Pular para o conteúdo principal

Memórias coletivas alimentam conflitos entre nações. Como escapar desse círculo medonho?

As representações sociais do passado podem perpetuar consequências de controversas e discórdias que deveriam estar superadas


OLUMBA E. EZENWA
bolsista de doutorado no Centro de
Pesquisa de Conflitos, Violência e 
Terrorismo, da Royal Holloway, 
Universidade de Londres, Inglaterra

The Conversation
plataforma de informação
e análise produzida por 
acadêmicos e jornalistas

Quando um grupo de jovens atacou lojas e edifícios em Tallinn, na Estônia, na noite de 26 de abril de 2007, provocou dois dias de agitação civil. Isto resultou na morte de um jovem, ferimentos em 100 pessoas, incluindo 13 policiais, e na prisão de mais de 1.000 pessoas.

A agitação deveu-se a um desacordo entre duas comunidades – de etnia estônia e de etnia russa – sobre como deveriam recordar os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e do período soviético. Essas divergências resultaram de “memórias coletivas” controversas de eventos e narrativas.

Essas recordações partilhadas de acontecimentos passados ​​podem surgir entre um grupo ou nação – sejam elas factuais ou fabricadas.

Como demonstrei num artigo publicado na Genealogy, as memórias coletivas entre os indivíduos de uma comunidade, transmitidas através de gerações, estão frequentemente no centro dos conflitos.

A memória coletiva é uma representação social do passado. Em última análise, explica como as lembranças compartilhadas das pessoas são formadas dentro dos grupos sociais aos quais pertencem. Mas também explica como são formadas contra grupos sociais dos quais não se consideram membros.

Isto cria um passado partilhado e coletivo entre cada grupo que pode ser reacendido no presente para reter a memória do passado.

Esta pode parecer apenas mais uma palavra para história. Mas a memória não é história. Em última análise, a história vê os eventos com profundidade e de múltiplas perspectivas.

Contradições sociais do passado
são mantidas vivas muitas vezes 
por narrativas fantasiosas

A memória coletiva, por outro lado, simplifica os acontecimentos – vendo-os a partir de uma perspectiva única e reduzindo-os a mitos.

É muito parecido com o modo como nossas memórias individuais funcionam. Frequentemente, elas são falhas e motivadas pela forma como queremos nos ver. Como tal, a memória coletiva está fundamentalmente ligada à identidade de uma forma que a história aspira não estar, embora esta última possa impulsionar a primeira.

As memórias coletivas podem ser compartilhadas de diversas maneiras. Isto inclui contos de família, folclore, educação institucionalizada, redes sociais, narrativas sancionadas, propaganda e educação.

Um vislumbre da Nigéria

Defendo que relatos históricos controversos moldam as memórias coletivas, bem como o comportamento coletivo. 

Minha conclusão baseia-se em estudos de caso realizados em abril de 2018 e maio de 2022 no estado de Benue, na Nigéria, com o objetivo de compreender a persistência dos conflitos naquele país ao longo do tempo.

Os eventos históricos na Nigéria pré-colonial, colonial e pós-colonial ressoam hoje. Isto reacendeu memórias coletivas, influenciando o comportamento coletivo face à violência. Isso ocorre porque as pessoas procuram reparar as queixas atuais através das lentes dos acontecimentos passados.

A história da Nigéria é marcada pela violência persistente, através das eras do imperialismo europeu, da independência, da guerra Nigéria-Biafra (1967-70), das ditaduras militares e da política multipartidária.

Um problema é a eco-violência – conflito pela água e outros recursos agrícolas entre grupos em conflito: pastores nômades e agricultores. Estes conflitos persistem há décadas, desde os tempos coloniais até à independência e aos dias de hoje.

As memórias coletivas influenciam o comportamento coletivo das pessoas de diversas maneiras. Primeiro, eles fornecem contextos históricos para questões contemporâneas. Em segundo lugar, ligam uma emoção passada conhecida e partilhada coletivamente a um evento atual. E terceiro, associam questões atuais a contradições sociais de acontecimentos anteriores, como os esforços coloniais para dividir e conquistar.

A convergência destes três fatores molda a persistência de conflitos entre os pastores nômades e os agricultores. Existem narrativas conflitantes entre os dois grupos em relação à propriedade de terras comunais. Existem também opiniões divergentes sobre quem deveria ter acesso a ele – e como.

Entre os agricultores da região, os conflitos são vistos como um ressurgimento da jihad de 1804, um ataque militar e religioso levado a cabo por um exército islâmico, com o objetivo de reivindicar as suas terras. Eles agora se sentem atacados novamente.

Os pastores nômades fulanis, por outro lado, afirmam os seus direitos de acesso aos recursos agrícolas citando a sua linhagem ao Califado de Sokoto, que foi criado como resultado da jihad e outrora governou partes da região centro-norte.

Estas memórias coletivas controversas entre os dois grupos moldam as percepções das pessoas e as suas ações coletivas. E esta transferência de emoções de acontecimentos passados ​​para acontecimentos novos complica a resolução pacífica de conflitos. Em última análise, leva a disputas violentas persistentes.

Os conflitos violentos em curso entre agricultores e pastores nômades fulanis na Nigéria, semelhantes aos distúrbios de 2007 em Tallinn, na Estónia, são moldados por diferentes narrativas do passado. O efeito das memórias coletivas na intensificação destes confrontos violentos é inegável.

Resolução de conflitos

Incorporar a memória coletiva nas estratégias de resolução de conflitos é crucial para alcançar uma paz sustentada. Uma maneira de fazer isso é usar “técnicas de reavaliação cognitiva”. Tais técnicas envolvem expor indivíduos a situações de grande carga emocional para mudar suas reações emocionais.

O distanciamento temporal, por exemplo, é uma técnica de reavaliação cognitiva que ocorre quando você imagina um evento estressante da perspectiva do seu eu futuro, e não da perspectiva do seu eu atual.

Outra técnica, o autodistanciamento, implica afastar-se das suas reações imediatas para ver eventos carregados de emoção a partir de uma perspectiva mais ampla. 

A técnica de reavaliação cognitiva, quando aplicada a uma situação de conflito, visa diminuir a hostilidade do grupo, encorajar respostas pacíficas a incidentes violentos passados ​​e reduzir o comportamento agressivo nas interações do grupo.

Poderia, portanto, reduzir as divergências entre duas comunidades. Embora a adaptação desta abordagem ao contexto nigeriano possa exigir estudos adicionais, ela tem potencial.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Delírios bolsonaristas