Pular para o conteúdo principal

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

O universo pode ser comparado a um mar de energia escura cheio de ilhas de matéria e em cada uma dela há um farol


Ruth Lazkoz

professor de Física Teórica, Universidade do País Basco / Universidade do País Basco

David Figueruelo Hernán
pesquisador de Pós-Doutorado em Cosmologia, Universidade de Salamanca

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Cada nova grande experiência para compreender o universo é como um capítulo de um romance muito longo. A peça mais recente disponibilizada ao público foi realizada pela colaboração DESI [Dark Energy Spectroscopic Instrument ou, em português, Instrumento Espectroscópico de Energia Escura], a maior experiência desde que a humanidade investigou o cosmos.

O telescópio  fica a uma altitude de 2.195 metros nas montanhas de Santa Catalina, a cerca de 88 km a sudoeste de Tucson, no Observatório Nacional Kitt Peak, no Arizona,  Estados Unidos.

Com o DESI, conseguimos mapear um grande número de galáxias e quasares no universo, proporcionando uma visão sem precedentes da sua distribuição e estrutura.

 Agora, temos um mapa da distribuição da matéria nos últimos 11 bilhões de anos. Nada mal, considerando que o universo inteiro tem pouco menos de 14 bilhões de anos.


Com o DESI, os cientistas
elaboraram o melhor mapa
tridimensional do universo,
com 1% de incerteza

Vamos imaginar o universo como um mar cheio de ilhas de matéria. Cada ilha tem um farol, as galáxias. Não vemos toda a terra de cada ilha, mas sabemos que onde houver um farol, haverá uma ilha. Essas ilhas são um pouco particulares porque se movem, cada uma a uma velocidade diferente tanto em direção como em quantidade. A partir dessas velocidades podemos saber a que distância cada galáxia está de nós. É algo como saber se uma ambulância está se aproximando ou se afastando pela forma como ouvimos sua sirene.

Como qualquer boa história, ela fica mais interessante à medida que avança. Graças ao mapa que o DESI nos forneceu, neste momento o nosso conhecimento sobre a evolução do universo tem uma incerteza que não ultrapassa 1%.

Mudanças, tudo muda

Entre as abundantes informações do DESI, a descoberta mais importante é que a energia escura parece subscrever uma canção antiga, aquela com um verso que dizia “mude, tudo muda”.

E, durante décadas, pensamos que a melhor descrição possível da energia escura era uma constante cosmológica. Nesse modelo, a densidade desse ingrediente da sopa cósmica permaneceu inalterada, quase como uma fotografia. Porém, mesmo que seja constante, a repulsão gravitacional exercida por esse tipo de energia escura faz com que o universo acelere constantemente.

O que estamos vendo pode não ser uma fotografia, mas um filme lento e emocionante. É bem possível que, como num bom romance de Agatha Christie, haja uma reviravolta final inesperada e que venha das mãos da energia escura.

Continuando com a analogia literária, O DESI é o Hercule Poirot deste romance.

Mapeando nossa ignorância

Um dos cenários mais populares para explicar a evolução do universo tem como parâmetro a velocidade com que ele se expande e um modelo matemático muito simples. Tomamos o valor atual (a que velocidade o universo mais jovem se move) e por outro lado o valor da velocidade observada no universo primitivo. Desenhamos uma linha que une o valor atual e o valor mais antigo que podemos ter. O DESI foi responsável por ver a inclinação da linha. 

Para fazer isso, os pesquisadores o reconstroem com seus dados. Por vezes há áreas que são inacessíveis a essa experiência específica e recorrem aos valores de outros projetos. Noutras ocasiões, há um deserto de dados e temos de recorrer ao preenchimento da lacuna com engenhosidade matemática. De alguma forma, estamos mapeando nossa ignorância.

As galáxias cuja física foi observada pelo DESI com altíssima precisão permitem limitar cada vez mais esta incerteza.

A energia escura é diluída

O resultado dos dados analisados ​​pelo DESI permite interpretar que a energia escura do universo está a ser diluída. Embora se dilua — sim, muito lentamente — continua a dominar tudo. Enquanto isso, o universo continua e continuará a se expandir rapidamente.

Mas o DESI mostra algo novo: nas primeiras fases do universo não era esse o caso. Naquele período, a matéria, como agora, era um ator secundário, e a energia escura nem sequer estava listada no grande mercado cósmico. Nesse início entre princípios, o protagonismo correspondia aos fótons que hoje formam a radiação cósmica de fundo.

Segundo o DESI, durante essa fase a densidade da energia escura aumentou gradualmente, reivindicando o seu papel relevante.

Podemos aprender algo com essa mudança de tendência. Se o comportamento atual da energia escura difere muito do primitivo, é porque... ocorreu uma evolução! A reviravolta final foi descoberta pelo nosso Hercule Poirot, DESI!

A agitação entre os físicos

Essas descobertas desencadearam uma atividade frenética. Muitos pesquisadores se lançaram para refutar ou apoiar os resultados. Por um lado, a física envolvida é tremendamente complexa. Por outro, o tratamento estatístico dos dados deve ser impecável. Muitos de nós começamos a procurar nos cantos por pistas sobre algo que não se encaixa perfeitamente. 

Alguns cosmólogos tornam-se o personagem fofoqueiro do romance, que fornece informações ao principal responsável pela pesquisa.

A próxima questão a ser resolvida pelo nosso detetive cósmico pode ser formulada assim: por que a energia escura se comportou de maneira diferente em dois períodos do universo?

O DESI tem muita pesquisa pela frente. Pelo menos até 2026 continuará a observar.

Quem sabe que mais mistérios surgirão? E quem sabe se também resolverá alguns dos mistérios cosmológicos que já temos em mãos?

Tudo muda

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...