Os templos das religiões cristãs estão perdendo fiéis, principalmente em países desenvolvidos europeus e mais recentemente nos Estados Unidos. Como os algorítimos estão se impondo em todas as atividades, a expectativa é saber se a salvação das igrejas está no Jesus Digital
Fabiano Acosta Rico
Procurando uma conexão profunda com a figura mais icônica da Bíblia? Chegou o “Texto com Jesus”, o chatbot desenvolvido por meio de inteligência artificial que pode te ajudar a conseguir isso. O slogan promocional deste aplicativo revela a nova face digital da religião. Uma fé movida por algoritmos, que agora alimentam sermões na Alemanha e geram confessores virtuais na Suíça.
Nas últimas décadas e anos estamos passando de um universo tecnológico analógico para um digital. No piscar da história nos encontramos imersos, como humanidade, na internet e na dinâmica das redes sociais.
Nossa forma de compreender a realidade, o ser humano e até mesmo Deus são redefinidos. Conforme o dogma cristão, Deus está em toda parte. Então não é também no ciberespaço, na realidade virtual ou no metaverso?
O novo Homo religioso , o pós-moderno, não busca mais a Deus apenas em templos, santuários e outros locais sagrados. A Internet, as redes sociais e até os videogames também doutrinam religiosamente.
Nossa missão é compartilhar conhecimento e enriquecer o debate.Quem somos nós?
Hierofantes da religião cibernética
Estamos no alvorecer de uma ciberreligião. Os hierofantes, os homens e mulheres sagrados, pelo menos os mais vanguardistas, têm feito um esforço para aproximar o divino e o sagrado das novas gerações de crentes através das novas tecnologias de informação.
Neste momento, cibercristianismo está em construção, ainda incipiente, mas já está no horizonte e em breve será uma realidade, estabelecida com o esforço de programadores e teólogos. Esse cibercristianismo terá como protagonista óbvio um Jesus digital ou virtual.
Algoritmicamente baseado em inteligência artificial (IA), já existem as primeiras emulações digitais de Jesus em diversos videogames, em chatbot e como holograma.
doutor em antropologia social, Universidade de Guadalajara, México
The Conversation
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistasProcurando uma conexão profunda com a figura mais icônica da Bíblia? Chegou o “Texto com Jesus”, o chatbot desenvolvido por meio de inteligência artificial que pode te ajudar a conseguir isso. O slogan promocional deste aplicativo revela a nova face digital da religião. Uma fé movida por algoritmos, que agora alimentam sermões na Alemanha e geram confessores virtuais na Suíça.
Nas últimas décadas e anos estamos passando de um universo tecnológico analógico para um digital. No piscar da história nos encontramos imersos, como humanidade, na internet e na dinâmica das redes sociais.
As sociedades mundiais foram colididas pelo advento revolucionário da inteligência artificial. E se isso não bastasse, estamos a um passo de mergulhar totalmente no metaverso.
Neuroplasticidade, identidade e Deus
A cada avanço tecnológico, a cultura é redefinida. Se, como diz o filósofo Ortega y Gasset , “eu sou eu mesmo e minha circunstância”, então a mudança no contexto sociocultural faz com que os indivíduos experimentem uma redefinição em todos os nossos aspectos, do mais superficial ao mais profundo.
Nossas habilidades cognitivas são reestruturadas. Agora aprendemos igualmente com o mundo analógico e com o mundo digital.
A cada avanço tecnológico, a cultura é redefinida. Se, como diz o filósofo Ortega y Gasset , “eu sou eu mesmo e minha circunstância”, então a mudança no contexto sociocultural faz com que os indivíduos experimentem uma redefinição em todos os nossos aspectos, do mais superficial ao mais profundo.
Nossas habilidades cognitivas são reestruturadas. Agora aprendemos igualmente com o mundo analógico e com o mundo digital.
Como Nicholas Carr explica no seu livro Superficials, o que a Internet está fazendo as nossas mentes?
O uso de qualquer tecnologia requer um tipo de atividade mental que provoca alterações biológicas nas conexões neurais do nosso cérebro. Isso é conhecido como neuroplasticidade.
Nossa forma de compreender a realidade, o ser humano e até mesmo Deus são redefinidos. Conforme o dogma cristão, Deus está em toda parte. Então não é também no ciberespaço, na realidade virtual ou no metaverso?
O novo Homo religioso , o pós-moderno, não busca mais a Deus apenas em templos, santuários e outros locais sagrados. A Internet, as redes sociais e até os videogames também doutrinam religiosamente.
Nossa missão é compartilhar conhecimento e enriquecer o debate.Quem somos nós?
Hierofantes da religião cibernética
Estamos no alvorecer de uma ciberreligião. Os hierofantes, os homens e mulheres sagrados, pelo menos os mais vanguardistas, têm feito um esforço para aproximar o divino e o sagrado das novas gerações de crentes através das novas tecnologias de informação.
Neste momento, cibercristianismo está em construção, ainda incipiente, mas já está no horizonte e em breve será uma realidade, estabelecida com o esforço de programadores e teólogos. Esse cibercristianismo terá como protagonista óbvio um Jesus digital ou virtual.
Algoritmicamente baseado em inteligência artificial (IA), já existem as primeiras emulações digitais de Jesus em diversos videogames, em chatbot e como holograma.
Para conversar com La Sagrada Família
Em relação aos chats, o Text with Jesus nos permite conversar com uma IA que finge ser Jesus. Mas não só com ele. Seu repertório é extenso. O usuário pode escolher uma grande variedade de personagens bíblicos, como a Sagrada Família, os profetas e os discípulos de Jesus. A maioria dos emuladores digitais está incluída na versão gratuita. Pagando uma assinatura de três dólares por mês, você tem acesso a personagens como Adão e Eva e pode até conversar com o próprio Satanás.
O criador deste aplicativo, Stéphane Peter, esclarece que o “Texto com Jesus” utiliza informações extraídas da Bíblia no delineamento algorítmico dos personagens com a intenção de que suas conversas sejam o mais próximas possível de seu perfil doutrinário.
Embora o aplicativo permita ao usuário escolher sua fé tradicional preferida e esteja disponível em oito idiomas, os desenvolvedores são cristãos que falam inglês. No entanto, o “Texto com Jesus” pretende atrair, para além da igreja a que pertencem, jovens nativos digitais, por serem os mais familiarizados com tecnologias como a IA.
Em relação aos chats, o Text with Jesus nos permite conversar com uma IA que finge ser Jesus. Mas não só com ele. Seu repertório é extenso. O usuário pode escolher uma grande variedade de personagens bíblicos, como a Sagrada Família, os profetas e os discípulos de Jesus. A maioria dos emuladores digitais está incluída na versão gratuita. Pagando uma assinatura de três dólares por mês, você tem acesso a personagens como Adão e Eva e pode até conversar com o próprio Satanás.
O criador deste aplicativo, Stéphane Peter, esclarece que o “Texto com Jesus” utiliza informações extraídas da Bíblia no delineamento algorítmico dos personagens com a intenção de que suas conversas sejam o mais próximas possível de seu perfil doutrinário.
Versão para iPad do aplicativo 'Texto com Jesus' |
Embora o aplicativo permita ao usuário escolher sua fé tradicional preferida e esteja disponível em oito idiomas, os desenvolvedores são cristãos que falam inglês. No entanto, o “Texto com Jesus” pretende atrair, para além da igreja a que pertencem, jovens nativos digitais, por serem os mais familiarizados com tecnologias como a IA.
Videogames e filmes sangrentos
Em 2014, os produtores do filme sangrento “Era uma vez em Jerusalém”, os espanhóis David Muñoz e Adrián Cardona, buscando fundos para financiar seu filme, comercializaram um videogame chamado Fist of Jesus: The bloody gospel of Judas, exclusivo da Steam, plataforma.
O jogo é relativamente simples, com uma estética de pixel muito básica. Não oferece uma história ou dinâmica intrincada. O personagem de Jesus tem a particularidade de lançar peixes shuriken, lutar com paus e arrancar, com certo sadismo, os corações dos soldados zumbis romanos.
Outro exemplo de videogame, radicalmente diferente pelo seu valor educativo e doutrinário, é Eu sou Jesus Cristo, que recria a história de Jesus a partir de seus acontecimentos mais memoráveis e milagres emblemáticos, culminando com sua ressurreição. O videogame foi lançado em 1º de dezembro de 2023 para PC através do Steam.
Em 2014, os produtores do filme sangrento “Era uma vez em Jerusalém”, os espanhóis David Muñoz e Adrián Cardona, buscando fundos para financiar seu filme, comercializaram um videogame chamado Fist of Jesus: The bloody gospel of Judas, exclusivo da Steam, plataforma.
O jogo é relativamente simples, com uma estética de pixel muito básica. Não oferece uma história ou dinâmica intrincada. O personagem de Jesus tem a particularidade de lançar peixes shuriken, lutar com paus e arrancar, com certo sadismo, os corações dos soldados zumbis romanos.
Outro exemplo de videogame, radicalmente diferente pelo seu valor educativo e doutrinário, é Eu sou Jesus Cristo, que recria a história de Jesus a partir de seus acontecimentos mais memoráveis e milagres emblemáticos, culminando com sua ressurreição. O videogame foi lançado em 1º de dezembro de 2023 para PC através do Steam.
Estamos longe do surgimento de uma ciberreligião e de um cibercristianismo? Imaginemos um serviço religioso ou mesmo uma liturgia católica presidida por um pastor ou padre virtual ou pelo seu avatar digital. Já na Alemanha, em 2024, houve uma bienal de igrejas evangélicas em que os sermões eram proferidos por uma IA .
Esse futuro pode estar mais próximo do que pensamos. E os católicos estão dando passos substanciais nesta direção. Veja o caso do holograma de Jesus controlado por IA, instalado em um confessionário na Capela de São Pedro em Lucerna, na Suíça.
Esta instalação foi realizada pelo Laboratório de Pesquisa em Realidades Imersivas da Universidade HSLU de Lucerna, com o apoio doutrinário do teólogo Marco Schmid. O seu objetivo era analisar os riscos, mas também as oportunidades, que poderiam surgir com o uso da IA em atos pastorais.
O holograma funciona em um confessionário que proporciona aos usuários um ambiente de privacidade e reclusão. Graças à sua tecnologia, esta simulação virtual de Jesus pode comunicar-se em 100 idiomas, permitindo que tanto os participantes locais como os turistas interajam com ele. Nos seus serviços apenas dá conselhos e consolações sem penitência nem valor sacramental.
Muitos cristãos, de todas as igrejas, aguardam a segunda vinda de Jesus. Da forma como as coisas estão acontecendo, esta parúsia poderia ocorrer no contexto do cibercristianismo.
Esse futuro pode estar mais próximo do que pensamos. E os católicos estão dando passos substanciais nesta direção. Veja o caso do holograma de Jesus controlado por IA, instalado em um confessionário na Capela de São Pedro em Lucerna, na Suíça.
Esta instalação foi realizada pelo Laboratório de Pesquisa em Realidades Imersivas da Universidade HSLU de Lucerna, com o apoio doutrinário do teólogo Marco Schmid. O seu objetivo era analisar os riscos, mas também as oportunidades, que poderiam surgir com o uso da IA em atos pastorais.
O holograma funciona em um confessionário que proporciona aos usuários um ambiente de privacidade e reclusão. Graças à sua tecnologia, esta simulação virtual de Jesus pode comunicar-se em 100 idiomas, permitindo que tanto os participantes locais como os turistas interajam com ele. Nos seus serviços apenas dá conselhos e consolações sem penitência nem valor sacramental.
Muitos cristãos, de todas as igrejas, aguardam a segunda vinda de Jesus. Da forma como as coisas estão acontecendo, esta parúsia poderia ocorrer no contexto do cibercristianismo.
O advento pode assumir a forma de um Jesus de realidade virtual ou aumentada, que já está experimentando seus primeiros vislumbres de manifestação em videogames, por meio de um chatbot e de hologramas.
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