Pular para o conteúdo principal

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Estudo afirma que parte dos ateus não se assume em pesquisa e em formulários em geral porque teme o estigma de tal convicção, tendo de pagar potenciais custos sociais


Christopher P. Scheitle
professor associado de sociologia, West Virginia University, Estados Unidos

Katie Corcoran
professora associada de sociologia, West Virginia University

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

O número de indivíduos nos Estados Unidos que não se identificam como fazendo parte de qualquer religião cresceu dramaticamente nos últimos anos, e os “nenhum” são agora maiores do que qualquer grupo religioso único.

Conforme a Pesquisa Social Geral, as pessoas sem filiação religiosa representavam apenas cerca de 5% da população dos EUA na década de 1970. Esse percentual começou a aumentar na década de 1990 e hoje gira em torno de 30%.

À primeira vista, alguns podem presumir que isso significa que quase 1 em cada 3 americanos são ateus, mas isso está longe de ser verdade. Na verdade, apenas cerca de 4% dos adultos norte-americanos se identificam como ateus.

Como sociólogos que estudam religião nos EUA, queríamos saber mais sobre a diferença entre essas percentagens e por que alguns indivíduos se identificam como ateus, enquanto outros indivíduos não afiliados não o fazem.

Muitos tons de 'nenhum'

Os não afiliados religiosamente constituem um grupo diversificado. Alguns ainda frequentam os cultos, dizem ser pelo menos um pouco religiosos e expressam algum nível de crença em Deus — embora tendam a fazer essas coisas a uma taxa mais baixa do que os indivíduos que se identificam com uma religião

Existe até diversidade na forma como os indivíduos sem filiação religiosa se identificam. Quando questionados sobre a sua religião em pesquisas, as respostas não afiliadas incluem “agnóstico”, “sem religião”, “nada em particular”, “nenhuma” e assim por diante.

Apenas cerca de 17% das pessoas sem filiação religiosa se identificam explicitamente como “ateus” nas pesquisas. Na maior parte dos casos, os ateus rejeitam mais ativamente a religião e os conceitos religiosos do que outros indivíduos sem filiação religiosa.

Entre as pessoas que dizem
não acreditam em Deus, 
quantas afirmam serem ateias?


Nossa pesquisa recente examina duas questões relacionadas ao ateísmo. Primeiro, o que torna um indivíduo mais ou menos propenso a se identificar como ateu? Em segundo lugar, o que torna alguém mais ou menos propenso a adotar uma visão de mundo ateísta ao longo do tempo?

Além da crença — e da descrença

Considere a primeira pergunta: quem provavelmente se identificará como ateu? Para responder a isso, também precisamos pensar sobre o que significa o ateísmo em primeiro lugar.

Nem todas as tradições religiosas enfatizam a crença numa divindade. Contudo, no contexto dos EUA, particularmente em tradições como o Cristianismo, o ateísmo é frequentemente equiparado a dizer que alguém não acredita em Deus. 

No entanto, num dos nossos inquéritos, descobrimos que entre os adultos norte-americanos que dizem “Não acredito em Deus”, apenas cerca de metade selecionará “ateu” quando questionados sobre a sua identidade religiosa.

Em outras palavras, rejeitar a crença em Deus não é de forma alguma uma condição suficiente para se identificar como ateu. Então, por que alguns indivíduos que não acreditam em Deus se identificam como ateus e outros não?

O nosso estudo descobriu haver uma série de outras forças sociais associadas à probabilidade de um indivíduo se identificar como ateu, acima e para além da sua descrença em Deus — particularmente o estigma.

Muitos americanos olham para os ateus com suspeita e desgosto. Notavelmente, alguns inquéritos de ciências sociais nos EUA incluem perguntas sobre quanta tolerância as pessoas têm para com os ateus, juntamente com perguntas sobre a tolerância para com racistas e comunistas.

Este estigma significa que ser ateu acarreta potenciais custos sociais, especialmente em certas comunidades. Vemos essa dinâmica acontecer em nossos dados.

Os conservadores políticos, por exemplo, são menos propensos a identificar-se como ateus, mesmo que não acreditem em Deus. Pouco menos de 39% dos indivíduos que se identificam como “extremamente conservadores” e que dizem não acreditar em Deus se identificam como ateus. Isto compara-se com 72% de indivíduos identificados como “extremamente liberais” que dizem não acreditar em Deus.

Argumentamos que isto provavelmente é uma função de opiniões mais negativas dos ateus em círculos politicamente conservadores.

Adotando o ateísmo

Afirmar que alguém não acredita em Deus, entretanto, é o indicador mais forte de se identificar como ateu. Isto leva à nossa segunda questão de investigação: Que fatores tornam alguém mais ou menos propenso a perder a sua crença ao longo do tempo?

Num segundo estudo baseado em inquérito, a partir de uma amostra representativa diferente de quase 10.000 adultos norte-americanos, descobrimos que cerca de 6% dos indivíduos que declararam ter algum nível de crença em Deus aos 16 anos passaram a dizer quando adulto “Não acredito em Deus”.

Grupo não é aleatório.

A nossa análise conclui, talvez sem surpresa, que quanto mais forte fosse a crença de um indivíduo em Deus aos 16 anos, menor seria a probabilidade de ele ter adotado uma cosmovisão ateísta quando adulto. 

Por exemplo, menos de 2% dos indivíduos que disseram que “eu sabia que Deus realmente existia e não tinha dúvidas sobre isso” quando adolescentes adotaram uma visão de mundo ateísta mais tarde. Isto se compara com mais de 20% daqueles que disseram que “eu não sabia se Deus existia e não acreditava que houvesse alguma maneira de descobrir” quando tinham 16 anos.

No entanto, a nossa análise revela que vários outros fatores tornam alguém mais ou menos propenso a adotar uma cosmovisão ateísta.

Independentemente de quão forte fosse a sua crença adolescente, por exemplo, os negros, asiáticos e hispano-americanos eram menos propensos a identificar-se mais tarde como ateus do que os indivíduos brancos. 

Se todo o restante for igual, as probabilidades de os indivíduos nesses grupos adotarem uma visão de mundo ateísta eram cerca de 50% a 75% menores do que as probabilidades dos indivíduos brancos. Em parte, isso pode ser o resultado do fato de grupos que já enfrentam o estigma relacionado com a sua raça ou etnia serem menos capazes ou dispostos a assumir os custos sociais adicionais de serem ateus.

Por outro lado, descobrimos que os adultos com mais rendimentos — independentemente de quão forte era a sua crença aos 16 anos — são mais propensos a adotar a postura de que não acreditam em Deus

Cada aumento de um nível de renda para outro, numa escala de 11 pontos, aumenta as chances de adotar uma visão de mundo ateísta em cerca de 5%.

Isto poderia ser uma função da renda fornecer uma proteção contra qualquer estigma associado à manutenção de uma visão de mundo ateísta. Ter um rendimento mais elevado, por exemplo, pode dar a um indivíduo os recursos necessários para evitar círculos sociais e situações em que ser ateu possa ser tratado negativamente.

No entanto, pode haver outra explicação. Alguns cientistas sociais sugeriram que tanto a riqueza como a fé podem proporcionar segurança existencial — a confiança de que não iremos enfrentar uma tragédia em nenhum momento — e, portanto, um rendimento mais elevado reduz a necessidade de acreditar em forças sobrenaturais, em primeiro lugar.

Tais descobertas são um poderoso lembrete de que as nossas crenças, comportamentos e identidades não são inteiramente nossos, mas muitas vezes moldados por situações e culturas em que nos encontramos.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Entidades religiosas vão poder questionar leis, prevê emenda

Autor da emenda é o deputado evangélico João Campos A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara aprovou hoje a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 99/11 que concede às entidades religiosas de âmbito nacional o direito de propor ação direita de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao STF (Supremo Tribunal Federal). O autor da PEC é o deputado João Campos (PSDB-GO), que é também presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Para ser submetida à votação, no plenário, a proposta ainda terá de ser aprovada por uma comissão especial, em prazo não previsto. Caso ela seja aprovada pelo plenário da Câmara, entidades como o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, a Convenção Batista Nacional e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) estarão habilitadas a questionar leis relacionadas ao aborto, concessão de direitos aos homossexuais e outros temas de interesse dos religiosos. Tweet ...

Sottomaior responde a Gandra: fundamentalismo ateu é ficção

Título original: O fundamentalismo de cada dia por Daniel Sottomaior para Folha em resposta a Integrante da Opus Dei critica o ‘fundamentalismo ateu’ brasileiro Sottomaior é presidente da  Associação Brasileira  dos Ateus e Agnósticos Segundo Ives Gandra, em recente artigo nesta Folha ("Fundamentalismo ateu", 24/11), existe uma coisa chamada "fundamentalismo ateu", que empreende "guerra ateia contra aqueles que vivenciam a fé cristã". Nada disso é verdade, mas fazer os religiosos se sentirem atacados por ateus é uma estratégia eficaz para advogados da cúria romana. Com o medo, impede-se que indivíduos possam se aproximar das linhas do livre-pensamento. É bom saber que os religiosos reconhecem o dano causado pelo fundamentalismo, mas resta deixar bem claro que essa conta não pode ser debitada também ao ateísmo. Os próprios simpatizantes dos fundamentos do cristianismo, que pregam aderência estrita a eles, criaram a palavra "fund...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...