Pular para o conteúdo principal

Morre Bento 16, um símbolo do que há de mais retrógado na Igreja

Pontificado do papa alemão foi marcado por acobertamento de padres pedófilos

PAULO LOPES
jornalista

Morto hoje, último dia de 2022, Bento 16 passou para história como o primeiro papa a renunciar em 600 anos, assumindo o título de "emérito". Estava com 95 anos — uma vida longeva para quem desistiu do trono do Vaticano em 2013 alegando falta de energia física, além da mental.

Ele também será lembrado por ser leniente com padres pedófilos, acobertando-os para preservar a imagem da Igreja Católica, em detrimento das vítimas. 

O ex-cardeal alemão Jospeh Ratzinger ainda entrou para a história como o pontífice que pregou com firmeza contra o "pecado" da homossexualidade, no momento em que a sociedade começava a clamar por inclusão e igualdade.

Ele ainda ficou marcado por condenar em visita à África em 2009 o uso de preservativo, embora naquele continente a Aids estivesse em expansão, matando centenas de milhares de pessoas.

Ao ser eleito papa em 2005, Ratzinger se propôs a fortalecer a Igreja com sua doutrina conservadora — ele adotou o nome de um monge século VI, Bento de Núrcia, que expandiu o cristianismo na Europa. Mas, sob o papa e a partir dele, houve um enfraquecimento rápido da fé católica, principalmente em países europeus.

Em sua última audiência pública, ele falou em "águas agitadas", "vento contrário" e "o Senhor parecia dormir". O que demonstra que Ratzinger, tido como iminente teólogo, se rendeu a sua incapacidade de conduzir uma Igreja em crise.

Naqueles dias de fevereiro de 2013, o escândalo da vez do Vaticano foi a descoberta pela imprensa italiana de um esquema de garotos de programa para atender sacerdotes. Ou seja, o papa que pregava contra a homossexualidade não conseguia convencer nem dentro de sua casa.

Isso também vale para o Banco do Vaticano, tomado pela corrupção e intrigas geradas pela disputa pelo controle do cofre. Dizia-se que era o banco preferido pelos mafiosos, por não ser transparente às autoridades internacionais.


Bento 16 não deixa saudades entre os progressistas brasileiros da Igreja Católica. Quando presidiu a Congregação para a Doutrina da Fé, que sucedeu o órgão da Santa Inquisição, o então cardeal desfechou um duro golpe contra a Teologia da Libertação, reduzindo sua influência na América Latina por conter inspiração marxista.

Em 1985, a congregação condenou o frei Leonardo Boff a um ano de "silêncio obsequioso", para dificultar sua militância no movimento que se dedica aos pobres. Em 1992, Boff se desligou do sacerdócio, mantendo sua militância até hoje.

Para alguns observadores, a repressão Ratzinger à Teologia da Libertação abriu espaço para a expansão das igrejas pentecostais, que atraem fiéis de camadas populares com a Teologia da Prosperidade.

Ratzinger teve de prestar esclarecimento sobre sua atuação praticamente até o fim de sua vida.

Em janeiro de 2022, ele admitiu que em 1980 participou de uma reunião onde se discutiu acusações de pedofilia sobre um padre alemão, corrigindo-se do que afirmara meses antes. Pediu "perdão pelo erro".

Provavelmente, a Igreja Católica jamais vai se recuperar do papa Bento 16, que se tornou uma representação contemporânea sobre o que há de mais retrógrado na milenar religião cristã.

> Com informação deste site e de outras fontes.




















Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...