Pular para o conteúdo principal

O cibercristianismo está chegando. Ele conseguirá salvar as igrejas?

Os templos das religiões cristãs estão perdendo fiéis, principalmente em países desenvolvidos europeus e mais recentemente nos Estados Unidos.  Como os algorítimos estão se impondo em todas as atividades, a expectativa é saber se a salvação das igrejas está no Jesus Digital 


Fabiano Acosta Rico
doutor em antropologia social, Universidade de Guadalajara, México 

The Conversation
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas

Procurando uma conexão profunda com a figura mais icônica da Bíblia? Chegou o “Texto com Jesus”, o chatbot desenvolvido por meio de inteligência artificial que pode te ajudar a conseguir isso. O slogan promocional deste aplicativo revela a nova face digital da religião. Uma fé movida por algoritmos, que agora alimentam sermões na Alemanha e geram confessores virtuais na Suíça.

Nas últimas décadas e anos estamos passando de um universo tecnológico analógico para um digital. No piscar da história nos encontramos imersos, como humanidade, na internet e na dinâmica das redes sociais. 

As sociedades mundiais foram colididas pelo advento revolucionário da inteligência artificial. E se isso não bastasse, estamos a um passo de mergulhar totalmente no metaverso.

Neuroplasticidade, identidade e Deus

A cada avanço tecnológico, a cultura é redefinida. Se, como diz o filósofo Ortega y Gasset , “eu sou eu mesmo e minha circunstância”, então a mudança no contexto sociocultural faz com que os indivíduos experimentem uma redefinição em todos os nossos aspectos, do mais superficial ao mais profundo.

Nossas habilidades cognitivas são reestruturadas. Agora aprendemos igualmente com o mundo analógico e com o mundo digital. 

Como Nicholas Carr explica no seu livro Superficials, o que a Internet está fazendo as nossas mentes? 

O uso de qualquer tecnologia requer um tipo de atividade mental que provoca alterações biológicas nas conexões neurais do nosso cérebro. Isso é conhecido como neuroplasticidade.

Nossa forma de compreender a realidade, o ser humano e até mesmo Deus são redefinidos. Conforme o dogma cristão, Deus está em toda parte. Então não é também no ciberespaço, na realidade virtual ou no metaverso?

O novo Homo religioso , o pós-moderno, não busca mais a Deus apenas em templos, santuários e outros locais sagrados. A Internet, as redes sociais e até os videogames também doutrinam religiosamente.

Nossa missão é compartilhar conhecimento e enriquecer o debate.Quem somos nós?
Hierofantes da religião cibernética

Estamos no alvorecer de uma ciberreligião. Os hierofantes, os homens e mulheres sagrados, pelo menos os mais vanguardistas, têm feito um esforço para aproximar o divino e o sagrado das novas gerações de crentes através das novas tecnologias de informação.

Neste momento, cibercristianismo está em construção, ainda incipiente, mas já está no horizonte e em breve será uma realidade, estabelecida com o esforço de programadores e teólogos. Esse cibercristianismo terá como protagonista óbvio um Jesus digital ou virtual.

Algoritmicamente baseado em inteligência artificial (IA), já existem as primeiras emulações digitais de Jesus em diversos videogames, em chatbot e como holograma.

Para conversar com La Sagrada Família

Em relação aos chats, o Text with Jesus nos permite conversar com uma IA que finge ser Jesus. Mas não só com ele. Seu repertório é extenso. O usuário pode escolher uma grande variedade de personagens bíblicos, como a Sagrada Família, os profetas e os discípulos de Jesus. A maioria dos emuladores digitais está incluída na versão gratuita. Pagando uma assinatura de três dólares por mês, você tem acesso a personagens como Adão e Eva e pode até conversar com o próprio Satanás.

O criador deste aplicativo, Stéphane Peter, esclarece que o “Texto com Jesus” utiliza informações extraídas da Bíblia no delineamento algorítmico dos personagens com a intenção de que suas conversas sejam o mais próximas possível de seu perfil doutrinário.


Versão para iPad
do aplicativo
'Texto com Jesus'


Embora o aplicativo permita ao usuário escolher sua fé tradicional preferida e esteja disponível em oito idiomas, os desenvolvedores são cristãos que falam inglês. No entanto, o “Texto com Jesus” pretende atrair, para além da igreja a que pertencem, jovens nativos digitais, por serem os mais familiarizados com tecnologias como a IA.

Videogames e filmes sangrentos

Em 2014, os produtores do filme sangrento “Era uma vez em Jerusalém”, os espanhóis David Muñoz e Adrián Cardona, buscando fundos para financiar seu filme, comercializaram um videogame chamado Fist of Jesus: The bloody gospel of Judas, exclusivo da Steam, plataforma.

O jogo é relativamente simples, com uma estética de pixel muito básica. Não oferece uma história ou dinâmica intrincada. O personagem de Jesus tem a particularidade de lançar peixes shuriken, lutar com paus e arrancar, com certo sadismo, os corações dos soldados zumbis romanos.

Outro exemplo de videogame, radicalmente diferente pelo seu valor educativo e doutrinário, é Eu sou Jesus Cristo, que recria a história de Jesus a partir de seus acontecimentos mais memoráveis ​​e milagres emblemáticos, culminando com sua ressurreição. O videogame foi lançado em 1º de dezembro de 2023 para PC através do Steam.

Estamos longe do surgimento de uma ciberreligião e de um cibercristianismo? Imaginemos um serviço religioso ou mesmo uma liturgia católica presidida por um pastor ou padre virtual ou pelo seu avatar digital. Já na Alemanha, em 2024, houve uma bienal de igrejas evangélicas em que os sermões eram proferidos por uma IA .

Esse futuro pode estar mais próximo do que pensamos. E os católicos estão dando passos substanciais nesta direção. Veja o caso do holograma de Jesus controlado por IA, instalado em um confessionário na Capela de São Pedro em Lucerna, na Suíça.

Esta instalação foi realizada pelo Laboratório de Pesquisa em Realidades Imersivas da Universidade HSLU de Lucerna, com o apoio doutrinário do teólogo Marco Schmid. O seu objetivo era analisar os riscos, mas também as oportunidades, que poderiam surgir com o uso da IA ​​em atos pastorais.

O holograma funciona em um confessionário que proporciona aos usuários um ambiente de privacidade e reclusão. Graças à sua tecnologia, esta simulação virtual de Jesus pode comunicar-se em 100 idiomas, permitindo que tanto os participantes locais como os turistas interajam com ele. Nos seus serviços apenas dá conselhos e consolações sem penitência nem valor sacramental.

Muitos cristãos, de todas as igrejas, aguardam a segunda vinda de Jesus. Da forma como as coisas estão acontecendo, esta parúsia poderia ocorrer no contexto do cibercristianismo. 

O advento pode assumir a forma de um Jesus de realidade virtual ou aumentada, que já está experimentando seus primeiros vislumbres de manifestação em videogames, por meio de um chatbot e de hologramas.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...