Pular para o conteúdo principal

Controle da atenção contribui para o desenvolvimento cerebral

Fatores externos, sejam sensoriais ou de qualquer outra natureza, impactam a capacidade de manter a concentração, diz professora

ALESSANDRA UENO | Jornal da USP
jornalista

Para muitos, a concentração se resume ao ato de estar focado inteiramente em uma tarefa, mas o que ela representa para o cérebro e como consegui-la ainda são pontos pouco comentados. “O prestar atenção não é uma capacidade única, exige esforço cognitivo”, comenta a professora Eliane Comoli, do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

A concentração também varia muito conforme fatores ambientais, sendo necessária uma análise de vários pontos de vista.

O desenvolvimento cerebral, segundo Eliane, tem relação com o controle da atenção. Com ele é possível realizar a “atenção voluntária”, que consiste no foco em uma ação de maneira consciente e de livre escolha.

“É aquela que o aluno possui ao prestar atenção no professor que está explicando um conteúdo na sala de aula, mesmo quando há interferências de outros alunos conversando ao redor. Esse tipo de atenção difere da tensão desencadeada quando a informação sensorial é intensa e repentina, como quando você está lendo um livro e algo cai no chão produzindo um som intenso”, exemplifica.

Fatores externos, sejam sensoriais, como no exemplo, ou de qualquer outra natureza, impactam a capacidade de manter a concentração. 

Estado de flow é
caracterizado pela
capacidade de manter
a concentração

O professor André Russowsky Brunoni, da Faculdade de Medicina da USP, comenta sobre a influência ambiental no foco: “A primeira coisa que a gente sempre aconselha é desligar os estímulos concorrentes. Isso é cada vez mais difícil, porque a gente acha que é multi, mas na verdade as pessoas não são: não dá para dividir essa memória de trabalho em quatro ou cinco coisas ao mesmo tempo, depois, no longo prazo, isso acaba gerando um menor desempenho nas tarefas”.

Estado de flow


Por mais que concentração e foco sejam duas palavras que resumem a mesma “ação”, existe o estado de flow. Ele diz respeito a uma concentração caracterizada pela intensa imersão na atividade realizada.

Estabelecer metas claras, intervalos de descanso e manter-se afastado de distrações são algumas dicas dadas para atingir tal estado, mas existe um mecanismo complexo no organismo responsável por isso. 

“Ele está muito relacionado com a memória de trabalho, que é a capacidade de manipular informações que chegam de diferentes regiões do cérebro. Quando a gente vai se concentrar numa tarefa, precisa acessar nossa memória de longo prazo, cuja função principal relacionada a isso é o hipocampo. A gente precisa também ativar algumas áreas de memória verbal e memória visual e integrar tudo isso nessa memória de trabalho”, explica Brunoni.

O professor ainda faz uma analogia, comparando a memória de trabalho a uma mesa em que você pega os materiais e as ferramentas, manipulando-os conforme a intenção ― que, no caso, é a concentração. Esse estado ainda envolve redes de neurônios, sendo as mais importantes a Central Executive Network, com enfoque maior na resolução de tarefas, e a Default Mode Network, responsável por uma atenção ao próprio indivíduo e, por isso, relacionada à depressão, ao estresse e com uma influência corporal significativa.

Práticas


Saber o que é a concentração e sua presença também no estado de flow é importante, mas o mais buscado é como atingi-los. 

A professora Eliane comenta sobre a meditação, que é uma de muitas práticas que ajudam desde alcançar o foco até mantê-lo: “A meditação é um ótimo exemplo de prática para se concentrar intencionalmente no momento presente, prestando total atenção às sensações, pensamentos e emoções que surgem. A neurociência define a meditação como forma de treinamento mental que reduz o estresse e ajuda a melhorar a capacidade psicológica e autorregulação atencional e emocional”.

Ela ainda acrescenta que yoga e exercícios físicos, bem como a meditação, promovem o bem-estar mental e físico. Segundo a professora, a neurociência aponta o efeito dessas atividades sobre a neuromodulação, o aumento de substâncias como gaba, serotonina e dopamina que, respectivamente, neutralizam os sintomas de ansiedade, melhoram o ânimo e regulam a motivação.

Essas práticas geram aumento da proteína BDNF, que ajuda na produção de novas células cerebrais e fortalece as já existentes. 

“É importante mencionar que cuidados com o sono são muito importantes, já que a privação do sono adequado reduz a atenção, a concentração e memória, afeta o desempenho das atividades cognitivas e tarefas que requerem criatividade. Por fim, a verdade é que não há forma mágica, é preciso empenho e autodisciplina.”

Foto: Freepik

• Pesquisadores identificam compostos capazes de inibir tumores cerebrais

• Religião atrofia o cérebro, revela estudo da Universidade Duke

• Qualquer voz vinda do universo é fruto de seu cérebro doente




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético