Pular para o conteúdo principal

Seu cheiro pode dar pistas de quanto você é saudável ou doente

Na Escócia, mulher constatou que o cheiro de seu marido havia mudado anos antes de ele ser diagnosticado com Parkinson 


Aoife Morrin
professor associado de química analítica, Dublin City University, Irlanda

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Centenas de compostos químicos saem de nossos corpos para o ar a cada segundo. Esses compostos são liberados facilmente, pois têm altas pressões de vapor, o que significa que fervem e se transformam em gases à temperatura ambiente. E eles trazem pistas sobre quem somos e quão saudáveis estamos.

Desde os tempos da Grécia antiga sabemos que temos um cheiro diferente quando não estamos bem. Embora hoje dependamos de exames de sangue, os médicos gregos antigos usavam o olfato para diagnosticar doenças. Se eles cheirassem o seu hálito e o descrevessem como fetor hepaticus (que significa “fígado ruim”), isso significava que você poderia estar com insuficiência hepática.

Se o hálito de uma pessoa fosse doce ou frutado, os médicos achavam que isso significava que os açúcares do sistema digestivo não estavam sendo decompostos e que a pessoa provavelmente tinha diabetes.

Desde então, a ciência demonstrou que os gregos antigos estavam certos: insuficiência hepática e diabetes e muitas outras doenças, inclusive infecciosas, dão ao hálito odores característicos.

O humano tem cerca de
250 substâncias químicas
gasosas chamadas de
Compostos Orgânicos
Voláteis, ou VOCs,
na sigla em inglês.

Em 1971, o químico Linus Pauling, ganhador do Prêmio Nobel contou 250 diferentes substâncias químicas gasosas no hálito. Essas substâncias químicas gasosas são chamadas de compostos orgânicos voláteis, ou VOCs, na sigla em inglês.

Desde a descoberta de Pauling, outros cientistas descobriram centenas de VOCs em nossa respiração. Descobrimos que muitos desses compostos voláteis têm odores característicos, mas alguns não têm um cheiro que nosso nariz possa perceber.

Os cientistas acreditam que, independentemente de um VOC ter um odor que nosso nariz possa detectar ou não, ele pode revelar informações sobre a saúde de uma pessoa.

O início da doença de Parkinson de um homem escocês foi identificado por sua esposa, a enfermeira aposentada Joy Milner, depois que ela se convenceu de que o cheiro dele havia mudado, anos antes de ele ser diagnosticado em 2005.

Essa descoberta levou a programas de pesquisa envolvendo Joy Milner para identificar o cheiro preciso dessa doença.


Os cães podem farejar mais doenças do que os humanos devido a seus talentos olfativos mais sofisticados. Mas os avanços tecnológicos, como a espectrometria de massa, detectam mudanças ainda mais sutis nos perfis de VOCs que estão sendo associados a doenças intestinais, cutâneas e respiratórias, bem como a doenças neurológicas, como Parkinson. 

Os pesquisadores acreditam que um dia algumas doenças serão diagnosticadas simplesmente pela respiração em um dispositivo.

De onde vêm os VOCs?

A respiração não é a única fonte de VOCs no corpo. Eles também são emitidos pela pele, urina e fezes.

Os VOCs da pele são o resultado de milhões de glândulas que removem resíduos metabólicos do corpo, bem como resíduos gerados por bactérias e outros micróbios que vivem nela. 

O suor produz nutrientes extras para essas bactérias metabolizarem, o que pode resultar em VOCs particularmente odoríferos. No entanto, o odor do suor representa apenas uma fração dos aromas dos VOCs.

Nossa pele e também nossos microbiomas intestinais são formados por um equilíbrio delicado desses micro-organismos. Os cientistas acreditam que eles influenciam nossa saúde, mas ainda não entendemos muito sobre como essa relação funciona.

Ao contrário do intestino, a pele é relativamente fácil de ser estudada: é possível coletar amostras de pele de seres humanos vivos sem precisar penetrar profundamente no corpo. Os cientistas acreditam que os VOCs da pele podem oferecer percepções sobre como as bactérias do microbioma e o corpo humano trabalham juntos para manter nossa saúde e nos proteger de doenças.

No laboratório da minha equipe, estamos investigando se a assinatura VOC da pele pode revelar diferentes atributos da pessoa a quem ela pertence. Esses sinais dos VOCs da pele são provavelmente a forma como os cães distinguem as pessoas pelo cheiro.

Estamos em um estágio relativamente inicial nessa área de pesquisa, mas mostramos que é possível distinguir machos de fêmeas com base na acidez dos VOCs da pele. Usamos a espectrometria de massa para ver isso, pois o nariz humano não é sofisticado o suficiente para detectar esses VOCs.

Também podemos prever a idade de uma pessoa com uma precisão razoável de alguns anos com base em seu perfil de VOCs da pele. Isso não é surpreendente, considerando que o estresse oxidativo em nossos corpos aumenta à medida que envelhecemos.

O estresse oxidativo ocorre quando os níveis de antioxidantes estão baixos, e causa danos irreversíveis às células e aos órgãos. Nossa pesquisa recente encontrou subprodutos desse dano oxidativo nos perfis de VOCs da pele.

Esses VOCs não são apenas responsáveis pelo cheiro pessoal, eles são usados por plantas, insetos e animais como um canal de comunicação. 

As plantas estão em um diálogo constante de VOCs com outros organismos, incluindo polinizadores, herbívoros, outras plantas e seus inimigos naturais, como bactérias e insetos nocivos. Os VOCs usados para esse diálogo são conhecidos como feromônios.

Feromônios do amor

No reino animal, há boas evidências de que os VOCs podem agir como afrodisíacos. Os camundongos, por exemplo, têm micróbios que contribuem para um composto particularmente malcheiroso chamado trimetilamina, que permite que os animais verifiquem a espécie de um parceiro em potencial. Os porcos e os elefantes também têm feromônios sexuais.

É possível que os seres humanos também produzam VOCs para atrair o parceiro perfeito. Os cientistas ainda não conseguiram decifrar totalmente a pele — ou outros VOCs que são liberados de nossos corpos. Mas as evidências dos feromônios do amor humano até agora são controversas, na melhor das hipóteses

Uma hipótese sugere que eles foram perdidos há cerca de 23 milhões de anos, quando os primatas desenvolveram a visão total das cores e começaram a confiar em sua visão aprimorada para escolher um parceiro.

No entanto, acreditamos que, independentemente da existência ou não de feromônios humanos, os VOCs da pele podem revelar quem somos e como somos, em termos de coisas como envelhecimento, nutrição e condicionamento físico, fertilidade e até mesmo níveis de estresse. Essa assinatura provavelmente contém marcadores que podemos usar para monitorar nossa saúde e diagnosticar doenças.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...