Pular para o conteúdo principal

E se a realidade não existe? E se ela for um delírio humano? Cientistas examinam a questão

Entre outros pensadores, livro cita o filósofo David Hume, para quem é impossível saber se a realidade objetiva existe ou não


Antonio Ruiz de Elvira Serra
catedrático de física aplicada, Universidade de Alcalá, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Inventamos a realidade? É apenas fruto do cérebro humano?

Existe uma corrente, baseada na física quântica, que insiste em afastar a realidade da realidade. A proposta é esta: se uma árvore morrer, para dar um exemplo, ela estará morta não importa quem a observe, e podemos ter provas empíricas de que assim é. Porém, quando entramos no território da física quântica, a realidade não é tão sólida.

A realidade objetiva
é construída por um
conjunto de mentes?
FOTO: SHUTTERSTOCK / TRAVELWILD

Um antigo teste mental chamado “Amigo de Wigner”, do físico e ganhador do Nobel Eugene Wigner, descreveu um experimento mental em que dois observadores podem vivenciar realidades diferentes. No entanto, mesmo a física quântica não é tão estranha como é vendida.

Um livro recente, The Rigor of Angels, do acadêmico e crítico literário americano William Egginton, explora a natureza da realidade, ou melhor, a irrealidade que filósofos, físicos e literatos. Mais especificamente, um filósofo (Kant), um físico (Heisenberg) e um autor de ficção (Borges).

Criar

O ser humano pode falar, projetar, construir, pintar, fazer música, pois em seu cérebro consegue combinar imagens gravadas nos circuitos neurais com novas imagens. Chamamos isso de criação.

Todos podemos imaginar homens voando batendo os braços. Ou, como fizeram os gregos, minotauros, pégasos, centauros e outras alucinações mentais que os humanos antes acreditavam serem reais.

Mas existe alguma maneira de discernir entre o que é real e o que o cérebro constrói? Existe alguma maneira de provar que não vivemos num mundo que nós mesmos criamos em nossas mentes?

O vôo de Lindbergh e a física quântica

The Rigor of Angels começa contando a aventura de Lindbergh, o primeiro voo solo sem escalas entre Nova York e Paris, em 1927. E ele a compara ao salto de um elétron de um nível de energia para outro quando o elétron faz parte de um átomo.

Lindbergh também fez voos para a Bélgica e Grã-Bretanha no Spirit antes de retornar aos Estados Unidos. Uma multidão o recebeu no sul de Londres em 29 de maio de 1927. Wikimedia commons , CC BY

O livro inclui a proposta do físico teórico alemão Werner Karl Heisenberg em que descreve como o elétron está em um nível, recebe uma quantidade de energia e aparece em outro nível, mas, no intervalo do salto, deixou de existir. 

Na comparação de Heisenberg, é como se o piloto Charles Lindbergh tivesse deixado de existir ao sair de Nova York, voltando à vida quando foi observado em solo na França.

Relata Heisenberg, em una carta ao físico austríaco Wolfgang Ernst Pauli:

“A trajetória de uma partícula só surge quando a observamos.”

Mas o autor do livro esquece de mencionar, como muitos dos que então trabalharam em física de partículas, que o observador não é apenas aquele que está no destino: quem detecta ou observa as entidades, os objetos, não está sozinho no destino.

Os elétrons são entidades com carga elétrica, portanto qualquer outra carga elétrica no universo os detecta, os observa constantemente, os “sente” a todo momento, até mesmo no momento do salto.

Quanto ao piloto Lindbergh, ele foi detectado por ondas, correntes de ar, aves marinhas, enfim, todo tipo de outras entidades do universo, observadores no momento do trânsito.

Centauros de Kant

Para o filósofo David Hume, a questão de saber se a realidade objetiva existe ou não é insolúvel. Hume afirma que não só não sabemos o que são as coisas, como nem sabemos se elas existem, e que o que o cérebro supõe ser real é outra alucinação como a dos centauros.

Immanuel Kant tentou resolvê-lo recorrendo à arquitetura do cérebro humano. Ocorre a Kant pensar que o espaço e o tempo são construções mentais semelhantes aos centauros e pégasos, irreais.

Essa semelhança é altamente duvidosa. Se uma vez que abrimos os olhos vemos uma pintura na parede, e a vemos tantas vezes quantas abrimos os olhos, e ela é vista por uma multidão de outras pessoas com quem não nos comunicamos durante a visão, a única possibilidade é que na parede tem uma certa pintura.

Traduzimos as correntes nervosas, as unidades de impulsos, os “bits” em representações de algo real. A realidade não é criada no cérebro, ela existe independentemente dos seres humanos e deriva das constantes interações entre entidades, os objetos da natureza.

Dar forma a um universo

O problema de o cérebro de um humano inventar um mundo inteiro, com milhares de milhões de estrelas e um número ainda maior de bactérias, é que existem oito bilhões seres humanos que compreendem o que esse ser humano inventou. Embora para o neurocientista britânico Anil Seth a realidade seja uma alucinação controlada.

Já se passou quase um século desde que Poincaré, Heisenberg e Gödel perceberam que a ciência não pode explicar tudo. Mas se usarmos o princípio da navalha de Ockham, ou seja, a solução mais simples é a correta, o mais simples é aceitar que a realidade existe fora de nós, e que cada um dos oito bilhões de humanos recebe sensações em nossos sentidos e processamos mais ou menos a mesma coisa em nossos cérebros, e esse “mesmo” tem todos os sinais de ser real.

Kant, Heisenberg e até Borges focaram na individualidade, na sensação de uma pessoa, de um único átomo, de uma biblioteca gigantesca que só recebeu uma pessoa. Mas a realidade está na interação constante entre múltiplas individualidades.

O erro comum é idealizar o ser humano, e acreditar que algo tão pequeno como ele é capaz de criar um universo tão gigantesco como este em que vivemos... ou sonhamos?

> Com informação do liveo The Rigor of Angels e outras fontes.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...