Pular para o conteúdo principal

Justiça manda Câmara suprimir de seu regimento leitura da Bíblia

Legislativo de Piracicaba terá de respeitar a laicidade de Estado

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou à Câmara Municipal de Piracicaba que suprima de seu regimento interno a expressão segundo a qual cabe ao segundo secretário uma "leitura bíblica" no início das sessões.

Piracicaba tem mais de 400 mil habitantes e fica a 164 km da capital paulista.

Em seu voto, o desembargador Moacir Peres, relator do caso, afirmou que a leitura da Bíblia na Câmara é uma "ofensa ao princípio da laicidade estatal", porque "o poder público deve se manter neutro em relação às diferentes denominações e crenças religiosas".

Trata-se do segundo revés que a Câmara daquela cidade sofre por afrontar o Estado laico.

Vereadores de Piracicaba
deveriam dar exemplo 
de respeito à Constituição

Em outubro de 2012, João Manuel dos Santos, então presidente da Câmara, expulsou de uma sessão Regis Bencsik Montero por ele se recusar a ficar de pé durante a leitura de um trecho da Bíblia. Régis, que fazia campanha para limitar o salário dos vereadores, processou o Município, e em 2020 o Tribunal de Justiça condenou o Município de Piracicaba a lhe pagar indenização de cinco mil reais, corrigidos desde 2012.

Acionado pelo ativista de defesa do Estado laico Eduardo Banks, o Ministério Público do Estado de São Paulo instituiu uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), o que fez a Justiça declarar a leitura da Bíblia incompatível com a laicidade de Estado.

Em decisão anunciada em 6 de setembro de 2022, o desembargador relator julgou a ação procedente, obrigando  o regimento interno da Câmara Municipal de Piracicaba a respeitar a Constituição, cujo artigo 19 diz: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; [...]."

Conforme destacou o relator Peres, o regimento da Câmara também afrontava a Constituição do Estado de Paulo, que estabelece no artigo 111 que a "administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes do Estado, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivação, interesse público e eficiência".

Expulso por não ficar
de pé durante leitura de
trecho da Bíblia
 

> Com informação do Ministério Público do Estado de São Paulo, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e do jornalista e militante ateu Eduardo Banks e vídeo publicado neste site.

Câmara de São Carlos têm de respeitar Estado laico, apura consulta


Ensino confessional enfraquece Estado laico, afirma Karnal



Comentários

João disse…
Esse manual de maus costumes deveria ser proibido
Anônimo disse…
Tinha que fazer o mesmo aqui em Artur Nogueira, Holambra e Engenheiro Coelho.
Anônimo disse…
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/influenciadores-evangelicos-preferem-falar-mais-de-bolsonaro-do-de-que-religiao-diz-pesquisa/
Paulopes, eu acho que é interessante ouvir a Bíblia Sagrada de pé, mas, por favor, a Bíblia verdadeira, a católica romana. Por que? Porque tal Bíblia católica em um dos livros, em 2 Macabeus 15, 14-16, que os evanjegues malucos retiraram na época da Reforma Protestante do século XVI diz em tal livro que pela oração de Judas Macabeu, a alma do profeta Jeremias (ele já tinha falecido), deu a Judas uma arma. Então, bem na prática a Bíblia ensina a quem tem fé e que está rezando que ele pode se safar de um bandido caso não tenha uma arma. Sabemos que o sapo cachaceiro Luiz Inácio Lula da Silva, o maior ladrão de toda a história do mundo, tal sapo que é o ser absoluto e supremo para vocês, ateus, ele, Lula, vai tirar as armas das pessoas, ele é genocida por isso e a violência vai aumentar na talvez futura nova era Lula, da mesma forma que a violência no Brasil era alta nos mandatos petistas no Planalto.
Paulopes, eu quis dizer que o ser absoluto e supremo para vocês, ateus, seria o sapo cachaceiro e barbudo Lula, mas, poderia ser outro governante como Napoleão Bonaparte, que o filósofo Hegel dizia ser o ser absoluto a cavalo. É de Hegel, guru da esquerda que normalmente é ateia, a ideia de que o ser ou espírito absoluto não é mais Deus, Deus torna-se desnecessário e a Igreja é absorvida pelo Estado, tal espírito ou ser para Hegel torna-se algum governante, algum Estado como o Estado prussiano da época de Hegel.
Paulopes, para vocês ateus e para a esquerda, é impensável vocês não estarem no poder. Se Deus é desnecessário e a Igreja Católica é absorvida pelo Estado, o poder político sem nenhum pudor com os fins justificando os meios é tudo para vocês ateus e para a esquerda normalmente ateia ou eu acho que toda ela ateia. O ateu filósofo Paulo Ghiraldelli Júnior já disse, ele só consegue conceber um ateísmo que tenha um fim político. A direita, que normalmente religião cristã e católica romana é mais tranquila. Deus é tudo para ela, e seu poder divino, o poder de Jesus Cristo, jamais terá fim como se reza no Credo Niceno-constantinopolitano e também Cristo disse a São Pedro que "non praevalebunt", as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja Católica. Não dá para incluir nesta tranquilidade os protestantes, como falsos cristãos que eles são, pois por causa das divergências entre eles mesmos, eles são muito plurais, eles sempre precisarão da mão do Estado ou do abraço amigo de um prefeito, conforme disse um pastor bandido daqui da minha cidade de Belém do Pará, chamado Samuel Câmara, que xingava-me de doido do púlpito, porque eu sou doente mental, então, o xinguei de bandido, pois soube que ele foi acusado nos anos 2000 de lavagem de dinheiro.
Paulopes, foi lindo, memorável, eu xinguei a Samuel Câmara de bandido e na cara dele, na seita na qual ele é pastor e patrão, a primeira Assembleia de Deus que surgiu no mundo na minha cidade de Belém do Pará, norte do Brasil. Ele saiu correndo da minha frente como um rato. Dia desses eu estava pesquisando no site do JusBrasil o nome do elemento canalha, Câmara, eu soube que ele foi réu nos crimes de fraude administrativa e trabalhista. Além das acusações de lavagem de dinheiro que pesavam sobre ele e o irmão dele, Jonatas, do Estado do Amazonas, a Polícia Federal pegou Câmara com a fortuna de 20 milhões de reais, através da Operação Farol da Colina dos anos 2000. Câmara é ateu como tu, Paulopes, vira católico romano, então, porque ateus tendem a ser bandidos como Câmara. Samuel Câmara é ateu, porque em um artigo dele no jornal O Liberal daqui de minha cidade, ele que costuma escrever aos sábados para tal jornal, ele disse como bom ateu que Deus é uma vacuidade. Ou seja, ele disse que Deus é uma nanidade, é um nada. Logo, Deus não existe. Outra vez, na rádio dele, a rádio Boas Novas FM 91.9 daqui da capital do Estado do Pará, pertencente à emissora de comunicação dele, a Boas Novas, ele aos berros xingou a Jesus Cristo de doido na rádio, eu acho que ele estava muito mordido pela minha presença lá seita dele - eu doente mental - , então, ele xingou o Cristo de doido ao pregar em torno do evangelho de São Mateus, capítulo 8 e versículos de 5 a 13. É a passagem escriturística da cura do servo do centurião de Cafarnaum. Cristo dispôs-se a curar imediatamente o servo. Câmara interpretou tal atitude do Cristo como uma atitude intempestiva, desequilibrada e xingou o Cristo com ódio verdadeiramente infernal, ele blasfemou. Vocês, Paulopes, ateus e anticristãos como o Câmara, vocês são muito esquentados. Cuidado que isso afeta o coração. Pode causar até um infarto.
Anônimo disse…
Melhor ser ateu ou evangélico do que católico, onde a pedofilia corre solta.
Anônimo, eu não sei se tem alguma pesquisa a respeito da pedofilia fora da Igreja Católica, mas, eu acho que há mais chances de haver alguma coisa como a pedofilia fora de tal Igreja. Por que? Porque ateus e evangélicos são muito parecidos. O que importa para ateus e evangélicos é o arbítrio e a própria subjetividade diante do que seja o mundo, de um mundo que é opaco, que é incognoscível, sem qualidades, respectivamente, por não haver Deus no caso dos ateus e no caso dos evangélicos, porque a razão humana é debilitada, foi mortalmente ferida pelo pecado original, e o mundo não tem nenhuma qualidade que remeta ao que é chamado de Deus, qualidades de bem, verdade e beleza, cuja suma de tais qualidades é Deus. Então, para os evangélicos vale somente o que Deus revela arbitrariamente como bem, verdade e beleza, as coisas mesmas não tem nada de interessantes em si mesmas, então, por que não se pode abusar de uma criança, a não ser que Deus na Bíblia Sagrada arbitrariamente proíba? Assim pensam os ateus, só que para os quais o arbítrio do que é o certo e o errado é dado por eles e não mais pelo Deus evangélico também arbitrário.
Anônimo disse…
Arbitrário é o que vcs fazem com as crianças, cientistas ateus e pastores evangélicos abusam muito menos do que padres.
Anônimo, eu acho que é o historiador católico Daniel Rops quem diz que a ideia mesma de ciência com leis vem da noção católica cristã monárquica de um Deus criador princípio, ordenador e moderador de tudo, o intelligent design. Os gregos antigos tinham uma visão cíclica do real. Eles não tinham a visão cristã progressiva, mais conforme à uma lei de causalidade que o Filósofo (Aristóteles) já esboçava. Os gregos tinham uma visão de mundo eterno antes da Igreja Católica. O que é um absurdo, porque o que que é eterno incluindo o mundo a não ser Deus? Um dia até o universo acabará, também o sol acabará junto com a terra. Nada é eterno. Os cientistas devem muito e tudo à Igreja Católica.

Será mesmo que os falsos pastores evangélicos abusam menos das crianças? Para eles só não se pode abusar das crianças, porque está escrito na Bíblia adulterada deles, na qual faltam 7 importantes livros e as partes finais dos livros de Ester e Daniel. Para os falsos pastores que pessoalmente no Brasil atual são todos, pelo menos os grandes pastores, sem qualquer exceção bandidos o mundo, a natureza, é triste não há nada na natureza, a não ser na Bíblia, que tenha qualidades que remetam a Deus, então, eles acabam bandidos, pois não tem nada em si de bom. Será que também não são muito mais pedófilos do que os padres, eles que recebem propina de prefeitos do interior do Brasil na pessoa daquele maldito pastor Gilmar Santos daquela seita desgraçada Assembleia de Deus a mando de Jair Messias Bolsonaro para que as prefeituras possam conseguir verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC)? Talvez, sim, mas a imprensa e as universidades escondem, porque ambas podem estar unidas, pelo menos de forma tácita, aos protestantes que são ambos filhos da modernidade que odeia a Igreja Católica.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Respeito na escola não pode ser amparado em divindade'

Título original: Escola laica, liberdade e igualdade por Roseli Fischmann  (foto) para Folha Roseli é professora na Universidade Metodista O lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas, para quem assim o quiser. Por ser ligado ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, o ensino religioso depende de ser buscado, não de ser oferecido sob a égide do Estado, por ser matéria íntima, de escolha, segundo a consciência de cada pessoa. Daí o caráter facultativo para o aluno que a Constituição estabelece para o ensino religioso nas escolas públicas, buscando preservar tanto o direito à liberdade de crença quanto a laicidade inerente à escola pública. Razões de ordem ética, jurídica, histórica e pedagógica amparam essa posição. Crianças pequenas, de seis anos, iniciando o ensino fundamental, têm suas consciências tenras plasmadas pela escola. Quais as repercussões de conteúdos religiosos conflitantes ao que recebe no

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

OAB-PR diz que psicóloga cristã sofre perseguição religiosa

Marisa diz que ficou juridicamente comprovado que é vítima do CRP A Comissão de Direitos de Liberdade Religiosa da seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu parecer segundo o qual Marisa Lobo (foto) — que se apresenta na internet como “psicóloga cristã” — está sofrendo perseguição por parte do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná. No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica. Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé. A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está

Por que eu sou um 'não cristão cultural', diferentemente de Dawkins

No texto abaixo, o estudioso Botz-Bornstein refuta aqueles que, mesmo não tendo religião ou ateus, como Richard Dawkins, defendem uma suposta cultura cristã como guardiã dos valores ocidentais. "O que nos dá uma identidade como ocidentais é agir contra o obscurantismo e a religião", escreve Thorsten Botz-Bornstein professor de filosofia na Gulf University for Science and Technology no Kuwait. Ele nasceu na Alemanha, estudou filosofia em Paris e recebeu seu PhD pela Oxford University Freethinker boletim do Reino Unido fundado em 1881 em defesa da liberdade, razão e humanidade Elon Musk, em uma conversa com Jordan Peterson, sugeriu que ele era “provavelmente um cristão cultural”. Sem ser particularmente religioso, ele alegou ser um “grande crente nos princípios do cristianismo”, entre os quais ele nomeou o perdão. Ele também disse que a presunção cristã pró-natalista provavelmente “levaria a uma sociedade melhor”.  Richard Dawkins, famoso por ser notoriamente antirreligioso,