Pular para o conteúdo principal

Morre Peter Higgs, físico cuja pesquisa ajuda a compreender o universo

Estudo do cientista demonstra como as partículas do universo se impregna de massa


Santiago González de la Hoz
catedrático de Física, Instituto de Física Corpuscular, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

No dia 8 de abril de 2024 morreu o físico escocês Peter Higgs, que entrou para a história pela descoberta, entre outras conquistas, da partícula que leva seu nome e que ajuda a explicar o universo.

O filósofo grego Demócrito já considerava que a matéria era constituída por pequenas partículas indivisíveis, chamadas átomos, entre as quais existe um vazio. Demócrito sugeriu que a matéria era composta de pequenas partículas indestrutíveis que se moviam continuamente no espaço vazio e davam massa à matéria.


Higgs previu uma
partícula fundamental, 
que recebeu o nome 
dele, Bóson de Higgs
FOTO: DIVULGAÇÃO

Milhares de anos depois, Peter Higgs explicou o mecanismo pelo qual as partículas ganham massa e esse mecanismo previu uma partícula fundamental, chamada bóson de Higgs.

Ele apresentou sua teoria para explicar de onde veio a massa das partículas elementares e foi publicada em 1964. Nesse manuscrito ele deu forma à ideia de que um mecanismo permitia o redimensionamento da eletricidade: ela adquiria massa ao entrar em contato com uma partícula primordial e invisível. Isso representou uma ponte entre diferentes campos da física teórica.

O teste definitivo

Sua hipótese apoiada em um modelo matemático ganhou força quatro décadas depois, e o tornou famoso, quando o maior acelerador do mundo até hoje, o Large Hadron Collider (LHC), foi construído no centro europeu de pesquisa em física de partículas e energia nuclear, CERN. Um enorme complexo na Suíça pensado para que as partículas, neste caso os prótons, colidam e nos permitam verificar o que até então estava no campo das ideias.

Em 2012, experimentos realizados no LHC do CERN materializaram o que até então era uma suposição: a partícula de Higgs existia e aí mostraram as evidências. Esta descoberta consolida-se como a conquista mais notável do modelo padrão da física de partículas, a teoria mais completa até hoje que explica o universo visível no seu nível mais fundamental.

Com a descoberta do bóson de Higgs, ficou completo o modelo padrão, que descreve o conjunto de partículas elementares que compõem tudo o que conhecemos e as forças que interagem entre elas para que funcionem como peças de Lego que são montadas.

O bóson de Higgs é necessário para responder a uma questão-chave: partículas como quarks e léptons têm massa com a qual formam matéria. Mas de onde eles tiram essa massa? A resposta é o chamado campo de Higgs, um ambiente invisível que permeia todo o universo e impregna de massa as partículas que nele navegam.

Neste campo de Higgs estão os bósons de Higgs, que são os que “mancham” a massa nas partículas que formam a matéria.

Dois prêmios compartilhados

Em maio do ano seguinte, 2013, foi anunciada a atribuição do Prêmio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica a Peter Higgs, Françoise Englert (outro físico teórico cujas descobertas contribuíram para esta teoria) e ao CERN pela previsão teórica e detecção experimental do bóson de Higgs.

E em outubro Higgs recebeu o Prêmio Nobel de Física com Englert. Na sua declaração, o júri da academia sueca justificou a escolha porque a explicação de Higgs, considerada revolucionária, permitiu apoiar a compreensão do universo, baseada numa partícula que “tem origem num campo invisível que preenche todo o espaço. Mesmo quando parece vazio, ele está lá. Sem ele não existiríamos.”

O legado científico de Peter Higgs irá muito além do alcance das descobertas atuais. O bóson de Higgs, a “excitação” observável do campo Brout-Englert-Higgs, está ligado a algumas das questões mais intrigantes e cruciais da física fundamental.

Existem várias questões que o modelo padrão não consegue responder. Por exemplo, não explica o que é a matéria escura, um componente misterioso que constitui 27% do universo. Também não explica porque há mais matéria do que antimatéria no universo ou porque é que a expansão do cosmos está acelerando. E outra grande lacuna: não inclui a força da gravidade.

Esta partícula, ainda bastante misteriosa, representa, portanto, um portal excepcionalmente promissor para a física além do modelo padrão.

> Esse artigo foi escrito originalmente em espanhol.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...