Pular para o conteúdo principal

Dawkins defende JK Rowling dos ataques de ativistas trans

Para o cientista e referência do movimento ateísta, só existem dois sexos: masculino e feminino 

O biólogo evolucionário britânico Richard Dawkins defendeu JK Rowling, autora de Harry Potter, dos ataques de ativistas trans por ela considerar que só existem dois sexos, independentemente da autoidentificação de cada um.

A escritora tem sido fortemente criticada, com propósito de cancelamento, porque ela, na rede social, acusa ativistas do movimento transexual de querer "apagar a realidade vivida pelas mulheres".

Dawkins afirmou que JK Rowling e outras mulheres, como a filósofa britânica Kathleen Stock, são alvos de bullying por se recusar a fingir que não existe a biologia, para a qual só existem seres humanos masculinos e femininos.

"É muito perturbador o modo como uma pequena minoria de pessoas conseguiu capturar o discurso [público] para falar bobagens errantes”, disse Dawkins no Youtube, no canal Piers Morgan Uncensored.

Ao ser questionado por Morgan qual seria a melhor resposta aos ataques da militância trans, Dawkins respondeu: "É a ciência".  Reforçou que para ele, como biólogo, existem dois sexos, e "isso é tudo".

Dawkins também está na mira dos ativistas trans sob a acusação de depreciar "grupos marginalizados" com "o disfarce do discurso científico".

Dawkins também
está na mira do
discurso identitário
de cancelamento

Os ativistas ficam furiosos com o cientista por causa de twitters como este: “Alguns homens optam por se identificar como mulheres, e algumas mulheres optam por se identificar como homens. Você será vilipendiado se negar que eles são literalmente o que se identificam. A discutir."

Autor do bestseller "Deus, um delírio", Dawkins é o militante ateu mais conhecido no mundo. Isso não impediu que a Associação Humanista Americana, ateísta, anulasse em 2021 o prêmio Humanista do Ano concedido a ele em 1996.
 
Quanto a isso, o movimento ateísta internacional está rachado, uns defendendo Dawkins, como Sam Harris, Lawrence Krauss e Steven Pinker, e outros criticando, como Alison Gill, da ong Ateus Americanos.

Referindo-se à perseguição a JK Rowling e a outros casos de tentativa de cancelados por grupos identitários, o jornalista Morgan perguntou ao cientista porque a sociedade “perdeu a capacidade de realmente ter um debate aberto e franco”.

Resposta de Dawkins: "Existem pessoas para as quais a palavra 'discutir' não significa 'discutir', o que não fiz. Achei que era coisa razoável para discutir [referência a seus tweets sobre gênero]".

> Com informação do canal Piers Morgan Uncensored.

Comentários

AspenBH disse…
O problema é que Dawkins, Krauss, Pinker são de uma geração treinada para levar em conta apenas as fenômenos naturais estatisticamente mais frequentes, ignorando aqueles pouco comuns. Sempre se contentaram com explicações parciais para a realidade, como nessa polêmica envolvendo gênero.
É fato que 99% das pessoas nascem ou com um pênis ou com uma vagina, porém também há 1% de indivíduos que nascem com ambas as genitálias ou sem nenhuma genitália definida. É fato que 99% das pessoas nascem ou com cromossomos masculinos XY ou com cromossomos femininos XX, porém também há os supermachos e superfêmeas que nascem com XYY ou XXY.
As gerações antigas sempre se contentaram com explicações científicas parciais que explicassem apenas a maioria dos casos, ignorando solenemente exceções e minorias. Porém veja que, nesse caso da classificação sexual, estamos falando de uma irrisória minoria de 70 MILHÕES de indivíduos descartados como irrelevantes. (1% dos 7 bilhões de humanos.)
Ora, se é possível flexibilizar o regulamento de modo a abarcar também essa minoria, por que não faze-lo? A solução encontrada pela sociedade para compensar o trabalho porco feito pelos biólogos foi a auto declaração: deixar cada indivíduo declarar seu gênero. Se futuramente os biólogos aprenderem a descrever mais acuradamente a realidade, essa auto declaração deixará de ser necessária. Então a bola está nas mãos dos biólogos, para melhorarem a qualidade de seu serviço.
CBTF disse…
Admirava muito o Richard Dawkins na minha juventude, mas agora vejo que ele é como se fosse um escritor de auto ajuda para ateus, não acrescenta nada para a ciência e sem perceber é tão dogmático quanto os religiosos que ele critica.
betoquintas disse…
Pena que a transfobia de Dawkins seja refutada pela ciência. A literatura médica demostrou a existência de pessoas intersexuais. Dawkins é o caso de ter uma convicção, não evidências.🤭😏

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.