Pular para o conteúdo principal

Comunidades terapêuticas do Rio adotam 'cura' pela religiosa

Entidades ligadas a igrejas recebem verba pública, ofendendo o estado laico

FABIANA SAMPAIO | Rádio Nacional
jornalista
 
Uma pesquisa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania revelou que comunidades terapêuticas da cidade do Rio de Janeiro adotam como tratamento a abstinência, isolamento social e rotina religiosa, em desacordo com o estado laico e a política anti-drogas.

De acordo com o estudo, grande parte dessas entidades privadas são financiadas com recursos públicos e administradas por lideranças de igrejas.

Só no município do Rio de Janeiro o levantamento aponta a destinação de mais de R$ 3 milhões para o financiamento de 450 vagas em comunidades terapêuticas de 2019 a 2021.

Foram identificadas 109 unidades, em 16 municípios fluminenses, sendo 38 delas na capital.

O centro foi criado em 2000 pela Universidade Candido Mendes com a missão de desenvolver pesquisas e outros projetos nas áreas de segurança pública, justiça e política de drogas.

A pesquisa de agora contou com visitas presenciais em nove dessas instituições — uma católica e as outras evangélicas —, sendo que quatro delas eram administradas diretamente por pastores.

Tratamento com
orações em vez de
ser com a ciência

De acordo com Giulia Castro, pesquisadora do CESeC, atividades religiosas são incluídas nas rotinas de todas as instituições visitadas, o que vai contra a Constituição Federal que determina que o estado é laico.

Giulia Castro afirma ainda que não é possível quantificar as comunidades de fato atuantes, o que evidencia a existência de instituições não regulamentadas, e aponta fragilidades na habilitação delas pelos órgãos responsáveis.

O Centro de Estudos identificou que, localizadas em sua maioria em áreas de difícil acesso, as comunidades terapêuticas replicam a lógica manicomial de isolamento social e físico dos dependentes, também em confronto com a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial, bem como da Política de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas, em vigor desde 2003.

Em nota, a Secretaria de Assistência Social do município informou que a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas e Conselho Municipal Antidrogas foram incorporados à pasta em janeiro de 2021. E que para obtenção de registro, as comunidades terapêuticas precisam atender a todos os requisitos dispostos em lei.

A Vigilância Sanitária do município disse que as licenças para comunidades terapêuticas são emitidas por autodeclaração em cumprimento a decreto do próprio município e que realiza inspeções para atenuar os riscos sanitários e exigir o cumprimento das legislações.

A nota diz ainda que há 32 comunidades terapêuticas licenciadas na cidade, sendo duas com interdição total por não atender às normas sanitárias e nove com interdição parcial para novas admissões.

Radio Nacional é uma emissora estatal. 

• Jovens acusam clínicas evangélicas de usarem a tortura como terapia

• Vereador critica repasse de verba às igrejas. E é acusado de 'intolerante'

• CRP de Minas adverte grupo que mistura psicologia com religião



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dez anos após atentado a Charlie Hebdo, jornalista fala que se deve zombar de Deus

Feliciano diz que vai investigar o 'paternalismo' aos ativistas gays

Pastor disse que  vai haver "isonomia"  na Comissão de Direitos Humanos O pastor-deputado Marco Feliciano (foto), 40, disse que vai “descobrir o que foi feito com as emendas” da Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara, para saber “qual é o nível de paternalismo" do órgão em relação à comunidade dos gays, lésbicas e transexuais. Feliciano foi confirmado hoje pelo seu partido, o PSC, da base do governo, como o novo presidente da comissão. Ele foi escolhido por unanimidade depois de mais de duas horas de reunião da bancada. Como presidente da comissão, Feliciano é que decidirá a pauta dos projetos a serem votados. Em entrevista ao “Verdade Gospel”, site do pastor Silas Malafaia, Feliciano tinha antecipado que agora haverá “isonomia” na comissão, que, assim, não dará mais ênfase aos assuntos da agenda gay, passando a tratar de assuntos de “relevância”, como a prisão de brasileiros nos países para onde migram. Também disse que a comissão vai tratar do m...

José Mujica, líder político do Uruguai, se assume como ateu

A descrença de José Mujica não afeta a sua popularidade  Em recente entrevista,  José Mujica , presidente do Uruguai, assumiu ser descrente ao elogiar Hugo Chávez. “Eu ainda não fui capaz de acreditar em Deus”, disse.  “Se existe um ser tão poderoso, espero que Ele ajude os pobres da América Latina dando saúde ao comandante [Chávez]”. Mujica disse que, se existisse,  Deus deveria  ajudar os pobres A declaração de Mujica chama a atenção porque político ateu ou agnóstico geralmente não sai “do armário”, para não perder votos, ainda mais nestes dias marcados pelo conservadorismo religioso em vários países. Fernando Henrique Cardoso é um exemplo brasileiro. Em 1985, então candidato a prefeito de São Paulo, ele disse em uma entrevista que não acreditava em Deus, mas se arrependeu da declaração.  Em 2006, o candidato derrotado a prefeito e presidente da República de 1995 a 2002 afirmou à Playboy que adorava ir à missa. “Às vezes, vejo pela TV [a mis...

Deputado-pastor usa PC Siqueira para obter visibilidade

Feliciano encena "indignação" contra pichação em igreja católica, e apresentador afirma que pedirá desculpas por piada O pastor-deputado Marco Feliciano (foto), do PSC-SP, afirma estar “indignado” com o apresentador PC Siqueira (foto), da MTV, pelo fato dele ter elogiado em seu programa de quinta-feira (3) a pichação “Deus é gay” em uma igreja católica de Santa Helena, no Paraná.  Feliciano procurou parecer contrariado sobretudo com o pedido de PC aos telespectadores para que enviassem fotos de pichações de igrejas, para que as melhores sejam mostradas na MTV. Trata-se, exagerou Feliciano, de uma “verdadeira cruzada ultrajante e herege para impressionar pessoas de má fé e mal intencionadas e os levar a cometer este verdadeiro sacrilégio, contra Deus Pai Todo Poderoso e Sua Casa, Lugar Sagrado e Venerável”. Em nota em seu site, Feliciano disse que vai enviar ao Ministério Público uma representação para que o programa do PC seja tirado do ar, além de exigir do apr...

Delírios bolsonaristas

Londres veta anúncio de grupo cristão que oferece 'cura' de gay

da BBC Brasil Anúncio pró-gay que foi parodiado por cristãos As autoridades de transporte de Londres proibiram um anúncio veiculado nos ônibus da cidade que sugeria que gays poderiam ser curados. A campanha, uma paródia de uma iniciativa do grupo pró-gay Stonewall ("Algumas pessoas são gays. Aceite isso"), na foto ao lado, afirma que terapias poderiam mudar a orientação sexual. Com o enunciado "Não gay! Pós-gay, ex-gay e orgulhoso. Aceite isso!", a campanha seria veiculada nos ônibus na próxima semana. Mas a autoridade de transporte londrina, Transport for London (TFL), baniu o anúncio após reclamações. A Core Issues Trust , grupo cristão que está por trás da campanha banida, afirmou que a decisão constitui censura. O TFL, no entanto, argumentou que os anúncios não refletiam uma Londres "tolerante e inclusiva".  "Os anúncios não estão nem estarão em qualquer dos ônibus da cidade", disse um porta-voz da autoridade. Desde a...

Mulher faz ritual religioso em trilhos de trem e morre atropelada

Um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) atropelou e matou na noite de sábado (22) uma mulher de 45 anos em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. A morte foi instantânea. A informação é do portal G1. A mulher e o seu marido estavam realizando uma cerimônia religiosa de matriz afro-brasileira. O acidente ocorreu a 300 metros da passagem de nível do distrito de Brás Cubas. O trem seguia no sentido de Mogi, informou a polícia. O marido não foi atingido pelo trem, mas se encontra em estado de choque. Evangélico morre quando orava para agradecer recuperação da saúde. setembro de 2011 Umbandistas matam evangélico em briga em morro místico.   novembro de 2010 Bizarro.

Carol, mulher de Kaká, questiona validade do dízimo

Caroline Celico  disse não  sentir  falta dos rituais Caroline Celico (foto), 23, mulher do jogador Kaká, 29, questionou a validade do dízimo ao afirmar que fazia uma leitura errada da Bíblia, literal. Ela deu um exemplo: “Numa passagem da Bíblia está escrito que para se curar da lepra era preciso dar sete mergulhos no rio Jordão. Então [eu pensava]: se Deus precisava que eu desse sete mergulhos, hoje Ele precisa que eu dê uma oferta, que eu entregue meu dízimo. E até meu dízimo não estar entregue, não vou receber meu milagre. Hoje vejo que Deus conhece o meu coração. Se eu entreguei ou não alguma coisa para Deus, Ele sabe o meu sentimento”. Carol (como gosta de ser chamada) e Kaká se desligaram da Igreja Renascer ao final de 2010. Ela disse em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, na Folha desta sexta-feira (15), que não pretende seguir nenhuma religião. "Por enquanto não sinto falta dos rituais”, afirmou. “Mas não posso dizer nunca mais.” Ela não quis...