Pular para o conteúdo principal

Quem não acompanha o ritmo dia/noite coloca em risco a saúde mental

Estudo mostra que o relógio biológico das células humanas se comporta de acordo com a alternância entre o claro e o escuro


Sarah Chellappa 
professora associada de neurociência cognitiva e afetiva, Universidade de Southampton, Reino Unido 

The Conversationl
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas

Em Cada célula do nosso corpo tem um ritmo circadiano. Verdadeiros relógios biológicos, esses ritmos seguem uma duração aproximadamente equivalente a 24 horas (circadiano vem do latim circa, ao redor, e dies, dia). São essenciais para a nossa saúde e bem-estar: por exemplo, influenciam o ciclo sono/vigília ou a regulação hormonal.

Quando o nosso estilo de vida não corresponde à alternância dia/noite, o nosso ritmo circadiano pode ser perturbado. É o que acontece, por exemplo, quando estamos sujeitos a diferenças horárias ou quando trabalhamos à noite. Vários fatores, como envelhecimento, genética ou certas doenças (como doenças autoimunes e doença de Alzheimer) também podem estar associados a perturbações do ritmo circadiano a longo prazo.

A qualidade do sono e as perturbações do ritmo circadiano também podem ser bons preditores do início ou recaída de certos distúrbios psicológicos, incluindo depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. Quanto mais graves forem as perturbações do sono e do ritmo circadiano de uma pessoa, pior será o seu humor, o que aumenta o risco de recaída e compromete a eficácia dos seus tratamentos médicos.

Se esta ligação entre a perturbação do ritmo circadiano e as perturbações psicológicas estiverem bem estabelecidas, as razões da sua existência permanecem em grande parte desconhecidas. A pesquisa que realizo com meus colegas visa compreendê-los melhor.

Transtornos mentais

O nosso trabalho não só nos permitiu descobrir que as perturbações do sono e do ritmo circadiano parecem desencadear ou agravar vários transtornos mentais (incluindo transtorno bipolar e depressão), mas também identificar alguns dos mecanismos biológicos específicos subjacentes a esta ligação.

Para ajudar a destacá-los, revisamos todas as pesquisas publicadas nos últimos dez anos sobre transtornos mentais como depressão, ansiedade e psicose. Concentramos nossos esforços principalmente em adolescentes e jovens.


Pessoas que têm insônia
apresentam transtorno de
humor com mais frequência
FOTO: TERRESTRE / 
SHUTTERSTOCK

Descobrimos que a maioria dos jovens diagnosticados com um distúrbio de saúde mental também eram propensos a problemas de sono, como insônia (dificuldade em adormecer e permanecer dormindo), síndrome de atraso nas fases do sono e diminuição do estado de alerta diurno. 

Descobrimos também que um terço das pessoas com perturbação bipolar (e outras perturbações mentais) tem um ritmo circadiano perturbado, o que resulta em ir para a cama e acordar mais tarde do que o normal.

Entre os mecanismos que poderiam explicar a ligação entre estes problemas de sono e distúrbios de saúde mental está uma maior vulnerabilidade, ao nível genético ou molecular, a perturbações no ritmo circadiano.

Descobrimos também que a atividade cerebral de algumas das pessoas que participaram do trabalho que analisamos pode ter sido modificada. 

A causa é a interrupção das vias de sinalização química que podem afetar o sono e o humor. Além desses problemas, outros fatores também podem levar a distúrbios do sono e do ritmo circadiano. É o que acontece, por exemplo, quando estamos expostos de forma inadequada à luz (quando não recebemos luz natural suficiente durante o dia, ou pelo contrário, quando estamos expostos a um excesso de luz artificial à noite), ou quando comemos demasiado tarde. à noite ou durante a noite.


É importante enfatizar que a maioria dos estudos até agora apenas analisou os efeitos do sono no humor ou os efeitos da perturbação circadiana no humor. Estes dois aspectos raramente foram estudados em conjunto. Na verdade, é mais comum (e mais simples) avaliar a qualidade do sono do que os ritmos circadianos. Pesquisas futuras precisarão abordar esta questão, que é uma das principais limitações dos estudos atualmente disponíveis.

Além disso, entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte. A falha no manejo dos transtornos mentais durante a adolescência pode levar à sua persistência na idade adulta.


A adolescência é um período durante o qual os indivíduos estão particularmente vulneráveis ​​ao risco de desenvolver transtornos mentais.

Esse é também o momento em que o sono e os ritmos circadianos mudam. Como resultado das mudanças que ocorrem na puberdade, o ritmo circadiano dos adolescentes muda e eles adormecem mais tarde, o que tende a levá-los a dormir mais tarde. Mas eles ainda precisam acordar cedo para ir à escola, faculdade ou ensino médio... Como resultado, a duração do sono costuma ser menor do que o necessário, o que pode piorar sua saúde mental .

O nosso trabalho destaca a importância de prestar atenção às perturbações do ritmo circadiano nos jovens, especialmente no que diz respeito ao risco de desenvolver certos distúrbios psicológicos. 

Revelam que também é necessário, quando alguém enfrenta problemas de saúde mental, ter em conta os problemas de sono e de ritmo circadiano a que pode estar exposto. Abordar estas questões pode ser uma forma de melhorar a saúde mental e a qualidade de vida das pessoas afetadas.
Melhor gestão dos distúrbios do ritmo circadiano

Atualmente, a gestão dos problemas do sono (como a insônia) assenta em terapias cognitivo-comportamentais e na restrição do tempo de permanência na cama (de forma a reduzir o tempo de permanência na cama para uma duração mais próxima da duração real do sono).

Essas abordagens visam melhorar a qualidade do sono, mas não abordam diretamente possíveis problemas devido à perturbação do ritmo circadiano.

Nossa revisão da literatura sugere que outras abordagens podem ser úteis para melhorar o humor e a qualidade do sono, ao mesmo tempo que alinham os ritmos circadianos. Isso inclui a exposição à luz natural (e redução da exposição à luz noturna), atenção ao horário de certos medicamentos, bem como melhores hábitos alimentares e prática de atividade física durante o dia. No entanto, mais pesquisas serão necessárias para determinar as vantagens concretas de cada uma destas intervenções em condições reais...


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê