Pular para o conteúdo principal

O legado dos neandertais ao Homo sapiens vai além do genoma

Diferentemente do que se suponha, os neandertais possuíam expressões artísticas complexas, provas de que tinham mente simbólica.


Ignácio Martín Lerma
professor catedrático de pré-história, Universidade de Múrcia, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Apesar de sua adaptação bem-sucedida a vários ambientes durante centenas de milhares de anos, os Neandertais desapareceram da face da Terra. A razão exata continua a ser tema de debate entre os cientistas, embora tudo indique que foi na Península Ibérica onde ocorreu a sua extinção. 

Alguns estudos sugerem que eles poderiam ter sido absorvidos ou deslocados por populações de Homo sapiens que migraram do Norte da África para a península durante o Paleolítico Superior. Outros investigadores acrescentam a isso os desafios ambientais que tiveram de enfrentar.


Em Múrcia, na Espanha, a
Caverna do Arco contém arte
rupestre atribuída aos neandertais
FOTO: REPRODUÇÃO DA WIKIPÉDIA

O que é inquestionável é o rico e extenso patrimônio arqueológico que deixaram por quase toda a Europa, sendo a Península Ibérica um território chave para o seu estudo. Destacam-se dezenas de sítios com ocupações, bem como restos fósseis descobertos em locais como a gruta de El Sidrón (Astúrias) ou a Sima de las Palomas (Múrcia), que contribuíram significativamente para o conhecimento que temos hoje sobre os Neandertais.

Enterre os nossos

Enterrar nossos mortos não é uma prática exclusiva dos humanos modernos. Nossos ancestrais pré-históricos também fizeram isso, o que revela uma clara capacidade cognitiva. Atualmente, ganhou grande popularidade o sítio Cova Foradada (Valência), que pode ser o cemitério de Neandertais mais antigo da Península Ibérica.

Normalmente, os restos humanos desta época encontram-se muito fragmentados, no entanto, neste local, foram depositados com muito cuidado no seu lado direito, o que permitiu que tanto o seu crânio como a sua mão persistissem até aos dias de hoje, quase completos, proporcionando assim informações anatômicas valiosas.

Mousteriano, um avanço tecnológico

Durante a sua existência ao longo do Paleolítico Médio, desenvolveu-se a cultura Mousteriana, caracterizada pelo trabalho da pedra para produzir pontas de lança ou ferramentas como denticulados, semelhantes à atual faca serrilhada.

Graças ao estudo dessa indústria lítica, podemos aprender fatos muito interessantes sobre a vida quotidiana dos nossos antepassados. Por exemplo, sítios como Cueva del Arco (Múrcia) permitem-nos saber como organizaram espacialmente o seu habitat, ou Cueva Antón (Múrcia), onde conseguimos extrair dados que atestam, graças ao estudo microscópico dos vestígios de uso encontrado nas ferramentas, em que épocas trabalhavam mais com couro ou madeira.

Como cozinhar caranguejos

Por outro lado, para aprofundar certas questões, a culinária, por exemplo, a arqueologia experimental tem ajudado muito. Essa disciplina fornece técnicas que permitem ratificar questões tão marcantes como conhecer de forma sistemática, pela primeira vez na história, o consumo de crustáceos marinhos, como ocorre na Figueira Brava (Portugal).

Os resultados experimentais indicam que os caranguejos foram assados, o que enfraqueceu a casca e facilitou a sua abertura. Embora também seja possível desarticular manualmente as pernas, na maioria das vezes seria necessário o uso de um pequeno martelo de pedra. 

Cicatrizes de impacto e fraturas longitudinais atestam o uso desse tipo de ferramenta para acessar as partes mais carnudas desses animais.

Arte, um teste do seu desenvolvimento cognitivo

Embora se pensasse tradicionalmente que os Neandertais não possuíam expressões artísticas complexas, os objetos decorativos e a arte são provas de que os nossos antepassados ​​possuíam uma mente simbólica.

Existem exemplos de arte rupestre neandertal em La Pasiega (Cantábria), Maltravieso (Cáceres) e Ardales (Málaga).

Nas paredes de todos os três há símbolos e ponteiros datados de antes da chegada dos humanos modernos à Europa, cerca de 45 mil anos atrás .

O mesmo ocorre com algumas conchas com umbo perfurado, encontradas na Cueva de los Aviones (Murcia), que provavelmente serviam como ornamento pessoal. Embora o significado exato desses elementos simbólicos permaneça uma questão de debate, a sua existência sugere uma capacidade cognitiva mais complexa do que se pensava anteriormente e desafia as concepções tradicionais da sua natureza e comportamento.

Essas evidências sugerem que os Neandertais estiveram presentes na Europa e, especificamente, na Península Ibérica, durante um importante período, embora o seu desaparecimento continue a causar muitas incógnitas.

O que temos hoje claro é o grande legado que eles nos deixaram. Arte, tradição e cultura material se misturam com um componente muito mais importante e pessoal, o DNA Neandertal que todo europeu e asiático carrega em seu genoma.

> Esse artigo foi escrito originalmente em espanhol.

Comentários

betoquintas disse…
Arte, essa coisa que vem da criatividade, sem evidência de existência. Um "pecado" para o ateísmo 😏🤭.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...