Pular para o conteúdo principal

Rainha baixou no Rio para aprender português e outras estórias do além

Entre o mundo sobrenatural e o natural: JK, Charles Darwin, Tomás Antônio Gonzaga, D. Pedro I...

LUIZ ANTONIO SIMAS | Twitter
escritor

Todo ano faço um fio — acrescentando informações — sobre um Brasil que não é pra principiantes. Ao saber dos rumores de que a Rainha Elizabeth II baixou em um centro de mesa espírita aqui no Rio - e disse estar aprendendo português no Nosso Lar —, resolvi aumentar a lista.

Por aqui, no Rio, Carlota Joaquina virou pombagira de quimbanda em um terreiro de Queimados. Carlos Gardel baixava numa manicure em uma casa na Fazenda da Bica. Cantava tangos dando passes, acompanhado de um caboclo tupinambá que tocava bandoneón.

Tivemos um presidente da República — JK — que recebeu passe de um caboclo no Mercadão de Madureira. O caboclo era o próprio boiadeiro Madureira, dono das terras que deram origem ao bairro.

Um paranormal mineiro incorporou o naturalista Charles Darwin durante a Guerra da Lagosta, conflito entre o Brasil e a França na década de 1960. Darwin declarou que a razão estava com o Brasil.

O presidente Collor afirmou a uma revista de mulher pelada que foi D. Pedro I em outra encarnação. São Longuinho, o soldado romano que ajuda a gente a encontrar objetos perdidos, reencarnou aqui como D. Pedro II.

Um livro sobre a Inconfidência Mineira, recomendado em antanho pelo Ministério da Educação, afirma que Tomás Antônio Gonzaga voltou ao Brasil quase cem anos depois de morto como o escritor Monteiro Lobato.

Em 1994, o prefeito de Porto Seguro, João Mattos de Paula, fez durante um comício, na presença de Fernando Henrique Cardoso, a seguinte declaração: acabo de voltar de um centro espírita, onde Pedro Álvares Cabral cumprimentou-me pelo desempenho à frente da prefeitura.

Em 1976, o Bebê-Diabo nasceu em São Bernardo do Campo. Um taxista declarou ter encontrado o bebê, que entrou no taxi. O taxista o reconheceu e disse: Vamos pra onde, Seu Bebê diabo? O demo respondeu: Toca para o inferno. O taxista desmaiou.

Dizem que a mulher de um presidente — Dona Cyla Médici — recebeu Dona Molambo via satélite, durante uma sessão de macumba que o Exu Seu Sete da Lira promoveu no programa do Chacrinha, em 1972. A cena de Chacrinha chorando, ajoelhado diante de Seu Sete, marcou a TV.


Chacretes receberam pombagiras e ligações do país inteiro davam conta de que tinha gente recebendo via satélite toda a falange da rua. Saindo do Chacrinha, Seu Sete foi incorporado ao Flávio Cavalcante.

O Barão de Paquetá, figurão do Império, achava que era a reencarnação de um faraó da III Dinastia. Mandou, por isso, construírem seu túmulo em forma de pirâmide, no cemitério São João Batista. Assim foi feito.

Tom Jobim frequentava, no subúrbio carioca de Cavalcante, a casa do médium Lourival de Freitas, que incorporava Nero, o Imperador. O famoso "Nero de Cavalcante" levitava e realizava prodígios, acompanhado de uma médium que recebia Agripina, a sua mãe.

Machado de Assis já foi visto algumas vezes passeando, com a maior tranquilidade, no Real Gabinete Português de Leitura. Uma múmia do Museu Nacional - RJ , levantou-se, com o museu fechado, foi ao banheiro fazer xixi. Um segurança, horrorizado, testemunhou a cena.

Uma professora e três estagiários da UFRJ, quando pesquisavam documentos no Museu Nacional, perceberam que estavam sendo observados por uma mulher. Era a Imperatriz Leopoldina. Em breve, mais casos deste fio infinito que pretendo transformar em livro de crônicas.



Comentários

Anônimo disse…
Podem ver que quem acredita nessas histórias da carochinha é tudo eleitor do Minto.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.