Os católicos são aconselhadores a não revelar informação pessoal para que ela não se espalhe na internet
Uma igreja católica suíça instalou um Jesus IA em um confessionário para interagir com os visitantes. A instalação foi um projeto de dois meses em religião, tecnologia e arte intitulado “Deus in Machina”, criado na Universidade de Lucerna.
Os usuários eram aconselhados a não revelar nenhuma informação pessoal e confirmar saberem que estavam interagindo com o avatar por sua conta e risco.
Algumas manchetes afirmavam que o AI Jesus estava realmente envolvido no ato ritual de ouvir as confissões das pessoas sobre seus pecados, mas esse não era o caso.
Joanne M. Pirce
professora emérita de estudos religiosos, College of the Holy Cross, Estados Unidos
The Conversationl
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas
O título latino significa literalmente “deus da máquina”; refere-se a um recurso de enredo usado em peças gregas e romanas, introduzindo um deus para resolver um problema ou conflito impossível enfrentado pelos personagens.
Este holograma de Jesus
em uma tela foi animado
por um programa de
inteligência artificial.
A programação da IA
incluía textos teológicos,
e os visitantes eram
convidados a fazer
perguntas à IA Jesus,
visualizadas em um
monitor atrás de uma
tela de treliça
por um programa de
inteligência artificial.
A programação da IA
incluía textos teológicos,
e os visitantes eram
convidados a fazer
perguntas à IA Jesus,
visualizadas em um
monitor atrás de uma
tela de treliça
Os usuários eram aconselhados a não revelar nenhuma informação pessoal e confirmar saberem que estavam interagindo com o avatar por sua conta e risco.
Algumas manchetes afirmavam que o AI Jesus estava realmente envolvido no ato ritual de ouvir as confissões das pessoas sobre seus pecados, mas esse não era o caso.
No entanto, embora o AI Jesus não estivesse realmente ouvindo confissões, como especialista na história da adoração cristã, fiquei perturbado pelo ato de colocar o projeto de IA em um confessionário real que os paroquianos normalmente usariam.
Um confessionário é uma cabine onde padres católicos ouvem confissões de pecados dos paroquianos e lhes concedem absolvição, perdão, em nome de Deus. Confissão e arrependimento sempre acontecem na comunidade humana que é a igreja. Crentes confessam seus pecados a padres ou bispos.
História antiga
As escrituras do Novo Testamento enfatizam claramente um contexto humano e comunitário para admitir e arrepender-se dos pecados.
No Evangelho de João, por exemplo, Jesus fala aos seus apóstolos, dizendo: “Aqueles cujos pecados perdoardes, eles serão perdoados, e aqueles cujos pecados reterdes, eles serão retidos”. E na epístola de Tiago, os cristãos são instados a confessar seus pecados uns aos outros.
As igrejas nos primeiros séculos encorajavam a confissão pública de pecados mais sérios, como fornicação ou idolatria. Os líderes da igreja, chamados bispos, absolviam os pecadores e os recebiam de volta à comunidade.
Do terceiro século em diante, o processo de perdão de pecados tornou-se mais ritualizado. A maioria das confissões de pecados permaneceu privada — uma a uma com um padre ou bispo. Os pecadores expressariam sua tristeza fazendo penitência individualmente por meio de oração e jejum.
Entretanto, alguns cristãos culpados de certos delitos graves, como assassinato, idolatria, apostasia ou má conduta sexual, seriam tratados de forma muito diferente.
Esses pecadores fariam penitência pública como um grupo. Alguns eram obrigados a ficar de pé nos degraus da igreja e pedir orações. Outros podiam ser admitidos para adoração, mas eram obrigados a ficar de pé nos fundos ou ser dispensados antes que as escrituras fossem lidas.
Um confessionário é uma cabine onde padres católicos ouvem confissões de pecados dos paroquianos e lhes concedem absolvição, perdão, em nome de Deus. Confissão e arrependimento sempre acontecem na comunidade humana que é a igreja. Crentes confessam seus pecados a padres ou bispos.
História antiga
As escrituras do Novo Testamento enfatizam claramente um contexto humano e comunitário para admitir e arrepender-se dos pecados.
No Evangelho de João, por exemplo, Jesus fala aos seus apóstolos, dizendo: “Aqueles cujos pecados perdoardes, eles serão perdoados, e aqueles cujos pecados reterdes, eles serão retidos”. E na epístola de Tiago, os cristãos são instados a confessar seus pecados uns aos outros.
As igrejas nos primeiros séculos encorajavam a confissão pública de pecados mais sérios, como fornicação ou idolatria. Os líderes da igreja, chamados bispos, absolviam os pecadores e os recebiam de volta à comunidade.
Do terceiro século em diante, o processo de perdão de pecados tornou-se mais ritualizado. A maioria das confissões de pecados permaneceu privada — uma a uma com um padre ou bispo. Os pecadores expressariam sua tristeza fazendo penitência individualmente por meio de oração e jejum.
Entretanto, alguns cristãos culpados de certos delitos graves, como assassinato, idolatria, apostasia ou má conduta sexual, seriam tratados de forma muito diferente.
Esses pecadores fariam penitência pública como um grupo. Alguns eram obrigados a ficar de pé nos degraus da igreja e pedir orações. Outros podiam ser admitidos para adoração, mas eram obrigados a ficar de pé nos fundos ou ser dispensados antes que as escrituras fossem lidas.
Esperava-se que os penitentes jejuassem e orassem, às vezes por anos, antes de serem ritualmente reconciliados com a comunidade da igreja pelo bispo.
Desenvolvimentos medievais
Durante os primeiros séculos da Idade Média, a penitência pública caiu em desuso, e a ênfase foi cada vez mais colocada na confissão verbal de pecados a um padre individual. Após completar privadamente as orações penitenciais ou atos designados pelo confessor, o penitente retornaria para a absolvição.
O conceito de Purgatório também se tornou uma parte disseminada da espiritualidade cristã ocidental. Era entendido como um estágio da vida após a morte onde as almas de quem morreu antes da confissão com pecados menores, ou não completaram a penitência, seriam purificadas pelo sofrimento espiritual antes de serem admitidas no céu.
Amigos vivos ou familiares do falecido eram encorajados a oferecer orações e realizar atos penitenciais privados, como dar esmolas — presentes em dinheiro ou roupas — aos pobres, para reduzir o tempo que essas almas teriam que passar nesse estado provisório.
Outros desenvolvimentos ocorreram no final da Idade Média. Com base no trabalho do teólogo Peter Lombard, a penitência foi declarada um sacramento, um dos principais ritos da Igreja Católica.
Desenvolvimentos medievais
Durante os primeiros séculos da Idade Média, a penitência pública caiu em desuso, e a ênfase foi cada vez mais colocada na confissão verbal de pecados a um padre individual. Após completar privadamente as orações penitenciais ou atos designados pelo confessor, o penitente retornaria para a absolvição.
O conceito de Purgatório também se tornou uma parte disseminada da espiritualidade cristã ocidental. Era entendido como um estágio da vida após a morte onde as almas de quem morreu antes da confissão com pecados menores, ou não completaram a penitência, seriam purificadas pelo sofrimento espiritual antes de serem admitidas no céu.
Amigos vivos ou familiares do falecido eram encorajados a oferecer orações e realizar atos penitenciais privados, como dar esmolas — presentes em dinheiro ou roupas — aos pobres, para reduzir o tempo que essas almas teriam que passar nesse estado provisório.
Outros desenvolvimentos ocorreram no final da Idade Média. Com base no trabalho do teólogo Peter Lombard, a penitência foi declarada um sacramento, um dos principais ritos da Igreja Católica.
Em 1215, um novo documento da igreja determinou que todo católico se confessasse e recebesse a Sagrada Comunhão pelo menos uma vez por ano.
Os padres que revelassem a identidade de qualquer penitente enfrentavam penalidades severas. Guias para padres, geralmente chamados de Handbooks for Confessors , listavam vários tipos de pecados e sugeriam penitências apropriadas para cada um.
Os primeiros confessionários
Até o século XVI, aqueles que desejavam confessar seus pecados tinham que marcar locais de encontro com o clero, às vezes na igreja local quando ela estava vazia.
Mas o Concílio Católico de Trento mudou isso. A 14ª sessão em 1551 abordou a penitência e a confissão, enfatizando a importância da confissão privada a padres ordenados a perdoar em nome de Cristo.
Logo depois, Charles Borromeo, o cardeal arcebispo de Milão, instalou os primeiros confessionários ao longo das paredes de sua catedral. Essas cabines foram projetadas com uma barreira física entre o padre e o penitente para preservar o anonimato e evitar outros abusos, como conduta sexual inapropriada.
Confessionários semelhantes apareceram em igrejas católicas ao longo dos séculos seguintes: o elemento principal era uma tela ou véu entre o padre confessor e o leigo, ajoelhado ao seu lado. Mais tarde, cortinas ou portas foram adicionadas para aumentar a privacidade e garantir a confidencialidade.
Os padres que revelassem a identidade de qualquer penitente enfrentavam penalidades severas. Guias para padres, geralmente chamados de Handbooks for Confessors , listavam vários tipos de pecados e sugeriam penitências apropriadas para cada um.
Os primeiros confessionários
Até o século XVI, aqueles que desejavam confessar seus pecados tinham que marcar locais de encontro com o clero, às vezes na igreja local quando ela estava vazia.
Mas o Concílio Católico de Trento mudou isso. A 14ª sessão em 1551 abordou a penitência e a confissão, enfatizando a importância da confissão privada a padres ordenados a perdoar em nome de Cristo.
Logo depois, Charles Borromeo, o cardeal arcebispo de Milão, instalou os primeiros confessionários ao longo das paredes de sua catedral. Essas cabines foram projetadas com uma barreira física entre o padre e o penitente para preservar o anonimato e evitar outros abusos, como conduta sexual inapropriada.
Confessionários semelhantes apareceram em igrejas católicas ao longo dos séculos seguintes: o elemento principal era uma tela ou véu entre o padre confessor e o leigo, ajoelhado ao seu lado. Mais tarde, cortinas ou portas foram adicionadas para aumentar a privacidade e garantir a confidencialidade.
Ritos de penitência na contemporaneidade
Em 1962, o Papa João XXIII abriu o Concílio Vaticano II. Seu primeiro documento, emitido em dezembro de 1963, estabeleceu novas normas para promover e reformar a liturgia católica.
Desde 1975, os católicos têm três formas do rito de penitência ereconciliação.. A primeira forma estrutura a confissão privada, enquanto a segunda e a terceira formas se aplicam a grupos de pessoas em ritos litúrgicos especiais.
Em 1962, o Papa João XXIII abriu o Concílio Vaticano II. Seu primeiro documento, emitido em dezembro de 1963, estabeleceu novas normas para promover e reformar a liturgia católica.
Desde 1975, os católicos têm três formas do rito de penitência ereconciliação.. A primeira forma estrutura a confissão privada, enquanto a segunda e a terceira formas se aplicam a grupos de pessoas em ritos litúrgicos especiais.
A segunda forma, frequentemente usada em momentos definidos durante o ano, oferece aos participantes a oportunidade de ir à confissão privadamente com um dos muitos padres presentes.
A terceira forma pode ser usada em circunstâncias especiais, quando a morte ameaça sem tempo para confissão individual, como um desastre natural ou pandemia. Os reunidos recebem absolvição geral, e os sobreviventes confessam privadamente depois.
Além disso, essas reformas levaram ao desenvolvimento de um segundo local para confissão: em vez de ficarem restritos ao confessionário, os católicos agora tinham a opção de confessar seus pecados cara a cara com o padre.
Para facilitar isso, algumas comunidades católicas adicionaram uma sala de reconciliação às suas igrejas. Ao entrar na sala, o penitente podia escolher o anonimato usando o ajoelhador em frente a uma tela tradicional ou andar ao redor da tela até uma cadeira colocada de frente para o padre.
Nas décadas seguintes, a experiência católica de penitência mudou. Os católicos iam à confissão com menos frequência ou pararam completamente. Muitos confessionários permaneceram vazios ou foram usados para armazenamento.
A terceira forma pode ser usada em circunstâncias especiais, quando a morte ameaça sem tempo para confissão individual, como um desastre natural ou pandemia. Os reunidos recebem absolvição geral, e os sobreviventes confessam privadamente depois.
Além disso, essas reformas levaram ao desenvolvimento de um segundo local para confissão: em vez de ficarem restritos ao confessionário, os católicos agora tinham a opção de confessar seus pecados cara a cara com o padre.
Para facilitar isso, algumas comunidades católicas adicionaram uma sala de reconciliação às suas igrejas. Ao entrar na sala, o penitente podia escolher o anonimato usando o ajoelhador em frente a uma tela tradicional ou andar ao redor da tela até uma cadeira colocada de frente para o padre.
Nas décadas seguintes, a experiência católica de penitência mudou. Os católicos iam à confissão com menos frequência ou pararam completamente. Muitos confessionários permaneceram vazios ou foram usados para armazenamento.
Muitas paróquias começaram a agendar confissões somente com hora marcada. Alguns padres podem insistir na confissão presencial, e alguns penitentes podem preferir apenas a forma anônima. A forma anônima tem prioridade, já que a confidencialidade do sacramento deve ser mantida.
Em 2002, o Papa João Paulo II abordou alguns desses problemas, insistindo que as paróquias fizessem todos os esforços para programar horários definidos para confissões.
Em 2002, o Papa João Paulo II abordou alguns desses problemas, insistindo que as paróquias fizessem todos os esforços para programar horários definidos para confissões.
O próprio Papa Francisco se preocupou em reviver o sacramento da penitência. De fato, ele demonstrou sua importância ao se apresentar para confissão, cara a cara, em um confessionário na Basílica de São Pedro.
Talvez, no futuro, um programa como o AI Jesus possa oferecer aos católicos e questionadores interessados de outras religiões informações, conselhos, referências e aconselhamento espiritual limitado 24 horas por dia. Mas, da perspectiva católica, uma IA, sem experiência de ter um corpo humano, emoções e esperança de transcendência, não pode absolver autenticamente os pecados humanos.
Talvez, no futuro, um programa como o AI Jesus possa oferecer aos católicos e questionadores interessados de outras religiões informações, conselhos, referências e aconselhamento espiritual limitado 24 horas por dia. Mas, da perspectiva católica, uma IA, sem experiência de ter um corpo humano, emoções e esperança de transcendência, não pode absolver autenticamente os pecados humanos.
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