Financiamento para a produção de três cartazes foi obtido em três horas com a contribuição de 300 pessoas
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Uma designer teve a ideia, fez a arte inicial e partilhou no Twitter, outro utilizador sugeriu que se criasse um cartaz, financiado numa campanha de crowdfunding.
O objetivo inicial para um anúncio foi atingido em apenas três horas, e no fim o contributo de perto de 300 pessoas vai permitir a instalação de três cartazes como o da imagem abaixo, em Lisboa, Oeiras e Loures.
O objetivo? Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), “lutar contra o apagar das vítimas da agenda mediática, focada na celebração da instituição [a Igreja Católica portuguesa] que as remete ao silêncio”, anuncia o site criado para a manifestação.
Cartazes em inglês para atingir o público global. Cada ponto uma vítima |
O grupo de “cidadãos com diversos credos” responsável pela iniciativa diz não querer aparecer, para que o foco esteja em “dar voz às vítimas”.
Recordando que, na sequência da divulgação do relatório sobre os abusos na Igreja Católica em Portugal, foi anunciado pela instituição que um memorial às vítimas seria erguido durante a JMJ e que em julho essa ideia foi abandonada, este movimento decidiu intitular-se “This is our memorial” (em português, “Este é o nosso memorial”).
Os cartazes estarão em inglês para que possam ser compreendidos pelo maior número de pessoas, e o material gráfico está disponível no site para ser partilhado nas redes sociais.
Os cartazes estarão em inglês para que possam ser compreendidos pelo maior número de pessoas, e o material gráfico está disponível no site para ser partilhado nas redes sociais.
“Podem usar e adaptar para outros formatos, fazer camisas, o que quiserem”, refere o grupo, sublinhando que o importante é que “não deixemos cair em esquecimento”.
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