Após subir por décadas, a porcentagem de americanos sem religião se estabilizou. Nos últimos anos, a parcela de adultos que se identificam como ateus, agnósticos ou “nada em particular” ficou em cerca de 29%, de acordo com um grande estudo que o Pew Research Center divulgou em 26 de fevereiro de 2025
É importante observar que essa situação dificilmente significa que os “nones”, ou seu impacto na vida americana, estão indo embora. Na verdade, seu tamanho absoluto torna provável que eles aumentem em proeminência política.
Presumivelmente não será nenhuma surpresa que muitos eleitores seculares se inclinem para a esquerda política. Pode, no entanto, ser surpreendente saber que um número bastante grande de eleitores não religiosos apoiou o presidente Donald Trump nas eleições de 2020 e 2024.
Se o parágrafo acima é um quebra-cabeça é porque “não religioso” e “secular” são frequentemente tratados como duas maneiras de dizer a mesma coisa. Mas como cientistas políticos que estudam religião — e a falta dela — descobrimos haver uma diferença fundamental entre os dois.
David Campbell
professor de democracia americana, Universidade de Notre Dame, Estados Unidos
Geoffrey C. Leigo
professor de ciência política, Universidade de Notre Dame
professor de ciência política, Universidade de Notre Dame
The Conversationl
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas
Presumivelmente não será nenhuma surpresa que muitos eleitores seculares se inclinem para a esquerda política. Pode, no entanto, ser surpreendente saber que um número bastante grande de eleitores não religiosos apoiou o presidente Donald Trump nas eleições de 2020 e 2024.
Se o parágrafo acima é um quebra-cabeça é porque “não religioso” e “secular” são frequentemente tratados como duas maneiras de dizer a mesma coisa. Mas como cientistas políticos que estudam religião — e a falta dela — descobrimos haver uma diferença fundamental entre os dois.
Enquanto a sabedoria convencional sustenta que os eleitores religiosos são republicanos e os eleitores não religiosos são democratas, a realidade é mais complicada.
Não religioso vs. secular
Então, qual é a diferença entre pessoas não religiosas e aquelas seculares?
Os não religiosos tendem a se definir pelo que não são: por exemplo, não pertencer a uma religião, não frequentar cultos, não acreditar em Deus. Em nossas pesquisas, muitas pessoas sem afiliação religiosa não citam nenhuma visão de mundo ou filosofia em particular quando perguntadas sobre o que orienta sua vida.
Pessoas seculares, por outro lado, se definem pelo que são: alguém que abraçou uma visão de mundo humanística e até científica. Ou seja, quando questionados sobre onde encontram a verdade, eles se voltam para fontes como ciência e filosofia em vez de escrituras e ensinamentos religiosos. Frequentemente, eles se identificam como ateus, agnósticos ou humanistas.
Há pessoas seculares, no entanto, que também abraçam alguns aspectos da fé. Religiosidade e secularidade não estão em uma relação de soma zero: mais de uma não significa necessariamente menos da outra.
Então, qual é a diferença entre pessoas não religiosas e aquelas seculares?
Os não religiosos tendem a se definir pelo que não são: por exemplo, não pertencer a uma religião, não frequentar cultos, não acreditar em Deus. Em nossas pesquisas, muitas pessoas sem afiliação religiosa não citam nenhuma visão de mundo ou filosofia em particular quando perguntadas sobre o que orienta sua vida.
Pessoas seculares, por outro lado, se definem pelo que são: alguém que abraçou uma visão de mundo humanística e até científica. Ou seja, quando questionados sobre onde encontram a verdade, eles se voltam para fontes como ciência e filosofia em vez de escrituras e ensinamentos religiosos. Frequentemente, eles se identificam como ateus, agnósticos ou humanistas.
Há pessoas seculares, no entanto, que também abraçam alguns aspectos da fé. Religiosidade e secularidade não estão em uma relação de soma zero: mais de uma não significa necessariamente menos da outra.
Em nossa pesquisa, encontramos muitos casos de pessoas que pertencem a uma congregação religiosa, mas têm uma visão de mundo secular: isso descreve muitos judeus, protestantes tradicionais e até mesmo católicos, por exemplo.
4 grupos
Para ter uma noção melhor das opiniões dos americanos, por mais de uma década trabalhamos no desenvolvimento de perguntas para identificar pessoas com uma perspectiva secular, ao mesmo tempo em que perguntamos sobre o compromisso religioso, como a frequência com que alguém comparece aos cultos. Nossas descobertas culminaram no livro de 2021 “Secular Surge: A New Fault Line in American Politics”.
Com base nos resultados, podemos dividir a população dos EUA em quatro grupos: religiosos, não religiosos, secularistas e secularistas religiosos.
A categoria Religionists inclui pessoas de todas as religiões. Com 41%, esse é o maior grupo nos Estados Unidos, mas eles não formam a maioria.
Os secularistas compõem 27% da população — maior do que a porcentagem de qualquer tradição religiosa única. Os cristãos evangélicos, por exemplo, são 23% da população dos EUA, de acordo com a Pewe os católicos são 19%.
Outros 14% dos americanos são o que chamamos de Secularistas Religiosos: pessoas que se identificam e participam de uma comunidade religiosa, mas têm uma visão de mundo secular. Eles podem frequentar cultos, mas consideram sua religião mais como uma expressão de sua cultura do que uma fonte de ensinamentos para informar sua tomada de decisão diária. Alguns Secularistas Religiosos podem se descrever como agnósticos ou até mesmo ateus.
Finalmente, 18% dos americanos são não religiosos: essas são pessoas que descrevemos acima como não tendo nenhuma religião em suas vidas, mas também não têm uma visão de mundo secular. Elas são definidas pelo que não são, não pelo que são.
Para ter uma noção melhor das opiniões dos americanos, por mais de uma década trabalhamos no desenvolvimento de perguntas para identificar pessoas com uma perspectiva secular, ao mesmo tempo em que perguntamos sobre o compromisso religioso, como a frequência com que alguém comparece aos cultos. Nossas descobertas culminaram no livro de 2021 “Secular Surge: A New Fault Line in American Politics”.
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Por enquanto, os eleitores seculares pendem para a esquerda, mas os eleitores não religiosos estão em disputa. |
Com base nos resultados, podemos dividir a população dos EUA em quatro grupos: religiosos, não religiosos, secularistas e secularistas religiosos.
A categoria Religionists inclui pessoas de todas as religiões. Com 41%, esse é o maior grupo nos Estados Unidos, mas eles não formam a maioria.
Os secularistas compõem 27% da população — maior do que a porcentagem de qualquer tradição religiosa única. Os cristãos evangélicos, por exemplo, são 23% da população dos EUA, de acordo com a Pewe os católicos são 19%.
Outros 14% dos americanos são o que chamamos de Secularistas Religiosos: pessoas que se identificam e participam de uma comunidade religiosa, mas têm uma visão de mundo secular. Eles podem frequentar cultos, mas consideram sua religião mais como uma expressão de sua cultura do que uma fonte de ensinamentos para informar sua tomada de decisão diária. Alguns Secularistas Religiosos podem se descrever como agnósticos ou até mesmo ateus.
Finalmente, 18% dos americanos são não religiosos: essas são pessoas que descrevemos acima como não tendo nenhuma religião em suas vidas, mas também não têm uma visão de mundo secular. Elas são definidas pelo que não são, não pelo que são.
Ideologia política
Esses quatro grupos variam em termos de engajamento político e, em caso afirmativo, quem eles apoiam.
Em nosso livro sobre a “onda secular” dos Estados Unidos, usamos dados de uma pesquisa nacional em 2017. Em 2021, conduzimos uma segunda onda dessa pesquisa.
De acordo com dados da pesquisa que analisamos para este artigo, religiosos e secularistas têm quase a mesma probabilidade de se envolver em política: aproximadamente 30% de ambos os grupos relataram ter feito algo político nos últimos 12 meses, como comparecer a um comício, ser voluntário de um candidato ou doar dinheiro. Não religiosos tinham muito menos probabilidade: apenas 17%.
Na verdade, não importa a forma de engajamento cívico — votação, voluntariado — os não religiosos foram consistentemente os menos propensos a se envolver. Somente 30% dos não religiosos relatam pertencer a qualquer tipo de clube ou organização, enquanto para o resto da população, está mais perto de 50%.
Na mesma pesquisa de 2021, pedimos às pessoas que classificassem vários políticos em uma escala de 0 a 100, com um número mais alto significando uma visão mais positiva.
Em média, os religiosos deram a Trump 61 pontos, a nota mais alta dos quatro grupos; os secularistas deram a ele a nota mais baixa, 14. Os não religiosos deram a Trump 47 pontos.
Seria errado, no entanto, chamar os não religiosos de um grupo ideologicamente conservador.
Considere suas avaliações de Bernie Sanders, que faz aliança com o Partido Democrata, mas se descreve como um socialista democrata. Para três dos grupos, o apoio a Sanders foi o espelho oposto de seus sentimentos em relação a Trump, um republicano.
Esses quatro grupos variam em termos de engajamento político e, em caso afirmativo, quem eles apoiam.
Em nosso livro sobre a “onda secular” dos Estados Unidos, usamos dados de uma pesquisa nacional em 2017. Em 2021, conduzimos uma segunda onda dessa pesquisa.
De acordo com dados da pesquisa que analisamos para este artigo, religiosos e secularistas têm quase a mesma probabilidade de se envolver em política: aproximadamente 30% de ambos os grupos relataram ter feito algo político nos últimos 12 meses, como comparecer a um comício, ser voluntário de um candidato ou doar dinheiro. Não religiosos tinham muito menos probabilidade: apenas 17%.
Na verdade, não importa a forma de engajamento cívico — votação, voluntariado — os não religiosos foram consistentemente os menos propensos a se envolver. Somente 30% dos não religiosos relatam pertencer a qualquer tipo de clube ou organização, enquanto para o resto da população, está mais perto de 50%.
Na mesma pesquisa de 2021, pedimos às pessoas que classificassem vários políticos em uma escala de 0 a 100, com um número mais alto significando uma visão mais positiva.
Em média, os religiosos deram a Trump 61 pontos, a nota mais alta dos quatro grupos; os secularistas deram a ele a nota mais baixa, 14. Os não religiosos deram a Trump 47 pontos.
Seria errado, no entanto, chamar os não religiosos de um grupo ideologicamente conservador.
Considere suas avaliações de Bernie Sanders, que faz aliança com o Partido Democrata, mas se descreve como um socialista democrata. Para três dos grupos, o apoio a Sanders foi o espelho oposto de seus sentimentos em relação a Trump, um republicano.
Os secularistas, por exemplo, deram ao senador de Vermont uma pontuação relativamente alta de 66, em média. Os sentimentos dos religiosos em relação a ele são muito mais frios, com 32 pontos.
Em contraste, os não religiosos deram uma classificação quase idêntica a Trump e Sanders. Dado que os dois homens estão em polos ideológicos opostos, como os não religiosos poderiam classificá-los da mesma forma? Suspeitamos que seja porque ambas as figuras desafiam o status quo.
Em 2024, a campanha de Trump trabalhou para mobilizar “eleitores de baixa propensão”: jargão político para pessoas com baixos níveis de engajamento cívico frequentemente encontrados entre os não religiosos. Eles não são apenas politicamente desengajados, mas também são os mais propensos a combinar o fato de serem jovens, homens, brancos e sem diploma universitário.
Em contraste, os não religiosos deram uma classificação quase idêntica a Trump e Sanders. Dado que os dois homens estão em polos ideológicos opostos, como os não religiosos poderiam classificá-los da mesma forma? Suspeitamos que seja porque ambas as figuras desafiam o status quo.
Em 2024, a campanha de Trump trabalhou para mobilizar “eleitores de baixa propensão”: jargão político para pessoas com baixos níveis de engajamento cívico frequentemente encontrados entre os não religiosos. Eles não são apenas politicamente desengajados, mas também são os mais propensos a combinar o fato de serem jovens, homens, brancos e sem diploma universitário.
Uma “esquerda secular”?
Os secularistas também são desproporcionalmente jovens e brancos. Mas, de outras maneiras, eles são muito diferentes dos não religiosos. Os secularistas geralmente têm diploma universitário e são equilibrados entre mulheres e homens. Normalmente, eles também são liberais e altamente engajados na política.
Então, como eles moldarão a política americana? A resposta pode depender de se os secularistas se unem em um movimento — uma esquerda secular para fazer paralelo com a direita religiosa.
Hoje, os conservadores altamente religiosos são um grupo vocal dentro da política americana, o núcleo do Partido Republicano. Uma geração atrás, no entanto, eles eram um grupo díspar de pessoas de diferentes denominações cristãs, de batistas a pentecostais. Muitos dos grupos religiosos que agora marcham em causa comum já tiveram divergências agudas.
Resta saber se os eleitores seculares se organizarão de forma semelhante. De qualquer forma, é seguro dizer que a composição religiosa da América mudou significativamente.
Não presuma, no entanto, que um afastamento da religião significa necessariamente uma guinada brusca em direção à esquerda política. Gostaríamos de alertar que a história é mais complicada.
Os secularistas também são desproporcionalmente jovens e brancos. Mas, de outras maneiras, eles são muito diferentes dos não religiosos. Os secularistas geralmente têm diploma universitário e são equilibrados entre mulheres e homens. Normalmente, eles também são liberais e altamente engajados na política.
Então, como eles moldarão a política americana? A resposta pode depender de se os secularistas se unem em um movimento — uma esquerda secular para fazer paralelo com a direita religiosa.
Hoje, os conservadores altamente religiosos são um grupo vocal dentro da política americana, o núcleo do Partido Republicano. Uma geração atrás, no entanto, eles eram um grupo díspar de pessoas de diferentes denominações cristãs, de batistas a pentecostais. Muitos dos grupos religiosos que agora marcham em causa comum já tiveram divergências agudas.
Resta saber se os eleitores seculares se organizarão de forma semelhante. De qualquer forma, é seguro dizer que a composição religiosa da América mudou significativamente.
Não presuma, no entanto, que um afastamento da religião significa necessariamente uma guinada brusca em direção à esquerda política. Gostaríamos de alertar que a história é mais complicada.
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