Pular para o conteúdo principal

Em beijo boca-boca há troca de 80 milhões de micróbios

Nessa forma de beijo, as bactérias
da saliva de parceiro permanecem
por horas na boca do novo inquilino.
Pode haver transmissão de doenças  


Inácio López-Goni
Membro da Sociedade Espanhola de Microbiologia

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

O contato boca a boca é observado em peixes, pássaros e primatas, mas o beijo íntimo, com contato entre línguas e troca de saliva, parece ser exclusivamente humano e é comum em mais de 90% das culturas.

Por quê?

Alguns autores sugeriram que o beijo íntimo poderia ajudá-lo a avaliar e selecionar emocionalmente seu futuro parceiro com base na sensação química produzida pela saliva.

Outros consideram que o beijo íntimo evoluiu para proteger as mulheres grávidas contra infecções uterinas perigosas causadas por vírus transmitidos através da saliva. A exposição ao vírus antes da gravidez poderia imunizar a mãe e proteger o feto.

Trocamos 80 milhões de bactérias em um beijo íntimo.

Na verdade, não sabemos o motivo pelo qual os humanos se beijam. O que são hipótese em estudo.

Seja para selecionar o nosso parceiro ou para imunizar a mãe, não há dúvida de que os micróbios que residem na boca são numerosos e desempenham um papel importante.

Pesquisadores analisaram os micróbios presentes na boca de 21 casais após um beijo íntimo controlado experimentalmente. 

Eles descobriram que, no beijo, os casais trocam parte da microbiota da língua, e as bactérias do outro permanecem por horas na saliva do novo inquilino.

Eles também observaram que quanto mais beijamos nosso parceiro, mais semelhante será a composição dos micróbios na saliva entre nós. 

Parece óbvio, mas tinha que ser comprovado. Eles até calcularam exatamente quantos beijos são necessários para que o efeito na microbiota da saliva seja mantido: pelo menos nove beijos por dia.

Os pesquisadores calcularam a quantidade de bactérias que trocamos em um beijo. Para isso, prepararam um iogurte com lactobacilos e bifidobactérias previamente marcados e deram para beber a um dos casais. Após um beijo apaixonado que durou apenas dez segundos, eles colheram amostras do “destinatário” e calcularam a quantidade de bactérias do iogurte que haviam passado de um para o outro. 

A conclusão foi que num beijo íntimo de apenas dez segundos conseguimos trocar cerca de 80 milhões de bactérias. Com um beijo não trocamos apenas todo o nosso amor, mas também algo tão íntimo como vários milhões de bactérias.

Microbioma oral

O microbioma oral refere-se à comunidade de microrganismos que habitam a cavidade oral (boca, língua, gengivas e garganta). Inclui milhares de espécies diferentes de bactérias, vírus, fungos e outros organismos unicelulares que formam um ecossistema complexo e dinâmico.

Mais de 700 espécies bacterianas diferentes foram identificadas. A maioria tem efeitos benéficos, como a digestão de certos nutrientes, proteção contra patógenos invasores ou regulação do sistema imunológico local. Apenas alguns são responsáveis ​​por doenças orais — cárie dentária, doença periodontal, halitose (mau hálito), candidíase oral, etc. — e doenças não orais — doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias. 

A presença de alguns patógenos orais, como a bactéria Porphyromonas gingivalis que causa a periodontite crônica, tem sido até associada como fator de risco para a formação de placas amiloides, comprometimento cognitivo e demência típica da doença de Alzheimer.

Herpes

Os microrganismos trocados durante um beijo não são necessariamente prejudiciais. Na maioria dos casos, essa troca não representa um risco significativo para a saúde, desde que as pessoas estejam em boa saúde geral e oral. Mas existem várias doenças infecciosas que podem ser transmitidas por meio de um beijo.

Herpes é um tipo de vírus que pode ser facilmente transmitido pela saliva. Por exemplo, a mononucleose infecciosa (conhecida como doença do beijo) é causada pelo vírus Epstein-Barr e é uma doença muito comum entre adolescentes e adultos jovens. Os sintomas incluem febre, dor de garganta, fadiga extrema e aumento dos gânglios linfáticos.

O herpes labial é transmitido por contato direto, incluindo beijos. Os sintomas incluem bolhas dolorosas ao redor dos lábios ou na boca. E o herpes genital, embora seja mais comumente transmitido através do contato sexual, também pode ser transmitido através do beijo se houver lesões ativas na boca ou ao redor dos lábios.

O citomegalovírus é outro herpes que pode ser transmitido pela saliva. Embora na maioria dos casos não cause sintomas graves, pode representar um risco para pessoas imunocomprometidas ou grávidas, por poder causar complicações muito graves durante a gravidez.

Essa forma de transmissão explica porque é tão elevado o número de pessoas que possuem anticorpos contra este tipo de herpes (prevalência): por exemplo, mais de 70% da população teve contacto com o vírus Epstein-Barr ao longo dos anos.

Cavidades, faringite e gripe

No entanto, existem muitos outros patógenos que podem ser transmitidos por meio de beijos se houver troca de saliva. Entre elas, algumas bactérias como Streptococcus mutans ou Streptococcus pyogenes, que causam cáries ou infecções de garganta e faringite. Mas também bactérias associadas à doença periodontal, como Porphyromonas gingivalis. E, claro, vírus que causam infecções respiratórias, como gripe, vírus sincicial respiratório ou outros vírus do resfriado comum.

Também podemos transmitir alguns tipos de papilomavírus por um beijo. E até fungos como a levedura Candida albicans , que causa a candidíase.

Higiene oral para beijos saudáveis

A dieta, a higiene oral, o tabagismo e o consumo de álcool, o uso de antibióticos e outros medicamentos, a genética e outras condições médicas subjacentes influenciam a composição e a saúde da microbiota oral.

Manter um equilíbrio saudável na microbiota oral é essencial para prevenir doenças e sua transmissão através do beijo. Isso envolve escovação frequente e adequada dos dentes e da língua, aliada ao uso de fio dental e enxaguatório bucal, este último com moderação.

Além disso, visitar regularmente o dentista, limitar o consumo excessivo de açúcar e evitar fumar são a melhor forma de manter uma boca saudável.

E se formos saudáveis, não temos nada com que nos preocupar em partilhar os nossos germes.

> Este artigo foi publicado originalmente em espanhol.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...