Pular para o conteúdo principal

Quem não acompanha o ritmo dia/noite coloca em risco a saúde mental

Estudo mostra que o relógio biológico das células humanas se comporta de acordo com a alternância entre o claro e o escuro


Sarah Chellappa 
professora associada de neurociência cognitiva e afetiva, Universidade de Southampton, Reino Unido 

The Conversationl
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas

Em Cada célula do nosso corpo tem um ritmo circadiano. Verdadeiros relógios biológicos, esses ritmos seguem uma duração aproximadamente equivalente a 24 horas (circadiano vem do latim circa, ao redor, e dies, dia). São essenciais para a nossa saúde e bem-estar: por exemplo, influenciam o ciclo sono/vigília ou a regulação hormonal.

Quando o nosso estilo de vida não corresponde à alternância dia/noite, o nosso ritmo circadiano pode ser perturbado. É o que acontece, por exemplo, quando estamos sujeitos a diferenças horárias ou quando trabalhamos à noite. Vários fatores, como envelhecimento, genética ou certas doenças (como doenças autoimunes e doença de Alzheimer) também podem estar associados a perturbações do ritmo circadiano a longo prazo.

A qualidade do sono e as perturbações do ritmo circadiano também podem ser bons preditores do início ou recaída de certos distúrbios psicológicos, incluindo depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. Quanto mais graves forem as perturbações do sono e do ritmo circadiano de uma pessoa, pior será o seu humor, o que aumenta o risco de recaída e compromete a eficácia dos seus tratamentos médicos.

Se esta ligação entre a perturbação do ritmo circadiano e as perturbações psicológicas estiverem bem estabelecidas, as razões da sua existência permanecem em grande parte desconhecidas. A pesquisa que realizo com meus colegas visa compreendê-los melhor.

Transtornos mentais

O nosso trabalho não só nos permitiu descobrir que as perturbações do sono e do ritmo circadiano parecem desencadear ou agravar vários transtornos mentais (incluindo transtorno bipolar e depressão), mas também identificar alguns dos mecanismos biológicos específicos subjacentes a esta ligação.

Para ajudar a destacá-los, revisamos todas as pesquisas publicadas nos últimos dez anos sobre transtornos mentais como depressão, ansiedade e psicose. Concentramos nossos esforços principalmente em adolescentes e jovens.


Pessoas que têm insônia
apresentam transtorno de
humor com mais frequência
FOTO: TERRESTRE / 
SHUTTERSTOCK

Descobrimos que a maioria dos jovens diagnosticados com um distúrbio de saúde mental também eram propensos a problemas de sono, como insônia (dificuldade em adormecer e permanecer dormindo), síndrome de atraso nas fases do sono e diminuição do estado de alerta diurno. 

Descobrimos também que um terço das pessoas com perturbação bipolar (e outras perturbações mentais) tem um ritmo circadiano perturbado, o que resulta em ir para a cama e acordar mais tarde do que o normal.

Entre os mecanismos que poderiam explicar a ligação entre estes problemas de sono e distúrbios de saúde mental está uma maior vulnerabilidade, ao nível genético ou molecular, a perturbações no ritmo circadiano.

Descobrimos também que a atividade cerebral de algumas das pessoas que participaram do trabalho que analisamos pode ter sido modificada. 

A causa é a interrupção das vias de sinalização química que podem afetar o sono e o humor. Além desses problemas, outros fatores também podem levar a distúrbios do sono e do ritmo circadiano. É o que acontece, por exemplo, quando estamos expostos de forma inadequada à luz (quando não recebemos luz natural suficiente durante o dia, ou pelo contrário, quando estamos expostos a um excesso de luz artificial à noite), ou quando comemos demasiado tarde. à noite ou durante a noite.


É importante enfatizar que a maioria dos estudos até agora apenas analisou os efeitos do sono no humor ou os efeitos da perturbação circadiana no humor. Estes dois aspectos raramente foram estudados em conjunto. Na verdade, é mais comum (e mais simples) avaliar a qualidade do sono do que os ritmos circadianos. Pesquisas futuras precisarão abordar esta questão, que é uma das principais limitações dos estudos atualmente disponíveis.

Além disso, entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte. A falha no manejo dos transtornos mentais durante a adolescência pode levar à sua persistência na idade adulta.


A adolescência é um período durante o qual os indivíduos estão particularmente vulneráveis ​​ao risco de desenvolver transtornos mentais.

Esse é também o momento em que o sono e os ritmos circadianos mudam. Como resultado das mudanças que ocorrem na puberdade, o ritmo circadiano dos adolescentes muda e eles adormecem mais tarde, o que tende a levá-los a dormir mais tarde. Mas eles ainda precisam acordar cedo para ir à escola, faculdade ou ensino médio... Como resultado, a duração do sono costuma ser menor do que o necessário, o que pode piorar sua saúde mental .

O nosso trabalho destaca a importância de prestar atenção às perturbações do ritmo circadiano nos jovens, especialmente no que diz respeito ao risco de desenvolver certos distúrbios psicológicos. 

Revelam que também é necessário, quando alguém enfrenta problemas de saúde mental, ter em conta os problemas de sono e de ritmo circadiano a que pode estar exposto. Abordar estas questões pode ser uma forma de melhorar a saúde mental e a qualidade de vida das pessoas afetadas.
Melhor gestão dos distúrbios do ritmo circadiano

Atualmente, a gestão dos problemas do sono (como a insônia) assenta em terapias cognitivo-comportamentais e na restrição do tempo de permanência na cama (de forma a reduzir o tempo de permanência na cama para uma duração mais próxima da duração real do sono).

Essas abordagens visam melhorar a qualidade do sono, mas não abordam diretamente possíveis problemas devido à perturbação do ritmo circadiano.

Nossa revisão da literatura sugere que outras abordagens podem ser úteis para melhorar o humor e a qualidade do sono, ao mesmo tempo que alinham os ritmos circadianos. Isso inclui a exposição à luz natural (e redução da exposição à luz noturna), atenção ao horário de certos medicamentos, bem como melhores hábitos alimentares e prática de atividade física durante o dia. No entanto, mais pesquisas serão necessárias para determinar as vantagens concretas de cada uma destas intervenções em condições reais...


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.