Pular para o conteúdo principal

Justiça manda Câmara suprimir de seu regimento leitura da Bíblia

Legislativo de Piracicaba terá de respeitar a laicidade de Estado

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou à Câmara Municipal de Piracicaba que suprima de seu regimento interno a expressão segundo a qual cabe ao segundo secretário uma "leitura bíblica" no início das sessões.

Piracicaba tem mais de 400 mil habitantes e fica a 164 km da capital paulista.

Em seu voto, o desembargador Moacir Peres, relator do caso, afirmou que a leitura da Bíblia na Câmara é uma "ofensa ao princípio da laicidade estatal", porque "o poder público deve se manter neutro em relação às diferentes denominações e crenças religiosas".

Trata-se do segundo revés que a Câmara daquela cidade sofre por afrontar o Estado laico.

Vereadores de Piracicaba
deveriam dar exemplo 
de respeito à Constituição

Em outubro de 2012, João Manuel dos Santos, então presidente da Câmara, expulsou de uma sessão Regis Bencsik Montero por ele se recusar a ficar de pé durante a leitura de um trecho da Bíblia. Régis, que fazia campanha para limitar o salário dos vereadores, processou o Município, e em 2020 o Tribunal de Justiça condenou o Município de Piracicaba a lhe pagar indenização de cinco mil reais, corrigidos desde 2012.

Acionado pelo ativista de defesa do Estado laico Eduardo Banks, o Ministério Público do Estado de São Paulo instituiu uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), o que fez a Justiça declarar a leitura da Bíblia incompatível com a laicidade de Estado.

Em decisão anunciada em 6 de setembro de 2022, o desembargador relator julgou a ação procedente, obrigando  o regimento interno da Câmara Municipal de Piracicaba a respeitar a Constituição, cujo artigo 19 diz: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; [...]."

Conforme destacou o relator Peres, o regimento da Câmara também afrontava a Constituição do Estado de Paulo, que estabelece no artigo 111 que a "administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes do Estado, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivação, interesse público e eficiência".

Expulso por não ficar
de pé durante leitura de
trecho da Bíblia
 

> Com informação do Ministério Público do Estado de São Paulo, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e do jornalista e militante ateu Eduardo Banks e vídeo publicado neste site.

Câmara de São Carlos têm de respeitar Estado laico, apura consulta


Ensino confessional enfraquece Estado laico, afirma Karnal



Comentários

João disse…
Esse manual de maus costumes deveria ser proibido
Anônimo disse…
Tinha que fazer o mesmo aqui em Artur Nogueira, Holambra e Engenheiro Coelho.
Anônimo disse…
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/influenciadores-evangelicos-preferem-falar-mais-de-bolsonaro-do-de-que-religiao-diz-pesquisa/
Paulopes, eu acho que é interessante ouvir a Bíblia Sagrada de pé, mas, por favor, a Bíblia verdadeira, a católica romana. Por que? Porque tal Bíblia católica em um dos livros, em 2 Macabeus 15, 14-16, que os evanjegues malucos retiraram na época da Reforma Protestante do século XVI diz em tal livro que pela oração de Judas Macabeu, a alma do profeta Jeremias (ele já tinha falecido), deu a Judas uma arma. Então, bem na prática a Bíblia ensina a quem tem fé e que está rezando que ele pode se safar de um bandido caso não tenha uma arma. Sabemos que o sapo cachaceiro Luiz Inácio Lula da Silva, o maior ladrão de toda a história do mundo, tal sapo que é o ser absoluto e supremo para vocês, ateus, ele, Lula, vai tirar as armas das pessoas, ele é genocida por isso e a violência vai aumentar na talvez futura nova era Lula, da mesma forma que a violência no Brasil era alta nos mandatos petistas no Planalto.
Paulopes, eu quis dizer que o ser absoluto e supremo para vocês, ateus, seria o sapo cachaceiro e barbudo Lula, mas, poderia ser outro governante como Napoleão Bonaparte, que o filósofo Hegel dizia ser o ser absoluto a cavalo. É de Hegel, guru da esquerda que normalmente é ateia, a ideia de que o ser ou espírito absoluto não é mais Deus, Deus torna-se desnecessário e a Igreja é absorvida pelo Estado, tal espírito ou ser para Hegel torna-se algum governante, algum Estado como o Estado prussiano da época de Hegel.
Paulopes, para vocês ateus e para a esquerda, é impensável vocês não estarem no poder. Se Deus é desnecessário e a Igreja Católica é absorvida pelo Estado, o poder político sem nenhum pudor com os fins justificando os meios é tudo para vocês ateus e para a esquerda normalmente ateia ou eu acho que toda ela ateia. O ateu filósofo Paulo Ghiraldelli Júnior já disse, ele só consegue conceber um ateísmo que tenha um fim político. A direita, que normalmente religião cristã e católica romana é mais tranquila. Deus é tudo para ela, e seu poder divino, o poder de Jesus Cristo, jamais terá fim como se reza no Credo Niceno-constantinopolitano e também Cristo disse a São Pedro que "non praevalebunt", as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja Católica. Não dá para incluir nesta tranquilidade os protestantes, como falsos cristãos que eles são, pois por causa das divergências entre eles mesmos, eles são muito plurais, eles sempre precisarão da mão do Estado ou do abraço amigo de um prefeito, conforme disse um pastor bandido daqui da minha cidade de Belém do Pará, chamado Samuel Câmara, que xingava-me de doido do púlpito, porque eu sou doente mental, então, o xinguei de bandido, pois soube que ele foi acusado nos anos 2000 de lavagem de dinheiro.
Paulopes, foi lindo, memorável, eu xinguei a Samuel Câmara de bandido e na cara dele, na seita na qual ele é pastor e patrão, a primeira Assembleia de Deus que surgiu no mundo na minha cidade de Belém do Pará, norte do Brasil. Ele saiu correndo da minha frente como um rato. Dia desses eu estava pesquisando no site do JusBrasil o nome do elemento canalha, Câmara, eu soube que ele foi réu nos crimes de fraude administrativa e trabalhista. Além das acusações de lavagem de dinheiro que pesavam sobre ele e o irmão dele, Jonatas, do Estado do Amazonas, a Polícia Federal pegou Câmara com a fortuna de 20 milhões de reais, através da Operação Farol da Colina dos anos 2000. Câmara é ateu como tu, Paulopes, vira católico romano, então, porque ateus tendem a ser bandidos como Câmara. Samuel Câmara é ateu, porque em um artigo dele no jornal O Liberal daqui de minha cidade, ele que costuma escrever aos sábados para tal jornal, ele disse como bom ateu que Deus é uma vacuidade. Ou seja, ele disse que Deus é uma nanidade, é um nada. Logo, Deus não existe. Outra vez, na rádio dele, a rádio Boas Novas FM 91.9 daqui da capital do Estado do Pará, pertencente à emissora de comunicação dele, a Boas Novas, ele aos berros xingou a Jesus Cristo de doido na rádio, eu acho que ele estava muito mordido pela minha presença lá seita dele - eu doente mental - , então, ele xingou o Cristo de doido ao pregar em torno do evangelho de São Mateus, capítulo 8 e versículos de 5 a 13. É a passagem escriturística da cura do servo do centurião de Cafarnaum. Cristo dispôs-se a curar imediatamente o servo. Câmara interpretou tal atitude do Cristo como uma atitude intempestiva, desequilibrada e xingou o Cristo com ódio verdadeiramente infernal, ele blasfemou. Vocês, Paulopes, ateus e anticristãos como o Câmara, vocês são muito esquentados. Cuidado que isso afeta o coração. Pode causar até um infarto.
Anônimo disse…
Melhor ser ateu ou evangélico do que católico, onde a pedofilia corre solta.
Anônimo, eu não sei se tem alguma pesquisa a respeito da pedofilia fora da Igreja Católica, mas, eu acho que há mais chances de haver alguma coisa como a pedofilia fora de tal Igreja. Por que? Porque ateus e evangélicos são muito parecidos. O que importa para ateus e evangélicos é o arbítrio e a própria subjetividade diante do que seja o mundo, de um mundo que é opaco, que é incognoscível, sem qualidades, respectivamente, por não haver Deus no caso dos ateus e no caso dos evangélicos, porque a razão humana é debilitada, foi mortalmente ferida pelo pecado original, e o mundo não tem nenhuma qualidade que remeta ao que é chamado de Deus, qualidades de bem, verdade e beleza, cuja suma de tais qualidades é Deus. Então, para os evangélicos vale somente o que Deus revela arbitrariamente como bem, verdade e beleza, as coisas mesmas não tem nada de interessantes em si mesmas, então, por que não se pode abusar de uma criança, a não ser que Deus na Bíblia Sagrada arbitrariamente proíba? Assim pensam os ateus, só que para os quais o arbítrio do que é o certo e o errado é dado por eles e não mais pelo Deus evangélico também arbitrário.
Anônimo disse…
Arbitrário é o que vcs fazem com as crianças, cientistas ateus e pastores evangélicos abusam muito menos do que padres.
Anônimo, eu acho que é o historiador católico Daniel Rops quem diz que a ideia mesma de ciência com leis vem da noção católica cristã monárquica de um Deus criador princípio, ordenador e moderador de tudo, o intelligent design. Os gregos antigos tinham uma visão cíclica do real. Eles não tinham a visão cristã progressiva, mais conforme à uma lei de causalidade que o Filósofo (Aristóteles) já esboçava. Os gregos tinham uma visão de mundo eterno antes da Igreja Católica. O que é um absurdo, porque o que que é eterno incluindo o mundo a não ser Deus? Um dia até o universo acabará, também o sol acabará junto com a terra. Nada é eterno. Os cientistas devem muito e tudo à Igreja Católica.

Será mesmo que os falsos pastores evangélicos abusam menos das crianças? Para eles só não se pode abusar das crianças, porque está escrito na Bíblia adulterada deles, na qual faltam 7 importantes livros e as partes finais dos livros de Ester e Daniel. Para os falsos pastores que pessoalmente no Brasil atual são todos, pelo menos os grandes pastores, sem qualquer exceção bandidos o mundo, a natureza, é triste não há nada na natureza, a não ser na Bíblia, que tenha qualidades que remetam a Deus, então, eles acabam bandidos, pois não tem nada em si de bom. Será que também não são muito mais pedófilos do que os padres, eles que recebem propina de prefeitos do interior do Brasil na pessoa daquele maldito pastor Gilmar Santos daquela seita desgraçada Assembleia de Deus a mando de Jair Messias Bolsonaro para que as prefeituras possam conseguir verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC)? Talvez, sim, mas a imprensa e as universidades escondem, porque ambas podem estar unidas, pelo menos de forma tácita, aos protestantes que são ambos filhos da modernidade que odeia a Igreja Católica.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Registro de 'trigamia' é 'putaria', afirma psicóloga cristã

Marisa Lobo disse que, ao saber do caso, desejou a volta logo de Jesus A psicóloga Marisa Lobo (foto) ficou indignada com o registro de um contrato por um cartório de Tupã (SP) onde duas mulheres e um homem declaram ter envolvimento emocional entre si, vivendo sob o mesmo teto há três anos. Para a “psicóloga cristã”, como ela se apresenta, o nome dessa união é “orgia” e o que o cartório legalizou foi uma “putaria”. Ela disse ter usado essa palavra para se “fazer entender sem falsos moralismos”. De acordo com o cartório, o trio oficializou a sua união, estabelecendo as mesmas regras de um casamento tradicional, para garantir os direitos de cada um deles e dos filhos, como o de herança. Um deles foi nomeado como administrador dos bens. Lobo escreveu que, quando tomou conhecimento dessa “trigamia”, teve vontade de pedir “Jesus, volte logo”, porque se lembrou da decadência moral de Sodoma e Gomorra. “Como membro da sociedade estou chocada, como profissional e militante

Capela em centro espacial é absurdo, afirma estudante

do leitor Sérgio "Este prédio da capela poderia abrigar um bom laboratório" Sou físico e aluno de doutorado do INPE [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] em São José dos Campos (SP) e gostaria de fazer um breve comentário. Há 5 anos, quando ingressei no mestrado no instituto, fique fascinado com a estrutura física/financeira oferecida ao desenvolvimento da pesquisa. Sinceramente não tenho do que me queixar, mas uma coisa  chama muito atenção (não só a minha, claro). É que dentro do INPE (um centro de pesquisa principalmente física), acreditem, tem uma capela para oração. No local que é considerado o maior centro de pesquisa tecnológica da America Latina (a Nasa brasileira, como muitos dizem) existe tal absurdo. Esse prédio poderia, por exemplo, abrigar um bom laboratório ou coisa mais útil. O INPE (englobando todas as áreas – astrofísica, meteorologia, sensoriamento, engenharia de materiais, etc.) é formado por pesquisadores/cientistas de várias partes do mu

Pregação de químico contra evolução preocupa cientistas

O bioquímico evangélico Eberlin diz que  teoria da evolução é falácia Um grupo de cientistas enviou em março uma carta à ABC (Academia Brasileira de Ciência) manifestando “preocupação com a tentativa de popularização de ideias retrógradas que afrontam o método científico”. Trata-se de uma referência ao bioquímico evangélico Marcos Eberlin (foto), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que também é membro da academia. O bioquímico tem se destacado pelas suas pesquisas sobre uma técnica para medir massas e composição de moléculas e pelas palestras onde critica a teoria da evolução, de Charles Darwin (1809-1882), com a afirmação de que a ciência tem produzido cada vez mais dados indicativos de que existe uma mente inteligente por detrás de toda a criação. Eberlin defende a ideia do design inteligente segundo a qual não houve na Terra evolução da vida, que é, no seu entendimento, uma obra de Deus. “'Não aceito a evolução porque as evidências químicas que ten

Responda cristão: Deus criou as estrelas antes ou depois da Terra?

Escritor brasileiro ateu submete-se à eutanásia: 'Quem decide se minha vida vale a pena sou eu'

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus

Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut

Glauciane era divorciada e  tinha dois filhos pequenos Uma pessoa que se assina como Mih escreveu no dia 16 de novembro de 2009 na página do Orkut de Anne Isa Marcelo para que ela se afastasse de um homem. “Ele já provou que só te traz sofrimentos e, se está com aquela mulher, é porque é isso que realmente quer. Amor só é bom quando nos traz coisas boas.” Anne não conseguiu se afastar do homem casado que ela conheceu em 2007 no Orkut e na sexta-feira (4) à tarde foi assassinada a facadas no rosto, pescoço, tórax e braço por ele em Torres, no Rio Grande do Sul, defronte ao Hotel Bauer, onde ela estava hospedada. Uma testemunha disse que houve umas 20 facadas. Anne Isa Marcelo era o nome no Orkut da médica Glauciane Hara (foto), 39, de Pindamonhangaba (SP). Ela era divorciada e tinha dois filhos pequenos. Trabalhava na Santa Casa da cidade como pediatra e clínica geral. O homem é o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva, 33, casado há 13 anos. Ele se apresentou hoje à polícia,

No site do Silas Malafaia, até cãozinho ora antes de comer

Pieguice religiosa converte cachorrinho ao cristianismo O Verdade Gospel, site do pastor Silas Malafaia, reproduziu um vídeo [ver abaixo] do Youtube onde um cãozinho tem de juntar as patinhas dianteiras, como se estivesse orando, para poder comer. Em inglês, a dona do cachorro diz ser “preciso rezar antes comer”. Os editores do site não deram conta de que o vídeo, para quem tem um mínimo de perspicácia, iguala o discernimento de um cão ao de um crente, ficando subentendido que ambos podem ser adestrados para orar em determinados momentos. Afora isso, ao mostrar que até bichos podem ser convertidos ao cristianismo, o vídeo é mais uma demonstração de pieguice religiosa que tem se alastrado na internet e emissoras de TV brasileiras. Cãozinho cristão Com informação do Verdade Gospel . Pastores gravam vídeo em chiqueiro e comparam os fiéis aos porcos. março de 2011