Pular para o conteúdo principal

Saiba por que vegano corre risco de se tornar em idiota útil na sociedade de consumo

Veganwashing é um termo que se refere à prática empresarial que busca aumentar a lucratividade utilizando o movimento vegano e suas demandas, principalmente as de consumo, sem compromisso com os reais valores do veganismo. A prática é conhecida como "lavagem vegana", na falta de uma melhor designação em português


Jerônimo Segal
professor de história e sociologia, na Universidade de Sorbone, França

The Conversation
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas

Você pode ser vegano por vários motivos: pelo planeta, pela sua saúde ou pela preocupação com o bem-estar animal. O veganismo também pode ser promovido em conexão com diversas ambições e por múltiplos meios. O veganismo está, portanto, ligado ao desenvolvimento da IA ​​ou à venda de automóveis sem couro animal. Falaremos então de “veganwashing” quando o veganismo for explorado.

Esse é o tema do último livro do historiador Jérôme Segal, que publica “Veganwashing, a instrumentalização política do veganismo” com a Lux Editions. Ele explica como os veganos, embora representem menos de 1% da população mundial, são alvo de uma crescente exploração política ou econômica. Peças selecionadas onde o autor questiona o posicionamento dos veganos em relação ao desenvolvimento de produtos industriais veganos.

Se o capitalismo acomoda bem o veganismo é porque se afirma como um estilo de vida particular participante na construção da identidade e também parte de uma tendência, ou por vezes até de uma moda. O veganismo tem, portanto, uma dimensão ontológica importante, “vegano” é um atributo do sujeito, nós “somos” veganos.

Num artigo sobre “operações de lavagem vegana” e o seu impacto na luta pela causa animal em Itália, o investigador de ciência política Niccolò Bertuzzi explica que o veganismo é historicamente anticapitalista, mas que essa influência hoje tende a desaparecer por razões pragmáticas.

“Os defensores dos animais reagiram (e ainda reagem) de diferentes maneiras às operações de lavagem vegana lançadas cada vez com mais frequência pelas grandes empresas e, de forma mais geral, pelo capitalismo contemporâneo. É raro que […] afirmem a natureza historicamente antagónica e contra-hegemónica do veganismo. Pelo contrário, a prioridade dada à melhoria das condições de vida dos animais não humanos, a consideração de uma redução imediata do número das suas mortes, ou mesmo de uma maior possibilidade de escolha para os consumidores humanos, encorajaram outros intervenientes na arena a avaliar posições conciliatórias (ou mesmo apoio explícito) em relação a atores fortemente caracterizados pela sua natureza capitalista (hegemónica). »


Multicionais aderem
à luta cultural do
veganismo e obtêm
lucro com isso

Quando os ativistas dos direitos dos animais são questionados sobre as suas posições em relação às grandes multinacionais que oferecem gamas de produtos veganos, as reações são tão variadas quanto instrutivas.

Jérémy Dubois é cofundador da Mission Sentience, associação que sensibiliza os jovens para esse conceito, e ministra formação em ativismo animal. 

Para ele, qualquer oferta vegana é boa de aceitar, pois a comida tem a particularidade de seu consumo ser limitado pela saciedade. 

“Qualquer bife vegetal que você compra é um bife animal a menos porque as pessoas não comem dois ao mesmo tempo”, explica. 

De acordo com esta lógica, a acusação de lavagem vegana contra as indústrias seria um dos efeitos colaterais de uma ação globalmente eficaz.

Autora de um livro sobre as manifestações linguísticas do especismo, Marie-Claude Marsolier também não está preocupada com o aumento da oferta de produtos veganos oferecidos pela indústria alimentícia. Ela ainda vê vantagens que podem ser decisivas no longo prazo:

“As multinacionais da indústria da carne, ao desenvolverem gamas de produtos veganos, estão naturalmente a adotar uma estratégia de diversificação, a fim de antecipar o desenvolvimento potencial do mercado vegano, portanto sem que este seja provavelmente motivado por considerações éticas. No entanto, ao fazê-lo, dão, por um lado, o seu apoio aos produtos veganos, sempre suspeitos de serem insuficientes em termos de sabor ou nutrição, e, por outro lado, reduzem a “lacuna ontológica” entre os produtos à base de carne. e plantas (“Tudo bem, não é salsicha ‘de verdade’, mas ainda é feita pela empresa X”). Finalmente, é também uma garantia de que estas empresas não lutarão activamente contra o veganismo, uma vez que poderão beneficiar de uma mudança no mercado a seu favor."

Outros acolhem com satisfação a consciência que a compra desses produtos pode gerar. Chefe da filial francesa da Generation Vegan, Flavien Bascoul especifica, por exemplo, que “não devemos imaginar que as pessoas que se vêem levadas ao veganismo por razões x ou y, não seriam capazes de vir posteriormente a perceber que a questão em relação a animais é fundamental, numa abordagem vegana.” 

Da mesma forma, Tobias Leenaert argumenta que as mudanças de opinião sobre certas questões morais às vezes surgem de uma mudança de comportamento, em vez de causá-la:

“A importância e o peso dos argumentos morais como impulsionadores da mudança são relativos. Queremos que as pessoas se tornem veganas porque se preocupam com os animais, e precisamos de aumentar a consciência moral das pessoas se quisermos alcançar uma mudança duradoura. Mas essa preocupação com os animais pode resultar de uma mudança de comportamento por outras razões. É um caminho mais indireto, mas se funcionar, deveríamos usá-lo. »

Flavien Bascoul, por sua vez, também oferece um interessante experimento mental: “Imaginemos o caso oposto: se uma grande empresa que só fabrica produtos veganos começasse amanhã a diversificar sua oferta com a venda de carne. Não creio que lobistas pró-carne questionariam se isso é ou não do seu interesse..."

No geral, o pragmatismo prevalece. Laurent, um ativista alsaciano envolvido em ações no terreno, está consciente da preponderância do capitalismo na sociedade e faz a seguinte observação:

“É claro que é o capitalismo que está por detrás desses produtos, mas penso que temos de usar o sistema tal como ele é, em nosso benefício. Tudo o que esses grandes grupos querem é obter lucros e as fábricas conquistarão quota de mercado. Como resultado, a proporção de produtos de origem animal será reduzida e menos animais morrerão. […] No final de 2021, a Danone decidiu transformar uma fábrica no Gers que utilizava leite de vaca numa fábrica de produtos alternativos à base de plantas, isso é bom! Vamos usar o capitalismo! Respeito as posições anarquistas ou anticapitalistas, mas é preciso ser pragmático. »

Tom Bry-Chevalier, doutorando na Cátedra de Economia Climática da Universidade de Lorena e especialista em carnes alternativas, vai na mesma direção e acredita que a oferta de alternativas industriais à carne “ajuda a normalizar a alimentação de base vegetal e a torná-la acessível. Sem ser ingênuo quanto às intenções das grandes marcas (que provavelmente não o fazem por puro altruísmo), acho difícil ver como podemos considerar que isso não está a ir na direção certa.”

Um dos primeiros ativistas e pensadores da causa animal em França tem uma posição mais matizada sobre este assunto, mas ainda deseja permanecer anónimo. Segundo ele, as alternativas propostas pelas grandes empresas devem ser incentivadas, mas não mudarão muito:

 “Eu acho que é uma coisa ótima. É uma forma de integrar o veganismo numa certa normalidade, de o tirar do seu gueto vegano, e é assim que o consumo de produtos de origem animal deverá diminuir nos próximos anos. Sabemos agora perfeitamente (é o que indicam as atuais tendências e previsões) que este consumo não diminuirá porque haverá cada vez mais veganos, mas sim porque o resto da população consumirá cada vez mais produtos vegetarianos e veganos, sem parar também de consumir produtos de origem animal, mas em quantidades cada vez menores. O sonho de veganizar o mundo, convencendo todas as pessoas a se tornarem veganas, não se tornará realidade. Não é assim, de qualquer maneira."

A polarização dos veganos em ambos os lados de um purismo da carteira (ansiosos por não financiar uma determinada empresa comprando as suas salsichas vegetarianas, porque também produz salsichas feitas de cadáveres de porcos) é, na minha opinião, um efeito da sua tensão de identidade como veganos; Se quisermos reduzir a exploração animal, então os enchidos vegetarianos da Herta (mesmo não veganos) são uma excelente coisa, uma boa notícia, e faz sentido incentivar a sua venda, se for necessário.

No entanto, penso que não é o aumento do consumo de produtos vegetais que irá mudar as coisas para os animais, mas sim a luta cultural e política para mudar a nossa relação com os animais e as leis que lhes dizem respeito – uma luta cultural e política um tanto dificultada pela mania da estratégia vegana, que tende a ser hegemônica.

Mathilde Sapin, do coletivo Anonymous for the Voiceless que instala telas de televisão em ruas de pedestres para exibir filmes sobre exploração animal, acrescenta uma dimensão comparativa:

"Sou a favor de banalizar a oferta de plantas, fazendo de tudo para evitar que ela fique marginalizada […]. É um passo necessário, mas não um fim em si mesmo. Tornar os supermercados mais ecológicos não será suficiente sem ética. Os alemães, que estão à frente em termos de fornecimento de plantas, consomem quase tantos animais terrestres quanto os franceses a cada ano (79 kg por pessoa)”

Da mesma forma, como vimos, apesar da sua elevada proporção de veganos e da abundância da sua oferta à base de plantas [e de quase 4% da sua população que se declara vegana], Israel tem um consumo de carne que sobe para 99 quilos por ano. por pessoa. A oferta vegana, portanto, não leva necessariamente a uma redução do sofrimento animal.

Entre os entrevistados, outros ainda questionam se essas gamas veganas de grandes grupos não estão a vender em detrimento de marcas 100% veganas que, por sua vez, integram a causa animal na sua comunicação. 

Além disso, podemos pensar que os veganos ainda beneficiariam, em termos de ideias, de denunciar todas as empresas que participam na exploração animal, incluindo aquelas que plantam as suas ofertas para tornar a sua imagem mais verde. Por outras palavras, a questão da lavagem vegana permanece e não pode ser resolvida enquanto o veganismo for reduzido a um simples boicote.

Comentários

AspenBH disse…
1/4 da terra do mundo já é usada para criar gado e 1/3 de todos os grãos do mundo são usados para alimentar gado.
É suicídio continuar com esse hábito primitivo e repulsivo de comer carniça.
A pecuária é uma indústria insustentável e não dá para contemporizar fatos com frivolidade cultural.
São 15.000 litros d'água para produzir um quilo de carne de boi contra 130 litros para produzir um quilo de tomates – leia meus lábios: PRO-DU-TI-VI-DA-DE.
Talvez o que falte aos 8 bilhões de macacos pelados seja instrução fundamental em aritmética - e também capacidade cognitiva básica.
betoquintas disse…
Engraçado que não se fala da base religiosa do vegetarianismo. Ou da desonestidade intelectual em tentar dar uma base científica a uma crença. Nada se fala da necessidade do vegano de ter que suplementar a absorção de B12. Nada se fala do estudo científico que mostra que a proteína animal é mais absorvida pelo organismo do que a proteína vegetal. Nada se fala da epidemia de cólera (lembra?) causada pelo consumo de vegetais. Nada se fala do impacto ambiental causada pela agricultura, uso de agrotóxicos, nem da morte de pequenos roedores, insetos e larvas na Happy Farm Ville. Nada se fala dos casos de crianças que morreram porque os pais quiseram impor a dieta vegana. Ateu não pode nem deveria ser vegano, porque tem base em uma crença.
AspenBH disse…

A gente apresenta dados estatísticos e científicos sólidos (disponibilizados pela FAO) e os carolas do Culto à Carniça nos acusam de ser fanáticos religiosos irracionais, iguaizinhos a eles próprios. Enfim, a hipocrisia.
Somos seres heterótrofos, nossas células são incapazes de sintetizar nosso próprio alimento. Logo, temos que matar para comer. Seja animal ou vegetal, todos nós nos alimentamos de carniça. Hipocrisia é achar que só os animais sofrem ao serem mortos. Plantas também são seres sencientes. Quando você come um punhado de grãos, em cada um deles havia o broto de uma nova planta, ou seja, o embrião daquele vegetal.
Somos equipados, desde a nossa dentição até às nossas enzimas digestórias, para processarmos tanto matéria animal quanto vegetal. O que significa o óbvio : precisamos das duas coisas.
Tornar-se vegetariano ou vegano não faz com quem ninguém deixe de ser um "matador", que deixe de se alimentar de seres mortos.
Cada um se alimenta do que quer, o que acho insuportável são os "verdinhos" ficarem de proselitismo pra cima dos outros. Parecem Testemunhas de Jeová.
Recomendo que, caso se interesse, procure ler o livro abaixo
https://sextante.com.br/livros/a-vida-secreta-das-arvores/
AspenBH disse…
1/4 da terra do mundo já é usada para criar gado e 1/3 de todos os grãos do mundo são usados para alimentar gado. São 15.000 litros d'água para produzir um quilo de carne de boi contra 130 litros para produzir um quilo de tomates – leia meus lábios:
PRO-DU-TI-VI-DA-DE.
MI-NI-MI-ZA-ÇÃO DE DA-NOS.

( Quem sabe, se eu repetir esse texto um milhão de vezes, apareça por aqui um idólatra de carne para explicar como conciliar o suicídio ecológico representado pelo consumo de carniça. Porque até agora só ouvi mimimi e nenhuma resposta para esse desastre anunciado. Acabou a terra disponível, boçal. Acabou a água potável disponível, boçal. Simples assim! Então vamos continuar repetindo...)

1/4 da terra do mundo já é usada para criar gado e 1/3 de todos os grãos do mundo são usados para alimentar gado. São 15.000 litros d'água para produzir um quilo de carne de boi contra 130 litros para produzir um quilo de tomates – leia meus lábios: PRO-DU-TI-VI-DA-DE. MI-NI-MI-ZA-ÇÃO DE DA-NOS.

1/4 da terra do mundo já é usada para criar gado e 1/3 de todos os grãos do mundo são usados para alimentar gado. São 15.000 litros d'água para produzir um quilo de carne de boi contra 130 litros para produzir um quilo de tomates – leia meus lábios:
PRO-DU-TI-VI-DA-DE.
MI-NI-MI-ZA-ÇÃO DE DA-NOS.

1/4 da terra do mundo já é usada para criar gado e 1/3 de todos os grãos do mundo são usados para alimentar gado. São 15.000 litros d'água para produzir um quilo de carne de boi contra 130 litros para produzir um quilo de tomates – leia meus lábios:
PRO-DU-TI-VI-DA-DE.
MI-NI-MI-ZA-ÇÃO DE DA-NOS.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê