Pular para o conteúdo principal

Putin usa tolice do Parlamento canadense para justificar invasão na Ucrânia e matança no país

Um 'herói de guerra' foi convidado para homenagear Zelensky, que não sabia do passado nazista do homem. O presidente da Rússia acrescentou o episódio à propaganda de ocupação da Ucrânia e matança no país


DAVID ROGER MARPLES
professor de história da Rússia e
do Leste Europeu na Universidade
de Alberta, em Edmonton, Canadá

The Conversation

Anthony Rota, o presidente da Câmara dos Comuns do Canadá, renunciou ao cargo depois de convidar o “herói de guerra” Yaroslav Hunka ao Parlamento para assistir à recente aparição do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Esse convite – e as duas ovações subsequentes que Hunka recebeu do primeiro-ministro Justin Trudeau, de deputados de todos os partidos e de Zelensky – provocou um alvoroço internacional .

Hunka, agora com 98 anos, serviu em uma unidade nazista conhecida como 14ª Divisão de Granadeiros Waffen da SS, lutando ao lado da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. A unidade teria participado de um massacre de judeus e poloneses étnicos.

Hunka, o 'herói' nazista
que teria participado de
massacre de judeus

As organizações judaicas e a Polônia exigiram um pedido de desculpas do governo canadiano e a Polónia diz que está a tomar medidas para extraditar Hunka.

O líder da oposição Pierre Poilievre também acusou Trudeau de ser o responsável pelo convite de Hunka.

Em Moscou, o Kremlin afirmou que era “ultrajante” que o Canadá homenageasse um nazi como herói.
A história da unidade

O escândalo ilustra a falta de conhecimento dos líderes políticos do Canadá sobre a frente oriental durante a Segunda Guerra Mundial. Mostra também os laços estreitos entre o conflito e a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

Os alemães inicialmente implantaram a unidade para combater o avanço do exército soviético, que se movia para o oeste. Os ucranianos locais estavam divididos sobre a sua formação, alguns considerando-a mera “bucha de canhão” para o exército alemão.

A unidade perdeu milhares de soldados na Batalha de Brody , mas foi posteriormente restaurada e participou em operações na Polónia, Eslovénia e Eslováquia.

Em maio de 1945, tornou-se a 1ª Divisão Ucraniana e rendeu-se aos aliados ocidentais. Muitos vieram para o Canadá como resultado de uma isenção de gabinete para membros da SS em 1950. Hunka estabeleceu-se no Canadá em 1954.

Acusações de encobrimento

A história da Divisão SS e a chegada de alguns dos seus membros ao Canadá foram apresentadas no Relatório da Comissão Deschenes de 1985-86 , que inocentou a maioria dos soldados de crimes de guerra.

Mas a abertura de antigos arquivos soviéticos levou a novos estudos, alguns dos quais acusaram a comissão canadiana de encobrir o passado.

Ao longo dos últimos anos, a Rússia prestou muita atenção à Segunda Guerra Mundial — apelidada de “ Grande Guerra Patriótica ” — e criou novas narrativas para condenar o que Vladimir Putin chama de “reabilitação do nazismo” na Ucrânia.

Os discursos de Putin descrevem a guerra na Ucrânia como tendo como objetivo “ salvar a civilização russa ”. Ele acusa o Ocidente de promover mentiras que lembram a propaganda do infame nazista Joseph Goebbels.

Na Rússia, há uma investigação sobre o “genocídio dos russos” durante a Segunda Guerra Mundial. Cemitérios são descobertos e o número de mortos na guerra aumentou. Os tribunais russos consideram quaisquer relatos alternativos à narrativa oficial como revisionismo histórico e uma ofensa criminal.

Um desses transgressores é o líder da oposição preso, Alexei Navalny – difamado por “insultar” um veterano da Segunda Guerra Mundial – mas a lista é muito longa. A Ucrânia contemporânea enquadra-se nesta falsa narrativa: um Estado governado por neonazis desde a revolta de Maidan em 2014.

Munição para a Rússia

Desta forma, o passado fundiu-se com o presente e renasceu. A Rússia procura provas nos países ocidentais que justifiquem a sua propaganda, e o Parlamento canadiano forneceu-lhe a munição necessária para um argumento cansado e erróneo.

Então, como o Canadá deveria responder às críticas mundiais?

Em primeiro lugar, os assassinatos de judeus ucranianos durante a Segunda Guerra Mundial devem ser lembrados e o contexto complexo da Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial deve ser esclarecido.

Leia mais: Guerra na Ucrânia: campanha de 'desnazificação' de Putin atinge memorial do holocausto de Babyn Yar para 33.000 judeus assassinados

A Ucrânia foi o maior grupo étnico da Europa a quem foi negado o seu próprio Estado após os tratados de paz de Paris que encerraram a Primeira Guerra Mundial. Estes acordos dividiram os territórios étnicos ucranianos entre a Polónia, a Checoslováquia, a Roménia e principalmente a União Soviética.

A busca pela independência perdurou no meio do brutal Holodomor – no qual milhões de ucranianos foram deliberadamente deixados à fome pelos soviéticos no leste da Ucrânia no início da década de 1930 – e pela pacificação polaca nos territórios ocidentais.

Em resposta, muitos ucranianos na Polónia abandonaram a política democrática na década de 1930 e juntaram-se a formações nacionalistas extremistas. Quando a guerra eclodiu, os nazistas ofereceram novas oportunidades para formar um Estado ucraniano.

Essa história é complexa demais para ser descrita aqui. Basta dizer que a ocupação nazista não conseguiu fornecer apoio à criação de um Estado ucraniano, mas alguns ucranianos da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) e do Exército Insurgente Ucraniano (UPA), bem como os da 14ª Divisão SS, cometeram crimes de guerra. Esse fato deve ser reconhecido e aceito.

Ucrânia mais democrática que a Rússia

Na era atual, não há neonazistas no governo ucraniano formado em 2019. A Ucrânia é muito mais democrática que a Rússia. Há muito mais neonazistas na Rússia do que na Ucrânia.

Assim, a Rússia deve regressar repetidamente à Grande Guerra Patriótica para justificar o seu argumento – que a Rússia “salvou” a Europa e a democracia.

A Rússia tem alvos óbvios no Canadá:

— O avô da ministra das Finanças, Chrystia Freeland, viveu sob ocupação nazi, pelo que deve ser um criminoso de guerra, segundo a propaganda russa.

— Ucranianos em Edmonton mantêm um busto de Roman Shukhevych, o comandante da UPA.

— Em Oakville, Ontário, há um cemitério em homenagem à Divisão SS.

A precisão sobre a Segunda Guerra Mundial pode dissipar a criação de mitos russos e expor os seus atuais objetivos de guerra imperialistas e selvagens na Ucrânia.

Os ucranianos são as vítimas aqui. A Ucrânia não é a criminosa. Os judeus canadenses também apoiam a Ucrânia e Zelensky.

Mas a honestidade deve começar em casa, com o governo liberal. Precisa de fazer muito mais trabalhos de casa sobre a complicada história da Europa Oriental durante a Segunda Guerra Mundial.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...