Pular para o conteúdo principal

Em beijo boca-boca há troca de 80 milhões de micróbios

Nessa forma de beijo, as bactérias
da saliva de parceiro permanecem
por horas na boca do novo inquilino.
Pode haver transmissão de doenças  


Inácio López-Goni
Membro da Sociedade Espanhola de Microbiologia

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

O contato boca a boca é observado em peixes, pássaros e primatas, mas o beijo íntimo, com contato entre línguas e troca de saliva, parece ser exclusivamente humano e é comum em mais de 90% das culturas.

Por quê?

Alguns autores sugeriram que o beijo íntimo poderia ajudá-lo a avaliar e selecionar emocionalmente seu futuro parceiro com base na sensação química produzida pela saliva.

Outros consideram que o beijo íntimo evoluiu para proteger as mulheres grávidas contra infecções uterinas perigosas causadas por vírus transmitidos através da saliva. A exposição ao vírus antes da gravidez poderia imunizar a mãe e proteger o feto.

Trocamos 80 milhões de bactérias em um beijo íntimo.

Na verdade, não sabemos o motivo pelo qual os humanos se beijam. O que são hipótese em estudo.

Seja para selecionar o nosso parceiro ou para imunizar a mãe, não há dúvida de que os micróbios que residem na boca são numerosos e desempenham um papel importante.

Pesquisadores analisaram os micróbios presentes na boca de 21 casais após um beijo íntimo controlado experimentalmente. 

Eles descobriram que, no beijo, os casais trocam parte da microbiota da língua, e as bactérias do outro permanecem por horas na saliva do novo inquilino.

Eles também observaram que quanto mais beijamos nosso parceiro, mais semelhante será a composição dos micróbios na saliva entre nós. 

Parece óbvio, mas tinha que ser comprovado. Eles até calcularam exatamente quantos beijos são necessários para que o efeito na microbiota da saliva seja mantido: pelo menos nove beijos por dia.

Os pesquisadores calcularam a quantidade de bactérias que trocamos em um beijo. Para isso, prepararam um iogurte com lactobacilos e bifidobactérias previamente marcados e deram para beber a um dos casais. Após um beijo apaixonado que durou apenas dez segundos, eles colheram amostras do “destinatário” e calcularam a quantidade de bactérias do iogurte que haviam passado de um para o outro. 

A conclusão foi que num beijo íntimo de apenas dez segundos conseguimos trocar cerca de 80 milhões de bactérias. Com um beijo não trocamos apenas todo o nosso amor, mas também algo tão íntimo como vários milhões de bactérias.

Microbioma oral

O microbioma oral refere-se à comunidade de microrganismos que habitam a cavidade oral (boca, língua, gengivas e garganta). Inclui milhares de espécies diferentes de bactérias, vírus, fungos e outros organismos unicelulares que formam um ecossistema complexo e dinâmico.

Mais de 700 espécies bacterianas diferentes foram identificadas. A maioria tem efeitos benéficos, como a digestão de certos nutrientes, proteção contra patógenos invasores ou regulação do sistema imunológico local. Apenas alguns são responsáveis ​​por doenças orais — cárie dentária, doença periodontal, halitose (mau hálito), candidíase oral, etc. — e doenças não orais — doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias. 

A presença de alguns patógenos orais, como a bactéria Porphyromonas gingivalis que causa a periodontite crônica, tem sido até associada como fator de risco para a formação de placas amiloides, comprometimento cognitivo e demência típica da doença de Alzheimer.

Herpes

Os microrganismos trocados durante um beijo não são necessariamente prejudiciais. Na maioria dos casos, essa troca não representa um risco significativo para a saúde, desde que as pessoas estejam em boa saúde geral e oral. Mas existem várias doenças infecciosas que podem ser transmitidas por meio de um beijo.

Herpes é um tipo de vírus que pode ser facilmente transmitido pela saliva. Por exemplo, a mononucleose infecciosa (conhecida como doença do beijo) é causada pelo vírus Epstein-Barr e é uma doença muito comum entre adolescentes e adultos jovens. Os sintomas incluem febre, dor de garganta, fadiga extrema e aumento dos gânglios linfáticos.

O herpes labial é transmitido por contato direto, incluindo beijos. Os sintomas incluem bolhas dolorosas ao redor dos lábios ou na boca. E o herpes genital, embora seja mais comumente transmitido através do contato sexual, também pode ser transmitido através do beijo se houver lesões ativas na boca ou ao redor dos lábios.

O citomegalovírus é outro herpes que pode ser transmitido pela saliva. Embora na maioria dos casos não cause sintomas graves, pode representar um risco para pessoas imunocomprometidas ou grávidas, por poder causar complicações muito graves durante a gravidez.

Essa forma de transmissão explica porque é tão elevado o número de pessoas que possuem anticorpos contra este tipo de herpes (prevalência): por exemplo, mais de 70% da população teve contacto com o vírus Epstein-Barr ao longo dos anos.

Cavidades, faringite e gripe

No entanto, existem muitos outros patógenos que podem ser transmitidos por meio de beijos se houver troca de saliva. Entre elas, algumas bactérias como Streptococcus mutans ou Streptococcus pyogenes, que causam cáries ou infecções de garganta e faringite. Mas também bactérias associadas à doença periodontal, como Porphyromonas gingivalis. E, claro, vírus que causam infecções respiratórias, como gripe, vírus sincicial respiratório ou outros vírus do resfriado comum.

Também podemos transmitir alguns tipos de papilomavírus por um beijo. E até fungos como a levedura Candida albicans , que causa a candidíase.

Higiene oral para beijos saudáveis

A dieta, a higiene oral, o tabagismo e o consumo de álcool, o uso de antibióticos e outros medicamentos, a genética e outras condições médicas subjacentes influenciam a composição e a saúde da microbiota oral.

Manter um equilíbrio saudável na microbiota oral é essencial para prevenir doenças e sua transmissão através do beijo. Isso envolve escovação frequente e adequada dos dentes e da língua, aliada ao uso de fio dental e enxaguatório bucal, este último com moderação.

Além disso, visitar regularmente o dentista, limitar o consumo excessivo de açúcar e evitar fumar são a melhor forma de manter uma boca saudável.

E se formos saudáveis, não temos nada com que nos preocupar em partilhar os nossos germes.

> Este artigo foi publicado originalmente em espanhol.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê