, o que é legítimo, mas deveria fazê-lo com um discurso minimamente honesto.

O petista sabe muito bem que ter ou não uma religião não define caráter de ninguém. 

Não se espera que Lula, por exemplo, diga que muitos pastores exploram os fiéis mais pobres, fortemente pressionado por proselitismo. 

No dias atuais, não se espera tanta sinceridade de um forte candidato à Presidência da República. A hipocrisia dos políticos brasileiros é sólida. Mas associar a figura nefasta de Bolsonaro aos descrentes, como eu, é reforçar um persistente preconceito contra quem não acredita em deuses. 

Desde sempre Bolsonaro se identifica como cristão, e não há nisso nenhum mérito ou demérito. O problema é que ele representa o que há de pior na política brasileira. É defensor do atraso, da anticiência. E é preconceituoso no mais amplo sentido da palavra É também golpista — pelo seu discurso, ele tentará ficar no poder, caso perca as eleições, alegando fraude nas urnas.

No primeiro turno, vou votar em Ciro Gomes, o único candidato que defende com firmeza a laicidade de Estado, até porque, reconheço, como lanterninha das pesquisas não tem votos a perder.

Como Ciro não vai ganhar e Lula e Bolsonaro deverão ir para o segundo turno, vou votar contra o Bolsonaro, escolhendo, portanto, Lula. Só gostaria que o petista parasse de sugerir que Bolsonaro é ateu, porque isso me incomoda, como, acredito, a outros descrentes.

Bolsonaro sempre
se identificou
como cristão

> Reprodução de foto publicada na rede social.





Comentários

Anônimo disse…
Vai votar no Ciro, mas o Ciro Gomes disse a mesma coisa, que Bolsonaro não acredita em Deus.
Anônimo disse…
Olha, concordo 100% com seu modo de pensar, sou ateu também, dos antigos, mas acho temerário deixar o bozó ir para o segundo turno. Nunca votei no lula e nunca votaria se vivêssemos uma época de normalidade. Ocorre que se o bozó perder só no segundo turno e talvez por margem baixa, aí sim o imbecil e seu gado vão criar confusão, bagunça, tiros, invasões, quebra-quebra e outras idiotices. Se o lula ganhar no primeiro turno com bozó atingindo 35-37%, não vai ter muito motivo pra chiadeira. No dia 01 de janeiro já estarei na oposição ao lula mas pelo menos com ministros não tão toscos e com Alckmin na retaguarda. Pelo menos alguma esperança. Grande abraço.
Siulfe disse…
O Lula reclamou que ex-presidente perde privilégios e emendou que não havia ninguém para lhe servir um copo de água num evento que participou recentemente, disse que se voltar a presidência {só ganha na base da fraude, nem nas ruas sai} vai mudar essa situação. O jornalista que comentava o fato fez uma analogia que explicou como "síndrome de maçanetas" onde uma pessoa viciada no poder , se vê perdida quando perde esse poder. é o caso desta criatura corrompida e líder da maior corrupção sofrida pelo Brasil e que foi liberto por outros que também sofrem da mesma síndrome e não querem perder privilégios.
Lula quer acabar com o Pix, uma maneira de realizar e receber pagamentos que tirou uma receita gorda de outros doentes, os banqueiros. Quem diria, que o pai dos pobres estaria lambendo sapatos dos banqueiros.
O medo do Bolsonaro é tamanho que querem impugnar sua candidatura e também soltar Adélio.
Fora as pesquisas mentirosas.
Bolsonaro 2022!
Bolsonaro se sagrará vitorioso se manter todos os cuidados em relação às urnas.
O povo está com ele.
Anônimo disse…
Eu votei no Ciro Gomes também, mas agora vou votar no Lula pra tirar logo essa desgraça do poder.
Anônimo disse…
Em entrevista com Paulo Cardoso (ateu) Ciro diz:
"Todos tem a mesma importância Católicos, evangélicos, umbandistas, espiritas e
"Temos que convocar os lideres religiosos para que iluminem seus fieis a votar no novo"
Entenda-se:
"Vamos fazer o mesmo que o Bozo comprar os pastores e o rebanho vem junto"
Anônimo disse…
Cara, em que planetinha ou dimensão cor de rosa você vive ? Bolsonaro honesto, puro e íntegro ? Aliado do centrão e dispensando bilhões de reais pela reeleição ? Me diz que e piada, por favor, que você está de piada
Pois eu nunca votei no Lula e não será agora que irei votar! Só voto em canalhas e em bandidos se eu não souber que eles são canalhas e bandidos, o que, no caso de Lula, já está mais do que provado. Anulo o voto no segundo turno, mas não voto no Lula.
Muitos votaram em Bolsonaro na eleição anterior para tirar o PT, e logo o Lula, do poder. Agora, vão votar no Lula para tirar o Bolsonaro? Um pouco mais de coerência não nos faria mal. Um pouco menos de esquizofrenia cívica.
Anônimo disse…
O Lula pelo menos não roubou tanto.
Anônimo disse…
gente votem no Ciro gomes ,lula e bozo teve sua vez, é claro que bozo acredita em deus né,.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...