Estudo afirma que parte dos ateus não se assume em pesquisa e em formulários em geral porque teme o estigma de tal convicção, tendo de pagar potenciais custos sociais
Christopher P. Scheitle
professor associado de sociologia, West Virginia University, Estados Unidos
Katie Corcoran
professora associada de sociologia, West Virginia University
The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas
Conforme a Pesquisa Social Geral, as pessoas sem filiação religiosa representavam apenas cerca de 5% da população dos EUA na década de 1970. Esse percentual começou a aumentar na década de 1990 e hoje gira em torno de 30%.
À primeira vista, alguns podem presumir que isso significa que quase 1 em cada 3 americanos são ateus, mas isso está longe de ser verdade. Na verdade, apenas cerca de 4% dos adultos norte-americanos se identificam como ateus.
Como sociólogos que estudam religião nos EUA, queríamos saber mais sobre a diferença entre essas percentagens e por que alguns indivíduos se identificam como ateus, enquanto outros indivíduos não afiliados não o fazem.
Existe até diversidade na forma como os indivíduos sem filiação religiosa se identificam. Quando questionados sobre a sua religião em pesquisas, as respostas não afiliadas incluem “agnóstico”, “sem religião”, “nada em particular”, “nenhuma” e assim por diante.
Apenas cerca de 17% das pessoas sem filiação religiosa se identificam explicitamente como “ateus” nas pesquisas. Na maior parte dos casos, os ateus rejeitam mais ativamente a religião e os conceitos religiosos do que outros indivíduos sem filiação religiosa.
À primeira vista, alguns podem presumir que isso significa que quase 1 em cada 3 americanos são ateus, mas isso está longe de ser verdade. Na verdade, apenas cerca de 4% dos adultos norte-americanos se identificam como ateus.
Como sociólogos que estudam religião nos EUA, queríamos saber mais sobre a diferença entre essas percentagens e por que alguns indivíduos se identificam como ateus, enquanto outros indivíduos não afiliados não o fazem.
Muitos tons de 'nenhum'
Os não afiliados religiosamente constituem um grupo diversificado. Alguns ainda frequentam os cultos, dizem ser pelo menos um pouco religiosos e expressam algum nível de crença em Deus — embora tendam a fazer essas coisas a uma taxa mais baixa do que os indivíduos que se identificam com uma religiãoExiste até diversidade na forma como os indivíduos sem filiação religiosa se identificam. Quando questionados sobre a sua religião em pesquisas, as respostas não afiliadas incluem “agnóstico”, “sem religião”, “nada em particular”, “nenhuma” e assim por diante.
Apenas cerca de 17% das pessoas sem filiação religiosa se identificam explicitamente como “ateus” nas pesquisas. Na maior parte dos casos, os ateus rejeitam mais ativamente a religião e os conceitos religiosos do que outros indivíduos sem filiação religiosa.
Entre as pessoas que dizem
não acreditam em Deus,
quantas afirmam serem ateias?
Nossa pesquisa recente examina duas questões relacionadas ao ateísmo. Primeiro, o que torna um indivíduo mais ou menos propenso a se identificar como ateu? Em segundo lugar, o que torna alguém mais ou menos propenso a adotar uma visão de mundo ateísta ao longo do tempo?
Além da crença — e da descrença
Considere a primeira pergunta: quem provavelmente se identificará como ateu? Para responder a isso, também precisamos pensar sobre o que significa o ateísmo em primeiro lugar.Nem todas as tradições religiosas enfatizam a crença numa divindade. Contudo, no contexto dos EUA, particularmente em tradições como o Cristianismo, o ateísmo é frequentemente equiparado a dizer que alguém não acredita em Deus.
No entanto, num dos nossos inquéritos, descobrimos que entre os adultos norte-americanos que dizem “Não acredito em Deus”, apenas cerca de metade selecionará “ateu” quando questionados sobre a sua identidade religiosa.
Em outras palavras, rejeitar a crença em Deus não é de forma alguma uma condição suficiente para se identificar como ateu. Então, por que alguns indivíduos que não acreditam em Deus se identificam como ateus e outros não?
O nosso estudo descobriu haver uma série de outras forças sociais associadas à probabilidade de um indivíduo se identificar como ateu, acima e para além da sua descrença em Deus — particularmente o estigma.
Muitos americanos olham para os ateus com suspeita e desgosto. Notavelmente, alguns inquéritos de ciências sociais nos EUA incluem perguntas sobre quanta tolerância as pessoas têm para com os ateus, juntamente com perguntas sobre a tolerância para com racistas e comunistas.
Este estigma significa que ser ateu acarreta potenciais custos sociais, especialmente em certas comunidades. Vemos essa dinâmica acontecer em nossos dados.
Os conservadores políticos, por exemplo, são menos propensos a identificar-se como ateus, mesmo que não acreditem em Deus. Pouco menos de 39% dos indivíduos que se identificam como “extremamente conservadores” e que dizem não acreditar em Deus se identificam como ateus. Isto compara-se com 72% de indivíduos identificados como “extremamente liberais” que dizem não acreditar em Deus.
Argumentamos que isto provavelmente é uma função de opiniões mais negativas dos ateus em círculos politicamente conservadores.
Num segundo estudo baseado em inquérito, a partir de uma amostra representativa diferente de quase 10.000 adultos norte-americanos, descobrimos que cerca de 6% dos indivíduos que declararam ter algum nível de crença em Deus aos 16 anos passaram a dizer quando adulto “Não acredito em Deus”.
Em outras palavras, rejeitar a crença em Deus não é de forma alguma uma condição suficiente para se identificar como ateu. Então, por que alguns indivíduos que não acreditam em Deus se identificam como ateus e outros não?
O nosso estudo descobriu haver uma série de outras forças sociais associadas à probabilidade de um indivíduo se identificar como ateu, acima e para além da sua descrença em Deus — particularmente o estigma.
Muitos americanos olham para os ateus com suspeita e desgosto. Notavelmente, alguns inquéritos de ciências sociais nos EUA incluem perguntas sobre quanta tolerância as pessoas têm para com os ateus, juntamente com perguntas sobre a tolerância para com racistas e comunistas.
Este estigma significa que ser ateu acarreta potenciais custos sociais, especialmente em certas comunidades. Vemos essa dinâmica acontecer em nossos dados.
Os conservadores políticos, por exemplo, são menos propensos a identificar-se como ateus, mesmo que não acreditem em Deus. Pouco menos de 39% dos indivíduos que se identificam como “extremamente conservadores” e que dizem não acreditar em Deus se identificam como ateus. Isto compara-se com 72% de indivíduos identificados como “extremamente liberais” que dizem não acreditar em Deus.
Argumentamos que isto provavelmente é uma função de opiniões mais negativas dos ateus em círculos politicamente conservadores.
Adotando o ateísmo
Afirmar que alguém não acredita em Deus, entretanto, é o indicador mais forte de se identificar como ateu. Isto leva à nossa segunda questão de investigação: Que fatores tornam alguém mais ou menos propenso a perder a sua crença ao longo do tempo?Num segundo estudo baseado em inquérito, a partir de uma amostra representativa diferente de quase 10.000 adultos norte-americanos, descobrimos que cerca de 6% dos indivíduos que declararam ter algum nível de crença em Deus aos 16 anos passaram a dizer quando adulto “Não acredito em Deus”.
Grupo não é aleatório.
A nossa análise conclui, talvez sem surpresa, que quanto mais forte fosse a crença de um indivíduo em Deus aos 16 anos, menor seria a probabilidade de ele ter adotado uma cosmovisão ateísta quando adulto.Por exemplo, menos de 2% dos indivíduos que disseram que “eu sabia que Deus realmente existia e não tinha dúvidas sobre isso” quando adolescentes adotaram uma visão de mundo ateísta mais tarde. Isto se compara com mais de 20% daqueles que disseram que “eu não sabia se Deus existia e não acreditava que houvesse alguma maneira de descobrir” quando tinham 16 anos.
No entanto, a nossa análise revela que vários outros fatores tornam alguém mais ou menos propenso a adotar uma cosmovisão ateísta.
Independentemente de quão forte fosse a sua crença adolescente, por exemplo, os negros, asiáticos e hispano-americanos eram menos propensos a identificar-se mais tarde como ateus do que os indivíduos brancos.
No entanto, a nossa análise revela que vários outros fatores tornam alguém mais ou menos propenso a adotar uma cosmovisão ateísta.
Independentemente de quão forte fosse a sua crença adolescente, por exemplo, os negros, asiáticos e hispano-americanos eram menos propensos a identificar-se mais tarde como ateus do que os indivíduos brancos.
Se todo o restante for igual, as probabilidades de os indivíduos nesses grupos adotarem uma visão de mundo ateísta eram cerca de 50% a 75% menores do que as probabilidades dos indivíduos brancos. Em parte, isso pode ser o resultado do fato de grupos que já enfrentam o estigma relacionado com a sua raça ou etnia serem menos capazes ou dispostos a assumir os custos sociais adicionais de serem ateus.
Por outro lado, descobrimos que os adultos com mais rendimentos — independentemente de quão forte era a sua crença aos 16 anos — são mais propensos a adotar a postura de que não acreditam em Deus.
Por outro lado, descobrimos que os adultos com mais rendimentos — independentemente de quão forte era a sua crença aos 16 anos — são mais propensos a adotar a postura de que não acreditam em Deus.
Cada aumento de um nível de renda para outro, numa escala de 11 pontos, aumenta as chances de adotar uma visão de mundo ateísta em cerca de 5%.
Isto poderia ser uma função da renda fornecer uma proteção contra qualquer estigma associado à manutenção de uma visão de mundo ateísta. Ter um rendimento mais elevado, por exemplo, pode dar a um indivíduo os recursos necessários para evitar círculos sociais e situações em que ser ateu possa ser tratado negativamente.
No entanto, pode haver outra explicação. Alguns cientistas sociais sugeriram que tanto a riqueza como a fé podem proporcionar segurança existencial — a confiança de que não iremos enfrentar uma tragédia em nenhum momento — e, portanto, um rendimento mais elevado reduz a necessidade de acreditar em forças sobrenaturais, em primeiro lugar.
Tais descobertas são um poderoso lembrete de que as nossas crenças, comportamentos e identidades não são inteiramente nossos, mas muitas vezes moldados por situações e culturas em que nos encontramos.
Isto poderia ser uma função da renda fornecer uma proteção contra qualquer estigma associado à manutenção de uma visão de mundo ateísta. Ter um rendimento mais elevado, por exemplo, pode dar a um indivíduo os recursos necessários para evitar círculos sociais e situações em que ser ateu possa ser tratado negativamente.
No entanto, pode haver outra explicação. Alguns cientistas sociais sugeriram que tanto a riqueza como a fé podem proporcionar segurança existencial — a confiança de que não iremos enfrentar uma tragédia em nenhum momento — e, portanto, um rendimento mais elevado reduz a necessidade de acreditar em forças sobrenaturais, em primeiro lugar.
Tais descobertas são um poderoso lembrete de que as nossas crenças, comportamentos e identidades não são inteiramente nossos, mas muitas vezes moldados por situações e culturas em que nos encontramos.
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