Pular para o conteúdo principal

Avaliação global revela que 40% dos anfíbios estão ameaçados de extinção

A queda no volume de chuvas na Mata Atlântica está comprometendo a reprodução de rãs, de acordo com União Internacional para a Conservação da Natureza


MARIANA GARCIA
jornalista

Unicamp

O artigo “Ongoing declines for the world’s amphibians in the face of emerging threats” (em tradução livre, “Declínios contínuos dos anfíbios do mundo em face às ameaças emergentes”), publicado pela revista Nature, apresenta dados da segunda avaliação global sobre anfíbios, uma iniciativa coordenada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) que reúne resultados de trabalhos desenvolvidos por mais de mil cientistas, entre 2004 e 2022. 

O professor do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, Luis Felipe Toledo está entre os autores do novo relatório.

O primeiro levantamento compreendeu o período de 1980 a 2004 (ano em que foi publicado). A avaliação global analisa os riscos de extinção de mais de 8 mil espécies de anfíbios do mundo todo (ou cerca de 94% do total da classe), dentre as quais 2.286 foram avaliadas pela primeira vez, e revela que 40,7% das espécies de anfíbios do mundo, ou duas a cada cinco, estão ameaçadas de extinção – ante 26,5% dos mamíferos, 21,4% dos répteis e 12,9% das aves. 

Um crescimento de 1,7% desde 2004. Quatro anfíbios, dois oriundos da Guatemala, um da Costa Rica e um da Austrália, foram considerados extintos. Outros 27 passaram a ser classificados como potencialmente extintos, elevando para mais de 160 o número de espécies que possivelmente desapareceram.

Extinção de anfíbios dos gêneros
Cophixalus e Brachycephalus vai
se refletir no controle de mosquitos

Jennifer Leudtke, membro do grupo de especialistas em anfíbios da IUCN que liderou o levantamento, ressalta que o relatório também traz boas notícias. 

“Desde 1980, 63 espécies estudadas foram resgatadas da extinção devido aos trabalhos de conservação. Isso prova que esforços nesse sentido funcionam e devem ser intensificados para mitigar e conter a diminuição no tamanho dessas populações.” 

Da primeira avaliação até 2022, houve uma melhora na classificação de 120 anfíbios na Lista Vermelha da IUCN – que relaciona os animais mais ameaçados do planeta.

Dentre as conclusões destacadas, o estudo aponta o crescente impacto das alterações climáticas decorrentes da ação humana, no mundo todo, entre as principais causas do declínio das populações e do desaparecimento de sapos, rãs, pererecas, salamandras, cecílias, cobras-cegas e tritões. 

No Brasil, o artigo alerta para a redução do sucesso reprodutivo de rãs de desenvolvimento direto (é o caso dos gêneros Cophixalus e Brachycephalus), devido à degradação e à diminuição do volume de chuvas na Mata Atlântica.

A maior incidência de eventos extremos, como secas, furacões e enchentes, segundo o artigo originado do estudo, provoca alterações em aspectos como temperatura e umidade dos habitats desses animais e compromete seu ciclo reprodutivo, sua capacidade de respiração (mais sensível a interferências externas por ser realizada também ou exclusivamente pela pele) e sua alimentação. 

Fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico, os anfíbios atuam para o controle de mosquitos e insetos, compõem a dieta de aves, répteis e mamíferos e contribuem para a fixação de nutrientes.

Com informação da revista Nature. 

• Tubarão sob ameaça de extinção pode estar se recuperando no nordeste brasileiro

• Seca coloca em risco a abundância de peixes na Amazônia

• Aquecimento anormal agrava seca na Amazônia e mata cem botos em três dias

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Santuários europeus escondem mosaicos de padre abusador. Aparecida, não. É constrangedor

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...